mestrado em urbanismo na Alemanha partiu intercambio daad bolsa de estudos

Bolsas de mestrado em Urbanismo do DAAD para estudar na Alemanha e no Egito

Como já publicamos aqui no Partiu Intercâmbio, estão abertas as inscrições para o programa de bolsas EPOS de mestrado na Alemanha do DAAD para começar a estudar no próximo ano letivo. O programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico prevê auxílio financeiro para brasileiros interessados em cursos com foco em desenvolvimento nas mais diversas áreas e universidades. As bolsas de mestrado em urbanismo na Alemanha e no Egito são uma das opções disponíveis.

As bolsas de mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável (Integrated Urbanism and Sustainable Design – IUSD) fazem parte do programa e as candidaturas para esse curso podem ser enviadas  1 de junho a 29 de julho. O benefício inclui 861 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea de ida e volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

Como vocês sabem, as universidades de Baden-Württenberg na Alemanha (onde Stuttgart fica) agora cobram taxas de estudantes de fora da Europa. Bolsistas do DAAD estão liberados das taxas universitárias.

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Como é o curso mestrado em Urbanismo

Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, em parceria com a Universidade Ain Shams, localizada no Egito, o curso tem duração de dois anos e as aulas são em inglês. As bolsas para mestrado em Urbanismo do DAAD são voltadas para os estudantes que optarem pelo chamado “Double Degree”, no qual os primeiros dois semestres do mestrado são em Stuttgart e os dois últimos no Cairo.

>>> Dicas para ganhar as bolsas do DAAD

O objetivo do curso é preparar a nova geração para enfrentar os graves problemas ambientais, culturais e socioeconômicos resultantes das dinâmicas urbanas em todo o mundo. A filosofia do programa de mestrado é baseada no intercâmbio transnacional de aprendizagem entre estudantes provenientes de diferentes contextos regionais aplicados a uma específica realidade urbana.

Requisitos para as bolsas de Urbanismo e design sustentável

O mestrado IUSD é voltado para graduados e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, planejamento regional, design e engenharia civil. Também são aceitos jovens com graduação em outras áreas, como geografia, sociologia, economia, estudos culturais, ciência política ou outros, que tenham uma relevante experiência profissional relacionada ao âmbito de estudo do curso.

Para concorrer às bolsas de mestrado em urbanismo, os candidatos devem cumprir também os requisitos do DAAD: experiência de trabalho na área de no mínimo dois anos (depois de formado), graduação concluída há no máximo seis anos, rendimento acadêmico acima da média e inglês fluente.

>>Como estudar na Alemanha pagando pouco

Candidatura às bolsas de mestrado em urbanismo na Alemanha

Para concorrer às bolsas do DAAD para curso de mestrado em urbanismo na Alemanha e no Egito, candidatas e candidatos devem enviar a documentação diretamente à universidade escolhida. No caso do mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável, é necessário enviar a candidatura para as duas universidades do Double Degree: a Universidade de Stuttgart e a Ain Shams. Para essa parte da candidatura será necessário escanear, salvar em PDF e anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma do Ensino Médio (autenticada e traduzida em inglês);
  • Cópia do diploma de graduação (autenticada e traduzida em inglês);
  • Histórico Escolar (autenticado e traduzido em inglês);
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado de inglês (são aceitos IELTS – min. band 6 – ou TOEFL – min. score 550 paper based, 213 computer based, 79 internet based);
  • Carta de motivação (em inglês com no máximo 350 palavras) e portfólio.

O conteúdo da carta de motivação deve ser relacionado ao seu interesse no programa e nos objetivos que você tem ao se inscrever no curso. É importante também descrever como a sua experiência pode contribuir para os objetivos do mestrado e como você pretende usar futuramente os conhecimentos que vai adquirir. Já o portfólio serve para apresentar uma lista de projetos ou amostras de trabalhos (profissionais ou acadêmicos) relevantes para o conteúdo do curso.

>>> Como trabalhar na ONU

Além de aplicar para cada uma das instituições online e você deverá enviar os documentos da candidatura à bolsa do DAAD via email para [email protected]. São eles:

  • Formulário de candidatura do DAAD (disponível aqui);
  • Curriculum Vitae (modelo aqui);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Formulário de candidatura específico do mestrado EPOS-funded Double Degree.

>>> Melhores intercâmbios gratuitos com inscrições abertas

É necessário se registrar nas duas universidades para preencher o formulário. Para poder concorrer às bolsas de mestrado em Urbanismo é preciso realizar a inscrição em todas as instituições e enviar os documentos da bolsa por e-mail para [email protected] entre 1 de junho e 29 de julho.

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades: [email protected] ou [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja os detalhes sobre como funciona a candidatura
Confira as respostas para as perguntas mais frequentes

Ver todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Bolsas de mestrado em Urbanismo do DAAD para estudar na Alemanha e no Egito”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais