mestrado em comunicação na Alemanha

Bolsas para mestrado em comunicação na Alemanha da Deutsche Welle têm inscrições abertas

Se você quer fazer mestrado em comunicação na Alemanha e ter a mesma vida bacana que eu tive em Bonn, fique atento: as inscrições para o mestrado em comunicação da Deutsche Welle, o International Media Studies (IMS) estão abertas até 29 de fevereiro.

O IMS um dos cursos do programa EPOS do DAAD que foca em desenvolvimento sustentável e é exatamente o mestrado que eu fiz na Alemanha e que me possibilitou trabalhar na Alemanha depois 😉

IMSMEP3 e1478724276950

O curso tem duração de quatro semestres e é em tempo integral. O currículo era bilíngue (alemão e inglês), mas agora somente em inglês é exigido.

O curso oferece disciplinas de mídia e desenvolvimento, jornalismo, comunicação e gerenciamento de mídia. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bonn, a Hochschule Bonn Rhein-Sieg (HBRS) e a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha. As inscrições  só podem ser feitas online, bolsas totais e parciais estão disponíveis para os inscritos.

>> Estudar na Alemanha é de graça!

Como é o IMS da Deutsche Welle?

O programa de mestrado em comunicação na Alemanha da DW é, DE FATO, um programa internacional. Todo ano tem, pelo menos, um brasileiro (quase sempre com bolsa). Eles não aceitam mais do que três pessoas de cada país, então você vai estudar com gente da Alemanha, Indonésia, Palestina, Israel, Colômbia, México, Síria, Costa Rica, Bósnia e outros tantos lugares.  

Por isso, acho que mais que gostar de estudar, você vai ter que gostar de lidar com gente. No entanto, acho que essa é uma das coisas mais fascinantes desse curso: todos os dias eu descubria novas coisas sobre novos lugares. Coisas que eu completamente ignorava e que talvez nunca fosse ficar sabendo sem o contato direto e intenso que o IMS proporciona.

>>> Visto para trabalhar na Alemanha

Mas vamos aos pontos práticos: as aulas do mestrado em comunicação na Alemanha são normalmente dadas na própria Deutsche Welle, não na Universidade – o que, na minha opinião, é um pouco ruim – mas os alunos do IMS têm aulas com professores tanto da Uni Bonn quando da HBRS e podem usar as dependências das duas.

Na verdade, qualquer um que se interessar pode fazer aulas extras na Uni ou na Hochschule, eu mesmafiz duas matérias extras na Uni Bonn (sou nerd!).

>> Como faz para fazer graduação de graça na Alemanha

DSC 0418 e1478724327280
2013, Mestrado na Alemanha

Na página da DW,  vocês vão encontrar que o curso custa 6 mil euros. Eles oferecem possibilidade de bolsa do DAAD no programa Epos e meia bolsa. Você no entanto deve indicar que quer concorrer a uma bolsa parcial ou total. A parcial cobre os custos do curso e a completa paga o curso, passagem de ida e volta e ainda tem 904 euros por mês para viver, pagar aluguel, seguro saúde, durante os dois anos do curso.

Eu recebi a bolsa para o mestrado em comunicação na Alemanha da DW de 2013 a 2015 e dava para viver super bem! Para o primeiro mês especialmente, tem que trazer uma reserva porque tem uns gastos extras, mas na vida normal, os 860 euros por mês para ser estudante na Alemanha são suficientes.

>>> Melhores bolsas de estudo na Europa

Inscrição no mestrado em comunicação na Alemanha:

Para poder se inscrever você deve ter os documentos em inglês ou alemão:

  • Carta de motivação assinada
  •  Currículo tabelar assinado
  • Diploma e currículo traduzidos e apostilados com as suas notas
  • Comprovação de, pelo menos, um ano de experiência profissional em um campo relacionado mídia depois de formado (para concorrer a uma bolsa integral é preciso dar provas de pelo menos mais um ano de  experiência profissional )
  • Comprovante de proficiência em inglês:  TOEFL iBT de 94 ou superior, IELTS com 7 ou superior; Os certificados de língua inglesa são válidos por dois anos a partir da data de emissão
  • Cópia do passaporte

>>> Como achar cursos na Alemanha de graça

Para candidatos à bolsa do DAAD

Dúvidas sobre o processo de inscrição, bolsas ou qualquer outra coisa podem ser enviadas para [email protected] se alguém tiver dúvidas sobre o curso, só perguntar aí nos comentários (aí todo mundo fica sabendo da resposta). E não esqueçam, as inscrições vão até 31 de março. Boa sorte para todo mundo e beijo!

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre a bolsa
Inscreva-se para o curso

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

14 comentários em “Bolsas para mestrado em comunicação na Alemanha da Deutsche Welle têm inscrições abertas”

  1. Oi Bruna tudo bem? Estou doida por essa bolsa. Mas é necessário fazer teste de proficiência em alemão também como requisito de inscrição?

    Ou somente o inglês é requisito, e depois aprendemos por lá? Não sei nadinha de alemão, por isso minha dúvida.
    Já o inglês é mto tranquilo, já fiz Toefl.

    Agradeço desde já.

  2. Oi Bruna!
    Estou terminei o Intermediário I, será que dá pra passar nos testes? Fiz o teste online do DSH, deu nível B1. O que vc acha?

  3. Olá Bruna,
    você saberia dizer se um comprovante de estudo numa Uni nos EUA (um certificado) de um ano serve como comprovante do inglês, ou é obrigatório a apresentação do IELTS/TOEFL etc?
    Obrigado pelas infos!

  4. Olá, Bruna, não tenho conhecimento de língua alemã. Ela é mesmo obrigatória para ingressar no programa ou posso aprender no decorrer do curso?
    Obrigado

  5. Bruna todo ano tem essa bolsa de mestrado em comunicação? estou terminando a faculdade de publicidade e pretendo me inscrever ano que vem.

  6. Olá Bruna, tudo bem?
    O link para o modelo da carta do DAAD não está funcionando. Você ainda teria por aí?
    Vi alguns modelos no site do DAAD, mas não tenho certeza qual seria o correto para me candidatar para essa bolsa. Você saberia também dizer se a carta de recomendação do empregador também precisa estar nesse formato?
    Agradeço desde já pela ajuda!
    Beijos,
    Vanessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais