Vrije Universiteit Amsterdam bolsas integrais de mestrado Holanda Amsterdam

Vrije Universiteit Amsterdam: bolsas para mestrado na Holanda

Inscrições até 01/02/2024

A Universidade Livre de Amsterdam (Vrije Universiteit Amsterdam) está recebendo inscrições para seus programas de bolsas de mestrado para estudantes internacionais.

O VU Fellowship Programme (VUFP) é um deles e é voltado a candidatos talentosos e com grande potencial. O programa da própria instituição  de ensino comprometeu-se a conceder aproximadamente 1 milhão de euros em benefícios. Por outro lado, o Holland Scholarship Programme (HSP) é um programa do governo holandês que também oferece bolsas de mestrado na universidade.


>>> Veja mais bolsas para fazer mestrado no exterior

As bolsas de mestrado em Amsterdam da VU

O VUFP é baseado no mérito e procura estudantes altamente motivados. É possível provar a excelência acadêmica com desempenho de no mínimo 80% da nota máxima do GPA.

Para concorrer a esse benefício, é preciso estar se inscrevendo no primeiro ano de um mestrado ministrado em inglês em tempo integral. Os candidatos não podem ter nacionalidade holandesa e nem podem ter feito a graduação no país.

As bolsas de mestrado na Vrije Universiteit Amsterdam do VUFP podem ser concedidas para cursos de um ou dois anos. No entanto, ela só será estendida para o segundo ano se todos os créditos do primeiro ano tiverem sido alcançados.

Essa bolsa inclui a isenção total das taxas de matrícula. Contudo, o programa não oferece subsídio adicional para outras despesas de estudo ou custo de vida.

Candidatura às bolsas da Vrije Universiteit Amsterdam

Para se candidatar às bolsas VUFP, os interessados devem se inscrever no curso na Vrije Universiteit Amsterdam.  É importante notar que é necessário, portanto, se candidatar primeiro ao curso para, posteriormente, aplicar para o VUFP.  Para a candidatura no curso você vai precisar de documentos básicos como histórico e diplomas com apostila de haia e traduzidos, comprovação do nível de inglês com TOEFL ou IELTS válido. Além disso, a candidatura à bolsa deve ser enviada antes do dia 1º de fevereiro.

>>> Como fazer mestrado no Exterior

Para isso, você irá precisar enviar três documentos em PDF:

  • Comprovante de desempenho/Histórico acadêmico/GPA (com escala de notas);
  • Carta de motivação (cerca de 500 palavras);
  • Curriculum Vitae (é recomendável que seja no formato Europass).

O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 1º de abril. Todos os estudantes irão receber um e-mail sobre a decisão do comitê.

Os selecionados deverão enviar a confirmação do aceite da bolsa até 15 de abril. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected].

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Sobre o Holland Scholarship Programme (HSP)

Ao se candidatar à bolsa VUFP, você também se candidata automaticamente ao Holland Scholarship Programme (HSP). Nenhuma aplicação separada é necessária.

A bolsa HSP é concedida apenas para o primeiro ano do seu programa de estudos. Você não receberá a bolsa HSP para o segundo ano de seus estudos, mesmo se estiver seguindo um programa de estudos de dois anos.
A Universidade tem cerca de 20-25 bolsas HSP disponíveis. Apenas alguns dos premiados do VUFP receberão a bolsa HSP.

O Holland Scholarship Programme (HSP) é financiado pelo governo holandês. Ele é voltado a estudantes não pertencentes à União Europeia que estejam se inscrevendo no primeiro ano de mestrado.  As bolsas para mestrado do HSP são de 5 mil euros. O valor é concedido aos bolsistas no primeiro ano de estudos. Assim como no outro caso, os candidatos devem estar se inscrevendo para um curso ministrado em inglês e de tempo integral. Visto que o Holland Scholarship é do governo, ele também é válido para outras universidades holandesas.

>>> Melhores bolsas pra estudar fora em 2023

HSP é uma contribuição para o custo de vida. É 5.000 EUR ou 10.000 EUR para toda a duração do seu período de estudo.

E, super importante: é necessário ter se candidatado para o VUFP para ser considerado para o HSP.  O prazo de inscrições é o mesmo para o HPS, ou seja, 1º de fevereiro. Depois de se candidatar ao VUFP, os interessados devem se inscrever para este programa – e devem mencionar isso na carta de motivação. Ademais, é necessário demonstrar no seu currículo como você estaria acrescentando valor para a diversidade no campus.

O resultado destas bolsas de mestrado também deve ser divulgado até o dia 1º de abril. Os selecionados terão até o dia 15 de abril para responder se aceitam ou não o benefício. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected].

Cursos de mestrado da Vrije Universiteit Amsterdam

A Vrije Universiteit Amsterdam oferece mais de 130 cursos de mestrado em Amsteram completamente em inglês. Os cursos de mestrado da universidade holandesa duram entre um e dois anos dependendo do foco do curso. Os mestrados oferecidos são nas seguintes áreas

  • Terra e Sustentabilidade
  • Economia e Empreendedorismo
  • Comportamento e Sociedade
  • História e Patrimônio
  • Ciências da Saúde e Cuidados de Saúde
  • Artes, Cultura e Literatura
  • Teologia, Religião e Filosofia
  • Ciências Naturais
  • Direito e Governança
  • Linguagem e Comunicação
  • Engenharia
  • Matemática e Ciências da Informação

>>> 10 melhores bolsas para estudar na Austrália

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Leia mais sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais