bolsa para mestrado na área da educação Globed Erasmus

Bolsa para mestrado na área da educação na Europa

Tem mais oportunidade do Erasmus Mundus por aqui! Desta vez de bolsa para mestrado em educação na Europa em quatro países: Espanha, Escócia, Alemanha e Chipre.

Bolsas na área da educação

O Mestrado em Políticas de Educação para o Desenvolvimento Global (Erasmus Mundus Joint Master Degree on Education Policies for Global Development – Globed) é um curso fundado e financiado pela Comissão Europeia. Com uma abordagem interdisciplinar, ele pretende responder a uma das maiores necessidades do mundo atual.

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Sobre o Globed

A educação é hoje, mais do que nunca, uma condição para a inclusão social, a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável. Os governos atuais devem, obrigatoriamente, se preocupar em desenvolver sistemas de educação de qualidade para garantir esse direito básico, mas também para aumentar a competitividade econômica e a coesão social.

Nesse cenário, o curso visa responder aos desafios da educação no contexto da globalização. Os estudantes irão conhecer ferramentas para avaliar políticas públicas de educação para o desenvolvimento social e econômico.

O consórcio do Globed é formado por quatro universidade de países diferentes: Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha); Universidade de Glasgow (Escócia); Universidade de Bremen (Alemanha) e Universidade do Chipre (Chipre).

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

A bolsa para mestrado em educação na Europa visa introduzir uma nova perspectiva no campo da educação e do desenvolvimento para enfrentar os desafios que a educação enfrenta no contexto da globalização.

O GLOBED inclui uma revisão detalhada e crítica das políticas e programas que dominaram o campo da educação para o desenvolvimento nas últimas décadas, fornece as ferramentas metodológicas mais avançadas para avaliar quais políticas funcionam em quais circunstâncias e também explorará estratégias alternativas de política educacional para o desenvolvimento social e econômico.

Ao fazer isso, o GLOBED tem como objetivo desenvolver uma abordagem abrangente para a educação e o desenvolvimento e oferecer oportunidades para futuros graduados em mestrado trabalharem neste campo com perspectivas abertas e habilidades analíticas críticas.

>> Fulbright dá bolsa para curso de inglês nos EUA com tudo pago

Como é a bolsa para mestrado em educação

Para a edição de 2024/2026, serão concedidas 24 bolsas Erasmus Mundus. Elas cobrem auxílio mensal de 1,4 mil euros por no máximo 24 meses.

Os custos de participação no mestrado também são cobertos pelo benefício da bolsa de estudos – e o valor não é baixo: 14,5 mil euros! O programa inclui ainda seguro médico.

>> Todas as bolsas do programa Erasmus Mundus

Requisitos da bolsa para mestrado em educação

Para entrar em educação no curso e concorrer à bolsa para mestrado em educação, é preciso ter graduação em um campo afim, de preferência em Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Geografia ou Relações Internacionais. Também é necessário ter nota média 7 (em uma escala de 0 a 10) ou GPA de 2.75 (de 0 a 4).

Proficiência em inglês também é um requisito fundamental e deve ser comprovada com certificado de um teste internacionalmente reconhecido como IELTS ou TOEFL. A experiência profissional também será levada em consideração, assim como a experiência em pesquisa.

Quem quiser concorrer à bolsa para mestrado na área da educação, não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>> Bolsas para professores

Como se candidatar ao Erasmus GlobEd

A candidatura deve ser feita no portal do curso até o dia 19 de fevereiro. O interessado deve preencher o formulário e enviar os documentos (em PDF de máximo 4 MB). A documentação que deve ser anexada é composta por:

  • Cópia do passaporte;
  • Currículo (modelo Europass);
  • Cópia certificada do diploma e histórico acadêmico;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Ensaio sobre o tópico proposto;
  • Declaração para a bolsa.

As aulas começam em setembro. Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa.

Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na Alemanha para saber melhor como é viver e estudar por lá. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para mestrado na área da educação na Europa”

  1. Apos criar o usuário no site da UAB, há um campo, na parte de informações pessoais, que diz “student’s comments” e abaixo um campo para indicar se desejo a bolsa. Ambos com 1970 caracteres para preencher no max. Sobre o primeiro campo, que tipo de comentarios sao esses? O que é relevante registrar? E sobre o segundo, nao seria so indicar a intenção de receber a bolsa? Devo argumentar a respeito da necessidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais