mestrado em gestao de recursos naturais ghent belgica

SINReM: Mestrado em gestão de recursos naturais com bolsa Erasmus para estudar na Europa

Já pensou em fazer um mestrado em gestão de recursos naturais na Europa com tudo pago? O International Master of Science in Sustainable and Innovative Natural Resource Management (SINReM) é uma oportunidade e tanto!

O curso é organizado pelo Centro Internacional de Treinamento da Faculdade de Engenharia de Biociências da Universidade de Ghent e da EIT RawMaterials Academy e tem possibilidade de bolsa Erasmus Mundus.

O mestrado em gestão de recursos naturais tem duração de dois anos e, durante esse período, os alunos estudam em mais de um país.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Sobre a mobilidade do mestrado em gestão de recursos naturais

No 1º semestre, os alunos estudam na Universidade de Ghent (Bélgica) sobre cadeia de valor das matérias-primas e os desafios da sustentabilidade da economia circular. Em setembro, eles fazem um curso de três semanas sobre a cadeia de processamento de recursos minerais na TU Freiberg (Alemanha).

Já o 2º semestre será na Universidade de Uppsala (Suécia), onde se estuda sobre a exploração de georrecursos e empreendedorismo. Depois, durante a primeira parte do verão, tem a continuação do curso sobre química de recursos na TU Freiberg.

>>> Melhores bolsas na Europa

O 3º semestre é o momento no qual os estudantes escolhem um foco de especialização em uma das três universidades parceiras, enquanto o 4º é dedicado à produção da dissertação.

Além disso, durante o mestrado em gestão de recursos naturais, os estudantes fazem um estágio relacionado à área que escolheram seguir: sociedades circulares, recuperação de recursos & materiais sustentáveis, processos sustentáveis ou exploração de georecursos. O estágio é supervisionado por um membro do corpo docente e um parceiro não acadêmico da rede de parcerias do SINReM – que inclui institutos de pesquisa, empresas privadas e outras instituições.

Como são as bolsas Erasmus para o SINReM

Existe a possibilidade de bolsas Erasmus Mundus para estudantes do curso de todas as nacionalidades. Os benefícios são direcionados pelo comitê de seleção do curso, com base na força do perfil acadêmico e na motivação do candidato.

As bolsas incluem os custos de participação no curso (49 mil euros), subsídio mensal de 1,4 mil euros e seguro saúde.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Requisitos do mestrado em gestão de recursos naturais na Europa

Para se candidatar para o mestrado em gestão de recursos naturais, é preciso ter graduação em uma área relacionada ao escopo do SINReM – engenharia, biotecnologia, ciência ambiental, geologia, geofísica, ciência de materiais etc.

Ainda, é fundamental ter uma sólida formação em ciências, incluindo matemática e/ou física e química. Espera-se também que o candidato tenha concluído a faculdade com notas boas, preferencialmente entre os 30% melhores alunos da turma.

Por fim, é necessário ter proficiência em inglês, com certificado obtido há não mais de cinco anos:

  • TOEFL iBT (nota mínima 86 de um total de 120);
  • TOEFL pBT (nota mínima 570);
  • IELTS Academics (nota mínima geral 6,5 e 6 no Writing);
  • Cambridge Certificate of Advanced English (CAE).

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

Como se candidatar para o SINReM Erasmus

O período de inscrições do SINRem Erasmus mestrado em gestão de recursos naturais vai de 15 de outubro a 28 de fevereiro para quem deseja concorrer às bolsas Erasmus.

A candidatura deve ser feita por meio do portal, no qual o interessado deve fazer o upload da documentação, que deve ser enviada em inglês:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Passaporte;
  • Carta de motivação (mostrando que o escopo do SINReM está alinhado com a sua formação anterior e os seus objetivos para o futuro);
  • Currículo;
  • Duas cartas de recomendação.

Os candidatos selecionados para ingressar no curso em setembro de 2024 serão notificados sobre o resultado em abril.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Saiba mais sobre o programa
Veja como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais