Já pensou em fazer um mestrado em gestão de recursos naturais na Europa com tudo pago? O International Master of Science in Sustainable and Innovative Natural Resource Management (SINReM) é uma oportunidade e tanto!
O curso é organizado pelo Centro Internacional de Treinamento da Faculdade de Engenharia de Biociências da Universidade de Ghent e da EIT RawMaterials Academy e tem possibilidade de bolsa Erasmus Mundus.
O mestrado em gestão de recursos naturais tem duração de dois anos e, durante esse período, os alunos estudam em mais de um país.
>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Sobre a mobilidade do mestrado em gestão de recursos naturais
No 1º semestre, os alunos estudam na Universidade de Ghent (Bélgica) sobre cadeia de valor das matérias-primas e os desafios da sustentabilidade da economia circular. Em setembro, eles fazem um curso de três semanas sobre a cadeia de processamento de recursos minerais na TU Freiberg (Alemanha).
Já o 2º semestre será na Universidade de Uppsala (Suécia), onde se estuda sobre a exploração de georrecursos e empreendedorismo. Depois, durante a primeira parte do verão, tem a continuação do curso sobre química de recursos na TU Freiberg.
O 3º semestre é o momento no qual os estudantes escolhem um foco de especialização em uma das três universidades parceiras, enquanto o 4º é dedicado à produção da dissertação.
Além disso, durante o mestrado em gestão de recursos naturais, os estudantes fazem um estágio relacionado à área que escolheram seguir. O estágio é supervisionado por um membro do corpo docente e um parceiro não acadêmico da rede de parcerias do SINReM – que inclui institutos de pesquisa, empresas privadas e outras instituições.
>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Como são as bolsas Erasmus para o SINReM
Existe a possibilidade de bolsas Erasmus Mundus para estudantes do curso de todas as nacionalidades. Os benefícios são direcionados pelo comitê de seleção do curso, com base na força do perfil acadêmico e na motivação do candidato.
As bolsas incluem os custos de participação no curso (49 mil euros), subsídio mensal de 1 mil euros e auxílio para despesas de viagem e instalação.
>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Requisitos de admissão no mestrado em gestão de recursos naturais
Para se candidatar para o mestrado em gestão de recursos naturais, é preciso ter graduação em uma área relacionada ao escopo do SINReM – engenharia, biotecnologia, ciência ambiental, geologia, geofísica, ciência de materiais etc.
Ainda, é fundamental ter uma sólida formação em ciências, incluindo matemática e/ou física e química. Espera-se também que o candidato tenha concluído a faculdade com notas boas, preferencialmente entre os 30% melhores alunos da turma.
Por fim, é necessário ter proficiência em inglês, com certificado obtido há não mais de cinco anos:
- TOEFL iBT (nota mínima 86 de um total de 120);
- TOEFL pBT (nota mínima 570);
- IELTS Academics (nota mínima geral 6,5 e 6 no Writing);
- Cambridge Certificate of Advanced English (CAE).
Como se candidatar para o SINReM
O período de inscrições do mestrado em gestão de recursos naturais vai de 15 de outubro a 28 de fevereiro para quem deseja concorrer às bolsas Erasmus.
A candidatura deve ser feita por meio do portal, no qual o interessado deve fazer o upload da documentação, que deve ser enviada em inglês:
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Passaporte;
- Carta de motivação (mostrando que o escopo do SINReM está alinhado com a sua formação anterior e os seus objetivos para o futuro);
- Currículo;
- Duas cartas de recomendação.
Os candidatos selecionados para ingressar no curso em setembro de 2022 serão notificados sobre o resultado em abril.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o programa
Confira informações sobre as bolsas
Veja como se candidatar
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS