mestrado em segurança da informação erasmus

SECCLO: mestrado em segurança da informação na Europa com tudo pago

Você já considerou fazer um mestrado em segurança da informação na Europa com tudo pago? Sabia que essa é uma formação que tende a ser cada vez mais valorizada? Neste artigo falamos sobre uma baita oportunidade para fazer mestrado com bolsa integral do programa Erasmus Mundus no programa SECCLO e se tornar um profissional especializado na área.

É fato que o mundo está se tornando cada vez mais digital. Mas, será que estamos conseguindo dar conta disso em termos de proteção e privacidade? Dada a importância da questão, o mercado necessita mão de obra especializada.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

SECCLO: Como é o mestrado em segurança da informação

O mestrado em segurança da informação SECCLO do Erasmus Mundus se propõe a formar esses profissionais. O seu objetivo é qualificar engenheiros altamente qualificados para atender requisitos de contratação imediata e também necessidades de longo prazo da indústria de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC).

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

A sigla se refere à “segurança e computação em nuvem” (em inglês, “security and cloud computing”). O programa é um Erasmus Mundus Joint Master Degree, ou seja, daqueles cursos que são promovidos através de um consórcio entre várias universidades. Seis instituições fazem parte do SECCLO:

  • Aalto University (Finlândia);
  • Instituto Real de Tecnologia (Suécia);
  • Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega);
  • Universidade Técnica da Dinamarca (Dinamarca);
  • Universidade de Tartu (Estônia);
  • EURECOM – em parceria com o Institut Mines-Télécom (França).

O mestrado em segurança da informação combina habilidades práticas de engenharia com um currículo fortemente baseado em pesquisa. A língua oficial do curso é o inglês (em todas as universidades).

>> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia

O mestrado em segurança da informação na Europa

No primeiro ano, os estudantes frequentam aulas na Finlândia. Já no segundo, podem escolher uma das outras universidades do consórcio. A dissertação será realizada sob supervisão e orientação das duas instituições frequentadas pelo estudante.

Além disso, entre o primeiro e o segundo ano, o SECCLO oferece uma escola de verão para complementar o currículo. Durante uma semana, além de conhecer os tópicos mais atualizados no tema, os estudantes têm oportunidade de fazer networking.

Também antes de iniciar o segundo ano de estudos, os alunos realizam um estágio de verão em uma das empresas parceiras ou em um projeto de pesquisa. Quem faz o mestrado em segurança da informação recebe dois diplomas de mestrado – tanto da primeira quanto da segunda universidade na qual estudar.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para mestrado fora

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado em segurança da informação e computação em nuvem é oferecida aos candidatos mais bem colocados na seleção do curso.

Para estudantes provenientes de países não europeus, mas parceiros (“partner countries), a bolsa de estudos Erasmus Mundus inclui 1,4 mil euros/mês por 24 meses, o valor integral do curso e também seguro saúde. Brasileiros com cidadania europeia que não forem selecionados para as bolsas podem se candidatar como europeus e pagar a tuition de europeu (3 mil euros por ano). Mais abaixo damos dicas de como pagar taxas de universidade no exterior fazendo uma boa economia.

São oferecidas 16 bolsas de estudo para estudantes de países parceiros. Além disso, há ainda 1 bolsa destinada a contemplar apenas candidatos brasileiros ou mexicanos.

> Bolsistas erasmus mundus dão dicas para sua candidatura

Requisitos para aplicar ao SECCLO Erasmus

Como nos outros programas Erasmus Mundus, o candidato à bolsa não pode ter residido ou realizado as suas principais atividades em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Entre os requisitos para o mestrado em segurança da informação, é preciso ter diploma de graduação em engenharia (ciência da computação ou tecnologia da informação). O aluno precisa ter conhecimento em: matemática; programação; algoritmos; database; teoria da computação; redes; engenharia de software.

Os candidatos também devem saber inglês e apresentar um certificado como TOEFL ou IELTS.

>> 4 bolsas para estudar na Europa de graça

Candidatura ao mestrado em segurança da informação

O prazo para aplicar para o mestrado em segurança da informação é de 24 de novembro a 4 de janeiro. Não há um processo de candidatura separado para a bolsa de estudos. Portanto, é preciso sinalizar o interesse no benefício durante a application ao curso.

O estudante deve preencher um formulário de candidatura online e anexar a documentação solicitada. Ela deve estar acompanhada de tradução e é composta por:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo;
  • Outros documentos que considerar relevantes (certificados, publicações científicas, etc);
  • Cartas de recomendação;
  • Cópia do passaporte ou identidade;
  • Certificado de proficiência em inglês (pode ser enviado até 20 de janeiro).

Os selecionados serão notificados por e-mail tanto sobre a admissão no mestrado em segurança da informação quanto concessão da bolsa de estudo. Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Confira as informações sobre a bolsa
Veja mais detalhes sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

1 comentário em “SECCLO: mestrado em segurança da informação na Europa com tudo pago”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais