origini italia curso trieste

Origini Italia: programa dá bolsas para curso e estágio na Itália

O projeto Origini Italia oferece bolsas para um curso em Gerenciamento de Exportação e Desenvolvimento Empresarial. O programa da MIB Trieste School of Management é destinado a descendentes de italianos em todo o mundo – especialmente não europeus.

O Origini Italia é um programa de aperfeiçoamento profissional com objetivo de favorecer a colaboração entre empresas italianas e cidadãos de outros países que tenham origem italiana. Além disso, ele também pretende reforçar os laços profissionais e culturais entre os descendentes de emigrantes e a Itália.

>>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

Como funciona o programa Origini Italia

Os selecionados irão desenvolver novas competências de gestão empresarial com aulas, seminários, workshops e experiência prática. O programa Origini Italia tem três focos específicos: raízes e vínculos, competências gerenciais e empreendedorismo.

A ideia é que os participantes possam fortalecer o laços culturais e profissionais entre os descendentes de emigrantes com a Itália, redescobrindo a cultura de seus antepassados, enquanto explora novas experiências empreendedoras e gerenciais em colaboração com empresas italianas durante o Origini Italia.

>>> Bolsas para estudar em Londres de graça (ou quase)

O curso em negócios do Origini Itália é em inglês e tem duração de dois meses. Nesse período, serão estudados temas relacionados ao empreendedorismo, comércio internacional e gerenciamento de exportação. Ao final da formação, os selecionados farão um estágio de três meses em uma empresa italiana.

Essas diversas oportunidades de aprendizado permitem que os participantes aprimorem suas capacidades para desempenhar papéis gerenciais eficazes. O programa visa dar aos participantes as habilidades técnicas para gerenciar seus negócios ou se tornarem empreendedores e retornarem ao seu condado de residência com ideias e contatos que serão úteis em seu futuro profissional.

>>> Como fazer prova de proficiência em italiano

O curso em empreendedorismo na Itália

Os participantes do Origini Italia passam a primeira semana do programa em Roma e depois na escola de Trieste. De novembro a janeiro, os participantes visitarão empresas locais de destaque e participarão de diversos workshops para aprimorar seu treinamento.

Durante a semana em Roma, serão realizadas visitas corporativas e reuniões com ministros, embaixadores e representantes governamentais com foco em cenários geopolíticos, negociação intercultural, características econômicas e culturais do Made in Italy e do Fator Italiano, propriedade intercultural, aspectos contratuais no cenário internacional e oportunidades de financiamento da União Europeia.

Na Escola de Gestão MIB Trieste, durante sete semanas, os participantes do Origini Itália receberão treinamento intensivo, visitarão empresas e participarão de workshops. Os principais temas abordarão a introdução ao contexto econômico da União Europeia e internacional, o sistema econômico na Itália, as pequenas e médias empresas e os distritos industriais, os processos gerenciais e empreendedores, análise de mercado e marketing, técnicas de e-commerce e franchising, modelos e legislação para trocas internacionais, além de princípios de contabilidade, finanças e organização para gestão empresarial, plano de negócios e suas aplicações

O estágio na Itália

Como parte do programa, os participantes realizarão um estágio na Itália de três meses em uma empresa italiana. Os participantes do programa farão o estágio na empresa de sua escolha, em um setor ou função de seu interesse.

O estágio na itália foi pensando para permitir que os selecionados apliquem seus novos conhecimentos, expandam sua rede profissional e desenvolvam suas ideias de negócios em um ambiente de apoio. Além disso, essa é uma oportunidade para empresas italianas interessadas em internacionalização obterem insights sobre os mercados nos países de origem dos bolsistas.

Ao concluir o estágio na Itália, os participantes se tornarão “Embaixadores” do Made in Italy em seus respectivos países.

O que as bolsas Origini Italia cobrem?

Graças ao apoio financeiro de instituições parceiras, a participação no programa Origini Italia é gratuita. Além disso, as bolsas de estudos do programa em empreendedorismo na Itália incluem também:

  • Viagem de ida e volta do país de origem para Itália;
  • Alojamento durante todo o período do programa;
  • Almoço nos dias de formação e estágio durante o período do programa.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

Requisitos para participar do estágio na Itália

Para participar do Origini Italia, é necessário preencher alguns requisitos:

  • Ser descendente de família emigrada da Itália;
  • Ter entre 23 e 35 anos;
  • Ter graduação em qualquer área;
  • Experiência profissional, de preferência em áreas relacionadas a empreendedorismo, negócios, administração, marketing, vendas, importação-exportação e outras;
  • Bom conhecimento de inglês (B2).

É aconselhável que o candidato tenha conhecimento básico da língua italiana, porém, não é um requisito fundamental.

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Candidatura ao Origini Italia

As inscrições do Origini Italia estão abertas até o dia 31 de maio. Os interessados devem preencher um formulário online com informações sobre a sua formação, experiência profissional e conhecimentos. Também é preciso fornecer dados sobre os seus familiares italianos (região e cidade).

Além disso, ao final do formulário, o candidato deve enviar uma carta de motivação (máximo 150 palavras) e anexar o seu currículo em inglês.

Os pré-selecionados serão contatados para agendamento de uma entrevista. O resultado final da seleção deve ser divulgado em julho e o curso deve começar em novembro de 2024 e terminar em abril de 2025.

>>> Green card alemão: como tirar o seu

MIB Trieste School of Management

A Escola de Gestão MIB Trieste foi fundada em 1988 como um Consórcio sem fins lucrativos, por iniciativa de grandes empresas e do mundo acadêmico. A instituição tem foco no ensino prático e forte orientação internacional e fortes parcerias com empresas e a indústria italiana.

A MIB Trieste School of Management oferece cursos como MBAs, Mestrados Especializados em inglês, Mestrados Corporativos, Educação Executiva e educação continuada para empresas e organizações. Os programas da MIB Triestre focam em temas de gestão e negócios ligados ao mundo empresarial e focam em colocação no mercado de trabalho e crescimento profissional.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o projeto

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais