bolsa para mestrado em engenharia ambiental erasmus imete

Bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia em 3 países

Mais uma do Erasmus Mundus: desta vez uma bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia em três países diferentes – República Tcheca, Holanda e Bélgica. As candidaturas vão até o dia 8 de janeiro.

O Mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia (IMETE – International Master in Environmental Technology and Engineering) tem duração de dois anos e tem dois tracks possíveis: “Ecotechnologies and Resource Recovery” and ” Desalination and Water Reuse“.


>>> Mudanças no programa Erasmus

Como funciona a mobilidade durante o curso

As instituições que organizam o mestrado são:

  • Universidade de Química e Tecnologia de Praga;
  • IHE Delft para Educação em Água;
  • Universidade de Ghent.

No primeiro semestre, de setembro a janeiro, os alunos estudam em Praga. No segundo, de fevereiro a junho, frequentam as aulas em Deft.

O terceiro semestre é em Gent, na Bélgica, e o quarto é reservado para a pesquisa de dissertação. Neste último semestre, os alunos podem escolher uma entre as três universidades do curso ou ainda outra que seja parceira associada do programa.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Como é a bolsa para mestrado em engenharia ambiental

Sendo um curso que faz parte do Erasmus Mundus, há cerca de 25 bolsas para mestrado em engenharia ambiental e tecnologia disponíveis. Os brasileiros podem concorrer aos auxílios para bolsistas proveniente de países parceiros – ou seja, não europeus.

As bolsas incluem a cobertura de todos os custos referentes ao curso (9 mil euros), subsídio mensal de 1,4 mil euros durante toda a duração do mestrado (máx. 24 meses).

>>>Bolsistas Erasmus Mundus contam suas experiências

Requisitos para concorrer à bolsa do IMETE

Para se candidatar ao curso e concorrer à bolsa para mestrado em engenharia ambiental, é preciso ter um diploma de graduação em uma área de ciências puras ou aplicadas como química, biologia, geologia, engenharia civil ou agrícola, ciências ambientais ou agrícolas

. A língua oficial do curso é o inglês, por isso também é necessário apresentar evidências de conhecimento do idioma através de um certificado de proficiência. O nível mínimo exigido é o B2.

Para ganhar a bolsa como originário de um país parceiro, o candidato não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Para comprovar o local onde vive, o interessado deverá enviar um atestado de residência durante a candidatura.

>>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

Candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia ambiental na Europa

O prazo para candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental para a bolsa Erasmus vai até 15 de janeiro. Ela deve ser feita através do site da Universidade de Delft.

A documentação que o candidato deverá enviar para concorrer é:

Os documentos devem estar devidamente traduzidos. Eles devem ser enviados em PDF, Word ou JPEG e ter no máximo 2 MB. Os selecionados para a bolsa serão notificados até abril. Se você está pensando em concorrer a uma bolsa do Erasmus Mundus, não deixe de conferir o que bolsistas Erasmus falam do nosso programa de auxílio.

>>> Melhores bolsas no Exterior em 2023

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

 

Saiba tudo sobre o curso
Leia mais sobre  as bolsas
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia em 3 países”

  1. Oi!!

    Quero muito me candidatar.

    Vi que o número de bolsas é entre 20 e 25, porém é para todos os cursos, ou seria somente para este do IMETE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais