Como não podia deixar de ser, o Erasmus Mundus também tem um programa de mestrado em história, com foco na esfera pública. O HIPS (Master in History in the Public Sphere) tem duração de dois anos e possibilidade de bolsa integral.
O curso propõe o estudo sobre como o passado é representado, contestado e negociado na esfera pública, explorando diferentes contextos, desde o início do período moderno até o presente de forma comparativa e transnacional.
O idioma oficial do mestrado em história é o inglês e o estudante passa por três períodos de mobilidade entre diferentes universidades. O HIPS é organizado por quatro instituições:
- Universidade Centro-Europeia (Hungria) – 1º semestre;
- Universidade de Florença (Itália) – opção para 3º semestre;
- Universidade Nova de Lisboa (Portugal) – opção para 3º semestre;
- Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Japão) – 2º semestre.
No quarto semestre, os alunos podem escolher qualquer uma das universidades para encaminhar sua pesquisa e estágio. Além disso, durante o curso, também é possível fazer períodos breves de mobilidade em parceiros associados do consórcio.
>> Erasmus Mundus: Brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em história
O mestrado em história tem um custo de 12 mil euros por ano para não europeus. No entanto, é possível se candidatar à bolsas Erasmus+, que são oferecidas com base no mérito.
As bolsas incluem os custos de participação, auxílio para despesas de viagem e instalação, além de um subsídio mensal de 1 mil euros.
Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus como brasileiro não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Requisitos para ingressar no HIPS
Entre os requisitos do HIPS, estão ter graduação em uma instituição de ensino superior reconhecida em um campo relevante para o programa – preferencialmente em ciências humanas ou sociais. Para candidatos com formações em outras áreas, será levada em consideração a experiência profissional.
Para se candidatar, também é preciso ter conhecimento em inglês comprovado por uma prova de proficiência no idioma. São aceitos testes como TOEFL, IELTS, PTE e Cambridge Exams.
>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Como se candidatar para o mestrado em história
As inscrições para o mestrado em história são online. Quem tem interesse em concorrer à bolsa deve se candidatar até 1º de fevereiro de 2022.
Os documentos solicitados ao aplicar incluem:
- Histórico acadêmico;
- Currículo;
- Carta de motivação (máx. 1.000 palavras);
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS);
- Comprovante de residência;
- Duas cartas de recomendação.
Além disso, o candidato deverá indicar seus interesses de pesquisa e preferências temáticas e de mobilidade.
Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube com brasileiras bolsistas do Erasmus:
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse a página sobre a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS