mestrado em história erasmus italia florença

Bolsa Erasmus para mestrado em história em Portugal, Itália e outros países

Como não podia deixar de ser, o Erasmus Mundus também tem um programa de mestrado em história, com foco na esfera pública. O HIPS (Master in History in the Public Sphere) tem duração de dois anos e possibilidade de bolsa integral.

O curso propõe o estudo sobre como o passado é representado, contestado e negociado na esfera pública, explorando diferentes contextos, desde o início do período moderno até o presente de forma comparativa e transnacional.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2023

O idioma oficial do mestrado em história é o inglês e o estudante passa por três períodos de mobilidade entre diferentes universidades. O HIPS é organizado por quatro instituições:

  • Universidade Centro-Europeia (Hungria) – 1º semestre;
  • Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Japão) – 2º semestre;
  • Universidade de Florença (Itália) – opção para 3º semestre;
  • Universidade Nova de Lisboa (Portugal) – opção para 3º semestre.

No quarto semestre, os alunos podem escolher qualquer uma das universidades para encaminhar sua pesquisa e estágio. Além disso, durante o curso, também é possível fazer períodos breves de mobilidade em parceiros associados do consórcio.

>> Erasmus Mundus: Brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em história

O mestrado em história tem um custo de 12 mil euros por ano para não europeus. No entanto, é possível se candidatar à bolsas Erasmus+, que são oferecidas com base no mérito.

As bolsas incluem os custos de participação, auxílio para despesas de viagem e instalação, além de um subsídio mensal.

Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus como brasileiro não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>> Como validar diploma obtido no Exterior

Requisitos para ingressar no HIPS

Entre os requisitos do HIPS, estão ter graduação em uma instituição de ensino superior reconhecida em um campo relevante para o programa – preferencialmente em ciências humanas ou sociais. Para candidatos com formações em outras áreas, será levada em consideração a experiência profissional.

Para se candidatar, também é preciso ter conhecimento em inglês comprovado por uma prova de proficiência no idioma. São aceitos testes como TOEFL, IELTS, PTE e Cambridge Exams.

>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Como se candidatar para o mestrado em história

As inscrições para o mestrado em história são online. Quem tem interesse em concorrer à bolsa deve se candidatar até 1º de fevereiro de 2024.

Os documentos solicitados ao aplicar incluem:

Além disso, o candidato deverá indicar seus interesses de pesquisa e preferências temáticas e de mobilidade.

Precisa de ajuda para candidatar?

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse a página sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais