bolsa para mestrado em Estudos de Desenvolvimento partiu intercambio

Glodep: mestrado em Desenvolvimento Internacional na França e na Itália com bolsa Erasmus

Se você pensou que todas os editais dos Erasmus Mundus Joint Masters Degree já estavam com o período de inscrições encerrando, se enganou! Ainda dá tempo de se candidatar bolsa para mestrado em desenvolvimento internacional no programa Glodep. É uma oportunidade para estudar na França, na Itália e na República Tcheca durante um único curso.

O objetivo do Master in International Development Studies (GLODEP) é formar profissionais para atuar no campo das políticas e das práticas de desenvolvimento. O curso fornece conhecimentos e habilidades fundamentais para analisar e promover políticas de desenvolvimento a nível nacional, regional e internacional. Ele combina estudos de desenvolvimento e economia do desenvolvimento com geografia, estudos do meio ambiente e ciência política.

>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Como é a bolsa para mestrado em Desenvolvimento Internacional

1º semestre: Palacky University, em Olomouc, na República Tcheca;
2º semestre: University Clermont Auvergne, em Clermont-Ferrand, na França;
3º semestre: Universidade de Pavia, em Pavia, na Itália;
4º semestre: dedicado ao estágio ou à pesquisa e à dissertação, de preferência em um dos 14 parceiros associados do consórcio.

>> Em quais países brasileiro não paga para estudar

Há parceiros acadêmicos em diferentes lugares do mundo para a realização da pesquisa e também organizações internacionais nas quais o aluno pode realizar uma experiência de trabalho.

Sobre a bolsa Eramsus para o mestrado Glodep

O custo total do mestrado Erasmus Glodep é de 18 mil euros para estudantes não europeus e de 9 mil para europeus. Porém, a bolsa para mestrado em Estudos de Desenvolvimento cobre todos os custos de matrícula e ainda conta com outros benefícios: 3 mil euros por ano para despesas de viagem e 1 mil euros para instalação; auxílio mensal de 1 mil euros por no máximo 24 meses e seguro-saúde.

>> Como fazer mestrado no Exterior

Requisitos e candidatura ao Erasmus Mundus Glodep

O curso é voltado a candidatos com graduação completa, de preferência em áreas relevantes para o programa, tais como: estudos de desenvolvimento, geografia, economia, relações internacionais e sociologia. É necessário ter um bom desempenho acadêmico, forte interesse no desenvolvimento internacional e proficiência em inglês.

Lembrando que para as bolsas Erasmus, o candidato não pode ter estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. As candidaturas para as bolsas para mestrado em de desenvolvimento internacional podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro. O primeiro passo da inscrição consiste em preencher o formulário online, enviar os documentos solicitados e indicar o interesse na bolsa.

>>> Visto para trabalhar na Alemanha

Fique atento para completar tudo antes de encerrar a sessão, pois, diferentemente de outros processos, neste não é possível continuar depois. A documentação a ser enviada inclui:

>>Erasmus Mundus: dicas de uma bolsista

Na primeira etapa, a seleção será baseada na análise da candidatura. Quem passar para a segunda fase,

entre o fim de março e o início de abril, será convidado a participar de uma entrevista online que definirá os selecionados. O resultado será anunciado em maio e as aulas começam na primeira metade de setembro.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Glodep: mestrado em Desenvolvimento Internacional na França e na Itália com bolsa Erasmus”

  1. Soares Vicente Mendes

    Sou Licenciado em ciência política e relações internacionais universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Sou africano e quero saber se posso beneficiar desta bolsa.

  2. Andrea Maria dos Santos

    Olá,querida!Sou assinante do seu canal e estou amando seus vídeos!Porém,tenho uma dúvida que ninguém responde:Qual o limite de idade para conseguir uma bolsa?Só vejo jovens.Sou formada em História,falo espanhol,inglês e no próximo ano ,se Deus quiser,estarei estudando Letras,mas tenho 48 anos.Sempre foi o meu sonho,mas sou realista:Se não for pra mim,tenho 2 sobrinhos.Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais