Mestrado em segurança da informação na Europa com tudo pago

mestrado em segurança da informação erasmus

Você já considerou fazer um mestrado em segurança da informação? Sabia que essa é uma formação que tende a ser cada vez mais valorizada? Neste artigo falamos sobre uma baita oportunidade para estudar na Europa com tudo pago e se tornar um profissional especializado na área.

Bolsas na Finlândia

É fato que o mundo está se tornando cada vez mais digital. Mas, será que estamos conseguindo dar conta disso em termos de proteção e privacidade? Dada a importância da questão, o mercado necessita mão de obra especializada.

>>> Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI

Como é o mestrado em segurança da informação

O mestrado em segurança da informação SECCLO se propõe a formar esses profissionais. O seu objetivo é qualificar engenheiros altamente qualificados para atender requisitos de contratação imediata e também necessidades de longo prazo da indústria de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC).

>>> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia

A sigla se refere à “segurança e computação em nuvem” (em inglês, “security and cloud computing”). O programa é um Erasmus Mundus Joint Master Degree, ou seja, daqueles cursos que são promovidos através de um consórcio entre várias universidades. Seis instituições fazem parte do SECCLO:

  • Aalto University (Finlândia);
  • Instituto Real de Tecnologia (Suécia);
  • Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega);
  • Universidade Técnica da Dinamarca (Dinamarca);
  • Universidade de Tartu (Estônia);
  • EURECOM – em parceria com o Institut Mines-Télécom (França).

O mestrado em segurança da informação combina habilidades práticas de engenharia com um currículo fortemente baseado em pesquisa. A língua oficial do curso é o inglês (em todas as universidades).

Sobre a estrutura do curso

No primeiro ano, os estudantes frequentam aulas na Finlândia. Já no segundo, podem escolher uma das outras universidades do consórcio. A dissertação será realizada sob supervisão e orientação das duas instituições frequentadas pelo estudante.

Além disso, entre o primeiro e o segundo ano, o SECCLO oferece uma escola de verão para complementar o currículo. Durante uma semana, além de conhecer os tópicos mais atualizados no tema, os estudantes têm oportunidade de fazer networking.

>>> Quanto custa estudar na Finlândia?

Também antes de iniciar o segundo ano de estudos, os alunos realizam um estágio de verão em uma das empresas parceiras ou em um projeto de pesquisa. Quem faz o mestrado em segurança da informação recebe dois diplomas de mestrado – tanto da primeira quanto da segunda universidade na qual estudar.

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado em segurança da informação e computação em nuvem é oferecida aos candidatos mais bem colocados na seleção do curso.

Para estudantes provenientes de países não europeus, mas parceiros (“partner countries), a bolsa inclui contribuição para custos de participação (9 mil euros por ano); auxílio viagem (3 ou 4 mil euros); auxílio instalação (1 mil euros por ano); subsídio mensal (1 mil euros/mês por 24 meses).

São oferecidas 16 bolsas de estudo para estudantes de países parceiros. Além disso, há ainda 1 bolsa destinada a contemplar apenas candidatos brasileiros ou mexicanos.

>>> Confira outras bolsas Erasmus

Requisitos para aplicar ao curso e à bolsa

Como nos outros programas Erasmus Mundus, o candidato à bolsa não pode ter residido ou realizado as suas principais atividades em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Entre os requisitos para o mestrado em segurança da informação, é preciso ter diploma de graduação em engenharia (ciência da computação ou tecnologia da informação). O aluno precisa ter conhecimento em: matemática; programação; algoritmos; database; teoria da computação; redes; engenharia de software.

Os candidatos também devem saber inglês e apresentar um certificado.

Candidatura ao mestrado em segurança da informação

O prazo para aplicar para o mestrado em segurança da informação é 10 de janeiro de 2020. Não há um processo de candidatura separado para a bolsa de estudos. Portanto, é preciso sinalizar o interesse no benefício durante a application ao curso.

O estudante deve preencher um formulário de candidatura online e anexar a documentação solicitada. Ela deve estar acompanhada de tradução e é composta por:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo;
  • Outros documentos que considerar relevantes (certificados, publicações científicas, etc);
  • Cartas de recomendação;
  • Cópia do passaporte ou identidade;
  • Certificado de inglês.

Para que a candidatura seja elegível, é preciso enviar também alguns documentos por correio, mais especificamente: cópia autenticada do diploma de graduação e do histórico acadêmico. Os dois com tradução juramentada. O endereço é:

SECCLO Admissions Office
Aalto University School of Science
P.O.Box 15400, Room B150
FI-00076 AALTO
Finland

Os selecionados serão notificados por e-mail tanto sobre a admissão no mestrado em segurança da informação quanto concessão da bolsa de estudo.

Saiba tudo sobre o curso
Confira as informações sobre a bolsa
Veja mais detalhes sobre a candidatura

 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.