Foto mostra a bandeira do canadá ao canto esquerdo e um prédio antigo com relógio no cando direito e céu azul bolsa de estudos Canadá partiu intercambio

Bolsas de estudos no Canadá para ficar de olho em 2024

O Canadá é o sonho de consumo de muitos brasileiro. O país tem paisagens incríveis, é super seguro e tem ótimas universidades. Se você sonha com uma bolsa de estudos no Canadá, se liga nessas diferentes oportunidades de bolsa para estudar com tudo (ou quase tudo) no Canadá.

Bora lá porque vou dar a dica de editais e universidades para você aplicar que oferecem programas de bolsa de estudos no Canadá!

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Bolsas de estudo no Canadá na Universidade de Toronto

Já imaginou fazer faculdade em uma das maiores e melhores universidades do Canadá com bolsa integral? Pois é, o Lester B. Pearson International Scholarship é um programa da Universidade de Toronto que oferece anualmente cerca de 40 bolsas para estrangeiros que desejam fazer graduação em qualquer área do conhecimento.

A bolsa de estudos no Canadá cobre a mensalidade, os materiais e a residência do estudante durante os quatro anos de estudo. De acordo com o edital, jovens de todo o mundo podem se candidatar, desde que tenham bom desempenho escolar, criatividade, potencial de liderança e saibam inglês. 

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Normalmente, as inscrições para o programa podem ser feitas entre setembro e novembro. Mas se liga: a candidatura pro curso e pras bolsas de estudos são processos separados. A candidatura pro curso da sua escolha na universidade é feita primeiro por você e pra poder concorrer às bolsas você precisa ser INDICADO pela sua escola.

Bolsas no Canadá para faculdade na University of British Columbia

A Universidade da Colúmbia Britânica é uma das mais tradicionais universidades do Canadá e também tem um programa de bolsas de estudo para estudantes internacionais. O seu International Scholars Program oferece cerca de 50 bolsas de estudo anuais para quem quer fazer faculdade no Canadá e é dividido em diferentes categorias.

Em geral, as bolsas são baseadas na necessidade financeira e no mérito e os valores oferecidos variam de parte da tuition até bolsas que cobrem a tuition inteira e o custo de vida. o candidato é automaticamente considerado para os programas para os quais se qualifica. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter concluído o ensino médio há no máximo dois anos, ter um excelente histórico escolar e ter proficiência em inglês comprovada por TOEFL ou IELTS. Normalmente, o período de inscrições abre entre outubro e dezembro.

Universidade de Montreal dá bolsas de estudos

A Universidade de Montreal (UdeM) oferece bolsas de estudos no Canadá para graduação, mestrado e doutorado. O valor dos benefícios varia dependendo do curso e da sua classificação na seleção. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa de estudo. As bolsas são todas parciais e cobrem apenas as taxas escolares da universidade.

A bolsa de graduação vai de 2 a 11 mil dólares canadenses, a bolsa de mestrado é de cerca de 9 mil dólares canadenses e a bolsa de doutorado é de cerca de 19 mil dólares canadenses. Então, é importante que você acesse o site do curso específico que você quer fazer, mas documentos como histórico, diploma, carta de motivação, recomendação e comprovação de proficiência em inglês são alguns dos documentos básicos que vocês vão precisar apresentar para a candidatura nesta universidade canadense.

ELAP: bolsas de estudo de intercâmbio no Canadá

Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é financiado pelo governo canadense e todos os anos dá centenas de bolsas para mobilidade acadêmica no país a estudantes da América Latina. 

O programa para intercâmbio no Canadá é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado matriculados em uma universidades brasileiras e que desejam fazer um intercâmbio de 4 ou 6 meses nas universidades canadenses. As bolsas de estudo de intercâmbio no Canadá cobrem os custos de passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia.

O programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a universidade canadense na qual ele deseja estudar. Além disso, é preciso cumprir os requisitos de admissão da instituição em questão, o que normalmente inclui proficiência na língua do curso – e a maioria é em inglês. 

O programa abre inscrições em geral sempre nos primeiros meses do ano. Veja dicas de bolsistas do programa ELAP para conseguir essa oportunidade única para intercâmbio no Canadá.

Bolsas para mestrado e doutorado na Universidade de Alberta

O Graduate Entrance Scholarship é um edital anual da Universidade de Alberta, que financia alunos recém-admitidos em cursos de mestrado e doutorado e contempla também estudantes internacionais.

O valor da bolsa é de 17.500 dólares para mestrado e 21 mil para doutorado, além de incluir também 10 mil dólares adicionais para ajudar a cobrir as taxas de matrícula.

Não existe candidatura separada para o programa, pois os alunos mais bem colocados na seleção dos cursos serão indicados pelos respectivos departamentos para receber a bolsa. A inscrição para os cursos pode ser feita em diferentes rodadas ao longo do ano e os deadlines variam.

Programa Vanier tem bolsas para doutorado no Canadá

O Vanier é um edital do governo canadense que visa atrair estudantes qualificados para as universidades do país. Assim, o programa seleciona anualmente mais de 100 pesquisadores canadenses e estrangeiros que são contemplados com bolsas de doutorado pleno.

O auxílio é de 50 mil doláres canadenses por ano, durante três anos. As bolsas são distribuídas em três áreas de pesquisa: saúde, engenharia e humanidades.

Neste ano, as inscrições encerram no dia 1º de novembro. Para se candidatar, é preciso ter excelência acadêmica, potencial de pesquisa e perfil de liderança.

Banting: programa dá bolsas para pós-doc no Canadá

O Banting Postdoctoral Fellowship é um edital do governo que oferece pelo menos 70 bolsas para pós-doutorado no Canadá por ano. O seu objetivo é atrair e reter talentos de alto nível acadêmico e formar pesquisadores de sucesso.

A bolsa de estudos no Canadá contempla três grandes áreas de pesquisa: saúde; ciências naturais e engenharia; ciências sociais e humanas. Os selecionados recebem 70 mil dólares anuais por dois anos.

A candidatura deve ser feita em colaboração com a instituição de acolhimento na qual o candidato irá estudar. Depois desse contato, o candidato deve se registrar nas contas do Canadian Common CV e ResearchNet, criar um CCV (um currículo acadêmico) e enviar referências e toda a documentação solicitada. O prazo para se inscrever costuma encerrar em setembro.

Summer job no Canadá

Além de bolsa para estudar, tem também bolsa para fazer estágio no Canadá! O Mitacs Globalink Research Internship é um programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo completas para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses.

Para poder se inscrever no summer job, é necessário ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso de graduação em uma das universidade participantes. O programa cobre passagens aéreas, seguro saúde, hospedagem e alimentação.

>>> Dicas para conseguir summer job no Canadá?

Para a candidatura, é preciso enviar currículo, carta de recomendação e histórico escolar. As inscrições em geral vão até setembro.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais