Bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia do Erasmus




bolsa para mestrado em engenharia ambiental erasmus imete

Mais uma do Erasmus Mundus: desta vez uma bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia em três países diferentes – República Tcheca, Holanda e Bélgica. As candidaturas vão até o dia 1 de março de 2022.

+Bolsas Erasmus

O Mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia (IMETE – International Master in Environmental Technology and Engineering) tem duração de dois anos e tem dois tracks possíveis: “Ecotechnologies and Resource Recovery” and ” Desalination and Water Reuse“.

Ele começa anualmente em setembro na cidade de Praga, na República Tcheca. O segundo semestre, que começa em fevereiro, é em Delft, na Holanda. Nesse momento, os estudantes podem escolher entre duas áreas: ” Environmental Engineering” e “Resource Recovery Engineering”. Antes de iniciar o terceiro semestre, é possível fazer um estágio para desenvolvimento de experiência profissional prática.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

 

O terceiro semestre é em Gent, na Bélgica, e o quarto é reservado para a pesquisa de dissertação. Neste último semestre, os alunos podem escolher uma entre as três universidades do curso ou ainda outra que seja parceira associada do programa. As instituições que organizam o mestrado são:

  • Universidade de Química e Tecnologia de Praga;
  • IHE Delft para Educação em Água;
  • Universidade de Ghent.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

 

Como é a bolsa para mestrado em engenharia ambiental

Sendo um curso que faz parte do Erasmus Mundus, há cerca de 25 bolsas para mestrado em engenharia ambiental e tecnologia disponíveis. Os brasileiros podem concorrer aos auxílios para bolsistas proveniente de países parceiros – ou seja, não europeus.

 

As bolsas incluem a cobertura de todos os custos referentes ao curso (9 mil euros), uma ajuda para despesas e de viagem e instalação (4 mil euros) e um subsídio mensal de 1 mil euros durante toda a duração do mestrado (máx. 24 meses).

>>>Bolsistas Erasmus Mundus contam suas experiências

 

Requisitos para concorrer à bolsa do IMETE

Para se candidatar ao curso e concorrer à bolsa para mestrado em engenharia ambiental, é preciso ter um diploma de graduação em uma área de ciências puras ou aplicadas. A língua oficial do curso é o inglês, por isso também é necessário apresentar evidências de conhecimento do idioma através de um certificado de proficiência. O nível mínimo exigido é o B2.

Para ganhar a bolsa como originário de um país parceiro, o candidato não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Para comprovar o local onde vive, o interessado deverá enviar um atestado de residência durante a candidatura.

>>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

 

Candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia ambiental na Europa

O prazo para candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental para a bolsa Erasmus vai até 1 de março de 2022. Ela deve ser feita através do site da Universidade de Delft.

A documentação que o candidato deverá enviar para concorrer é:

Os documentos devem estar devidamente traduzidos. Eles devem ser enviados em PDF, Word ou JPEG e ter no máximo 2 MB. Os selecionados para a bolsa serão notificados até abril. Se você está pensando em concorrer a uma bolsa do Erasmus Mundus, não deixe de conferir nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar  Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre o curso
Leia mais sobre  as bolsas
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Todas as bolsas 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

3 responses to “Bolsa para mestrado em Engenharia Ambiental e Tecnologia em 3 países”

  1. Amanda says:

    Boa tarde, vocês oferecem consultoria para aplicação nesse programa?
    Obrigada!

  2. Daniela says:

    Oi!!

    Quero muito me candidatar.

    Vi que o número de bolsas é entre 20 e 25, porém é para todos os cursos, ou seria somente para este do IMETE?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio