Estudar no Canadá

Universidade da Colúmbia Britânica oferece bolsas para graduação no Canadá

A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC na sigla em inglês), uma das melhores universidades do mundo, oferece todos os anos diferentes modalidades de bolsas para estudantes estrangeiros. Os dois principais programas da instituição concedem bolsas para graduação no Canadá e são “merit-based award”, ou seja, levam em consideração principalmente o desempenho escolar do candidato.

+ bolsas no Canadá

 

Para concorrer, basta aplicar em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro. A instituição possui um campus em Vancouver, cidade mais populosa da província de Colúmbia Britânica, e outro em Kelowna, na região de Okanagan.

>>> Como estudar e trabalhar no Canadá

 

As bolsas para graduação no Canadá da UBC:

O International Major Entrance Scholarship (IMES) ofere bolsas de estudo que podem ser renovadas durante os quatro anos da graduação e que pagam um total de até 40 mil dólares canadenses (até 10 mil dólares canadenses por ano). Os pré-requisitos para se candidatar ao IMES são ingressar em um curso da universidade diretamente do ensino superior, possuir um visto de estudante (e não de outro tipo) para estar no Canadá, ter um bom histórico escolar e participar de atividades extracurriculares e da comunidade.

>>> Elap: bolsa para fazer um semestre no Canadá

Já o Outstanding Internacional Student Award (OIS) é um programa que dá bolsas de reconhecimento de mérito para quem está entrando na universidade. Se trata, portanto, de um “prêmio” concedido a estudantes considerados “excepcionais” quando estes estão ingressando na universidade. São levados em conta na seleção as notas e o perfil do candidato. O valor da bolsa varia entre 2,5 mil e 10 mil dólares canadenses. Entre os pré-requisitos do programa, estão os dois primeiros que já citamos para o IMES, além de um excelente histórico escolar e de um forte envolvimento em atividades extracurriculares.

Para se candidatar às bolsas para fazer graduação no Canadá, basta se inscrever como estudante internacional em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro de 2020. Além disso, quem aplica está automaticamente concorrendo tanto no IMES quanto no OIS, ou seja, não precisa escolher entre um ou outro na hora da inscrição. Dependendo do caso, existe até a possibilidade de o estudante ser beneficiado com as duas bolsas, recebendo o prêmio do OIS no primeiro ano e as parcelas do IMES ao longo dos quatro anos de curso.

>> Como fazer graduação em Portugal?

Os candidatos selecionados serão notificados por email entre fevereiro e meados de abril de 2020. Lembrando que o ano acadêmico canadense começa em setembro.

Como aplicar para a graduação na Universidade da Colúmbia Britânica

Se você quer se candidatar às bolsas para graduação no Canadá, precisa se inscrever no site da universidade – que é cheio de dicas e tutoriais (tem um blog inteirinho só para orientar quem está aplicando!), além de ser bem inteligente. Na página sobre os pré-requisitos para estudantes internacionais, ele reconhece o país de onde vem o acesso e já dá automaticamente as informações específicas para estudantes daquele lugar. No caso do Brasil, é necessário:

  • Certificado do Ensino Médio, que deve ser oficial ou emitido pela escola (não vale autenticado) e enviado em um envelope lacrado da instituição;
  •  Resultado de uma das seguintes provas: ENEM, Vestibular, SAT (é o teste de aptidão escolar dos EUA, utilizado no processo para ingressar em algumas universidades daquele país);
  •  Média final de aceitação (que varia de acordo com o programa escolhido), calculada com base no histórico do Ensino Médio e no resultado da prova final (ENEM, Vestibular ou SAT);
  •  Requisitos específicos dos curso: alguns cursos possuem requisitos específicos. Por exemplo, para ingressar na Engenharia, o estudante precisa de um determinado nível de matemática, já para Belas Artes pode ser necessário o envio de materiais ou teste. Alguns cursos não têm requisitos específicos.

>>> Tudo sobre graduação no Exterior

Como a bolsa de estudos?

Além disso, são pré-requisitos que valem para todos os estudantes internacionais fazer a Application online e preencher o Personal Profile, e demonstrar competência em língua inglesa. São aceitos diferentes tipos de comprovação, como os certificados CAE, TOEFL, IELTS e outros, mas existem também outros modos de comprovar que você sabe inglês, com experiências de estudo, por exemplo. Neste link tem tudo bem explicadinho. Na verdade, tem também um tipo de programa da universidade para quem não cumpre este requisito, ou seja, não saber bem inglês ou não poder comprovar, não é desculpa para não tentar ganhar uma bolsa para graduação no Canadá!

>> Veja outras bolsas para estudar no Canadá

“Bolsa por mérito”: vale a pena se candidatar?

Como entre os pré-requisitos para as bolsas se fala em “boas notas”, “excelente histórico escolar”, você deve estar se perguntando se tá com essa bola toda. Na verdade, é muito difícil saber se você não tentar! E isso vale para muitos outros programas.

>>> Como fazer graduação nos EUA

Neste caso específico, há alguns pontos a considerar. O número e o valor exato das bolsas não são divulgados, pois, segundo a universidade, depende dos fundos disponíveis a cada ano. No entanto, a instituição mesmo divulga que dedica uma verba de mais de 10 milhões de dólares canadenses por ano para programas de bolsas internacionais, ou seja, é muito dinheiro e, consequentemente, não devem ser poucas as bolsas. Além disso, não existe uma nota de corte nem para as bolsas nem para entrar na graduação, porque a Universidade da Colúmbia Britânica tem um número de vagas a serem preenchidas e faz uma classificação dos candidatos inscritos para preenchê-las. Ou seja, se você pensa em fazer a graduação com bolsa no Canadá, vale a pena tentar!

A Universidade da Colúmbia Britânica está entre as 40 melhores universidades do mundo em diferentes rankings que avaliam instituições de ensino superior. Além disso, em classificações referentes às universidades públicas, ela se encontra entre as 20 melhores do mundo. Vale a pena dar uma olhadinha no site, que é bem legal.

Confira mais informações sobre os programas
Faça a sua inscrição para as bolsas
Saiba como fazer o Application
Saiba mais sobre  a International Major Entrance Scholarship 

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter.  Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Guia: como convencer seus pais a deixarem você fazer intercâmbio?

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

  • Oii Bruna
    A bolsa International Major Entrance Scholarship (IMES) cobre os custos de vida lá, como acomodação, alimentação....ou somente os tuitions ?

  • Não vale para quem já se graduou Bruna? :(
    Puxa, queria tanto uma vaga no Canadá, mas quase sempre precista estar na universidade ainda :'(

  • Pra mim que nunca fiz Enem e me formei no ensino médio em 1999 e último vestibular que fiz foi em 2000 e fiz UFSC de 2001 a 2005. Será que existe forma de explicar isso? Eles costumam aceitar alunos mais velhos?

    • Annie, bolsas de graduação geralmente não aceitam pessoas que já têm graduação

  • Olá! Uma dúvida... Essas bolsas são apenas para graduação completa no Canadá, certo? No caso, eu queria apenas uma graduação sanduíche... Já iniciei o meu curso aqui!

  • Bruna, no caso eu finalizei meu ensino médio há 5 anos atrás. Ainda vale? E a nota do Enem que fiz em 2013 também é válida?

  • Olá,etive olhando no site da universidade, porém, não consigo descobrir se há o meu curso lá, curso engenharia Ambiental e Sanitária, poderia tirar minha dúvida ?

Posts Recentes

Oportunidade para viajar com tudo pago para evento de diplomacia no Egito

Imagina ganhar uma bolsa para evento de juventude e diplomacia no Egito com jovens de…

1 week atrás

Programa de estágio na Coreia do Sul para estudantes de graduação

O Graduate Institute of Ferrous & Energy Material Technology, o único instituto de ensino superior…

1 week atrás

Bolsa da Universidade de Maastricht para mestrado na Holanda

Estão abertas até 1º de fevereiro as candidaturas para um programa que concede bolsa na…

1 week atrás

Erasmus tem bolsa para mestrado na área de educação de adultos na Europa e Malásia

Já pensou em ganhar uma bolsa para mestrado na área da educação de adultos? Pois…

1 week atrás

Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade…

1 week atrás

Bocconi: Universidade oferece bolsas de graduação na Itália

A Università Commerciale Luigi Bocconi, conhecida como "Bocconi", é uma renomada instituição de ensino superior…

1 week atrás