International Fellowship Program: intercâmbio na Alemanha com tudo pago pela Bayer
A empresa farmacêutica e química alemã, Bayer, está oferecendo bolsas para intercâmbio na Alemanha com tudo pago. O programa oferece benefícios para estudantes internacionais interessados em mestrado sanduíche ou doutorado sanduíche na Alemanha.
O International Fellowship Program da Bayer financia projetos inovadores de candidatos internacionais em diversas áreas: medicina, ciências da vida, farmácia, ciência de dados e agrociências. O valor a ser recebido pelo candidato pode chegar até 10 mil euros.
>>> Green card alemão: como conseguir
As bolsas para intercâmbio na Alemanha com tudo pago da Bayer
As bolsas da Bayer para intercâmbio na Alemanha são destinadas a estudantes e profissionais cursando mestrado ou doutorado que querem realizar parte das suas pesquisas na Alemanha.
O intercâmbio na Alemanha deve ser realizado entre julho de 2024 e junho de 2025 e deve durar de 2 a 6 meses. A oportunidade cobre diversos tipos de projetos de mestrado ou doutorado sanduíche.
Otto Bayer Scholarship de intercâmbio em descoberta de medicamentos
Oportunidade de intercâmbio na Alemanha com tudo pago destinada a estudantes de mestrado ou doutorado de áreas como Farmácia e Ciência de dados com estudos aplicados na descoberta de novos medicamentos.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Carl Duisberg Scholarship de intercâmbio em Medicina
Destinada a estudantes de mestrado ou doutorado Medicina: Medicina; Medicina Veterinária; Ciências Médicas; Engenharia Médica; Saúde Pública; ciência de dados na saúde.
Jeff Schell Scholarship de intercâmbio em Agrociências
A é destinada a estudantes de mestrado ou doutorado da área de agronomia: Agrociências; Digital Farming; Agroeconomia; Ciência da Colheita (Crop Science); Biotecnologia Verde; Ciências Ambientais; Sustentabilidade.
>>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha
Como funciona o intercâmbio na Alemanha com tudo pago
O International Fellowship Program funciona de um jeito bem alemão e tem um processo de inscrição super autônomo. O candidato interessado deverá enviar um planejamento financeiro relativo ao projeto, que deve ser de até 10 mil euros.
Neste planejamento podem constar despesas com passagens aéreas, moradia, alimentação, dentre outras despesas.
Porque, basicamente, a bolsa inclui tudo! Basta seu planejamento para o intercâmbio na Alemanha fazer sentido e ser aprovado.
>>> Felowship: o que é e como conseguir
Requisitos para a candidatura às bolsas da Bayer na Alemanha
Para se inscrever para as bolsas para intercâmbio na Alemanha com tudo pago é preciso se inscrever no site até 8 de abril. A documentação a ser enviada pelo sistema pelo candidato. Editais específicos podem pedir mais documentos, no entanto, a documentação básica é a seguinte:
- Budget do seu projeto
- Carta de aceite do instituto, universidade ou professor na Alemanha a respeito do projeto;
- Histórico acadêmico e diplomas
- Duas cartas de recomendação (uma precisa obrigatoriamente ser do seu supervisor)
- Currículo
O programa de intercâmbio na Alemanha com tudo pago pela Bayer também exige que os candidatos enviem os materiais abaixo. No caso destes materiais, há um limite de até 300 palavras para cada documento.
- Descrição do projeto incluindo sua relevância para o avanço de sua área e/ou área associada indústria.
- Descrição da potencial relevância e impacto do seu projeto na sociedade (incluindo metas de desenvolvimento sustentável da ONU, se relevante) e a potencial resposta social ao seu trabalho.
- Carta de motivação para a candidatura, com informações relevantes de ambito pessoal e profissional, aspirações e quaisquer informações adicionais relevantes.
- Se for relevante, uma explicação sobre a natureza colaborativa da sua bolsa. Definição: Seu projeto é uma colaboração entre o seu anfitrião e o seu instituto de origem, ou seja, pesquisadores de ambos os grupos seriam listados em publicações potenciais.
- Se for relevante, uma explicação sobre a natureza interdisciplinar da sua bolsa. Definição: você vai estar pessoalmente trabalhando fora de sua área principal de especialização (por exemplo, cientista de dados fazendo trabalho de laboratório; químico orgânico fazendo biologia molecular).
- Se for relevante, uma explicação sobre a natureza colaborativa do seu projeto. Definição: Mais de um grupo de pesquisa está trabalhando neste projeto, ou seja, vários acadêmicos ou organizações de pesquisa a serem listados em futuras publicações.
- Se for relevante, uma explicação sobre a natureza interdisciplinar do seu projeto. Definição: O projeto reúne disciplinas científicas distintas para atingir seus objetivos.
- Se for relevante, uma explicação sobre financiamento ou pagamentos adicionais que você recebe. Se este financiamento não puder ser utilizado para cobrir quaisquer custos da bolsa, tal deverá ser devidamente justificado.
Preciso de TOEFL ou IELTS para o intercâmbio na Alemanha?
A bolsa em si não pede comprovação de proficiência em idiomas. No entanto, para você conseguir ser aceito por uma universidade, professor ou instituição você terá que ter um bom domínio de inglês ou alemão dependendo da exigência da instituição ou do projeto que você quer desenvolver.
Cada instituição ou professor é livre para exigir prova de proficiência ou não. Afinal, sem proficiência em um destes idiomas você não terá como realizar sua pesquisa de maneira proveitosa.
Aqui no Partiu Intercâmbio temos muito material para ajudar na proficiência em inglês: TOEFL Essentials, TOEFL iBT ou IELTS e na proficiência em Alemão.
Perguntas sobre o programa pode ser feitas direto para a Bayer pelo telefone no +49 214-30-41111 ou pelo email [email protected].
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.