Mestrado em gestão de recursos naturais com bolsa Erasmus para estudar na Europa

Já pensou em fazer um mestrado em gestão de recursos naturais na Europa com tudo pago? O International Master of Science in Sustainable and Innovative Natural Resource Management (SINReM) é uma oportunidade e tanto!

Bolsas Erasmus

O curso é organizado pelo Centro Internacional de Treinamento da Faculdade de Engenharia de Biociências da Universidade de Ghent e da EIT RawMaterials Academy e tem possibilidade de bolsa Erasmus Mundus.

O mestrado em gestão de recursos naturais tem duração de dois anos e, durante esse período, os alunos estudam em mais de um país.

>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Sobre a mobilidade do mestrado em gestão de recursos naturais

No 1º semestre, os alunos estudam na Universidade de Ghent (Bélgica) sobre cadeia de valor das matérias-primas e os desafios da sustentabilidade da economia circular. Em setembro, eles fazem um curso de três semanas sobre a cadeia de processamento de recursos minerais na TU Freiberg (Alemanha).

Já o 2º semestre será na Universidade de Uppsala (Suécia), onde se estuda sobre a exploração de georrecursos e empreendedorismo. Depois, durante a primeira parte do verão, tem a continuação do curso sobre química de recursos na TU Freiberg.

O 3º semestre é o momento no qual os estudantes escolhem um foco de especialização em uma das três universidades parceiras, enquanto o 4º é dedicado à produção da dissertação.

Além disso, durante o mestrado em gestão de recursos naturais, os estudantes fazem um estágio relacionado à área que escolheram seguir. O estágio é supervisionado por um membro do corpo docente e um parceiro não acadêmico da rede de parcerias do SINReM – que inclui institutos de pesquisa, empresas privadas e outras instituições.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como são as bolsas Erasmus para o SINReM

Existe a possibilidade de bolsas Erasmus Mundus para estudantes do curso de todas as nacionalidades. Os benefícios são direcionados pelo comitê de seleção do curso, com base na força do perfil acadêmico e na motivação do candidato.

As bolsas incluem os custos de participação no curso (49 mil euros), subsídio mensal de 1 mil euros e auxílio para despesas de viagem e instalação.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Requisitos de admissão no mestrado em gestão de recursos naturais

Para se candidatar para o mestrado em gestão de recursos naturais, é preciso ter graduação em uma área relacionada ao escopo do SINReM – engenharia, biotecnologia, ciência ambiental, geologia, geofísica, ciência de materiais etc.

Ainda, é fundamental ter uma sólida formação em ciências, incluindo matemática e/ou física e química. Espera-se também que o candidato tenha concluído a faculdade com notas boas, preferencialmente entre os 30% melhores alunos da turma.

Por fim, é necessário ter proficiência em inglês, com certificado obtido há não mais de cinco anos:

  • TOEFL iBT (nota mínima 86 de um total de 120);
  • TOEFL pBT (nota mínima 570);
  • IELTS Academics (nota mínima geral 6,5 e 6 no Writing);
  • Cambridge Certificate of Advanced English (CAE).

>> O que brasileiros acham dos mestrados Erasmus Mundus

Como se candidatar para o SINReM

O período de inscrições do mestrado em gestão de recursos naturais vai de 15 de outubro a 28 de fevereiro para quem deseja concorrer às bolsas Erasmus.

A candidatura deve ser feita por meio do portal, no qual o interessado deve fazer o upload da documentação, que deve ser enviada em inglês:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Passaporte;
  • Carta de motivação (mostrando que o escopo do SINReM está alinhado com a sua formação anterior e os seus objetivos para o futuro);
  • Currículo;
  • Duas cartas de recomendação.

Os candidatos selecionados para ingressar no curso em setembro de 2022 serão notificados sobre o resultado em abril.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre o programa
Confira informações sobre as bolsas
Veja como se candidatar

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Jaqueline Crestani

Posts Recentes

Oportunidade para viajar com tudo pago para evento de diplomacia no Egito

Imagina ganhar uma bolsa para evento de juventude e diplomacia no Egito com jovens de…

1 week atrás

Programa de estágio na Coreia do Sul para estudantes de graduação

O Graduate Institute of Ferrous & Energy Material Technology, o único instituto de ensino superior…

1 week atrás

Bolsa da Universidade de Maastricht para mestrado na Holanda

Estão abertas até 1º de fevereiro as candidaturas para um programa que concede bolsa na…

1 week atrás

Erasmus tem bolsa para mestrado na área de educação de adultos na Europa e Malásia

Já pensou em ganhar uma bolsa para mestrado na área da educação de adultos? Pois…

1 week atrás

Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade…

1 week atrás

Bocconi: Universidade oferece bolsas de graduação na Itália

A Università Commerciale Luigi Bocconi, conhecida como "Bocconi", é uma renomada instituição de ensino superior…

1 week atrás