Mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha com bolsa

mestrado em direito da propriedade intelectual alemanha

Para quem se interessa pelas questões referentes à propriedade intelectual e afins, a Universidade de Göttingen, na Alemanha, tem um mestrado em direito focado justamente nessa temática. E o melhor: a instituição reserva algumas bolsas para os candidatos bem colocados.

Bolsas na Alemanha

O Mestrado em Direito Europeu e Transnacional de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação (LIPIT) é em inglês e tem duração de um ano. Ele tem o objetivo de aprofundar questões legais relacionadas à criação e uso de obras literárias ou artísticas, invenções, informações digitais e etc.

Durante o curso, os alunos estudam uma ampla variedade de temas: direitos autorais; patentes; marcas registradas; telecomunicações; comércio eletrônico; segurança da informação e proteção de dados.

>>> Como achar cursos em inglês na Alemanha

Sobre as bolsas para o mestrado em propriedade intelectual

O valor da taxa de matrícula no LIPIT é de 7,8 mil euros, mas pode ser um pouco mais baixo dependendo do momento da inscrição. O estudante também precisa pagar uma contribuição semestral de 350 euros.

Contudo, todos os anos a Faculdade de Direito de Göttingen costuma conceder bolsas de isenção integral ou parcial da matrícula para os melhores candidatos. O curso é uma ótima opção para quem não tem os requisitos exigidos pelo curso similar do DAAD em Direito que oferece bolsa no programa EPOS

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Requisitos para o mestrado em direito e a bolsa

O mestrado em direito da propriedade intelectual é voltado a advogados que trabalham ou desejam trabalhar com indústrias criativas e inovadoras. No entanto, ele é focado em propriedade intelectual e tecnologia da informação. Esses ramos se encontram em uma interseção entre lei, tecnologia, ciência e artes.

Por isso, também está aberto a engenheiros, cientistas da computação, gerentes de mídia e outros profissionais com graduação interessados em regulamentação e mecanismos de proteção nas áreas de PI e TI.

Saber inglês é um requisito fundamental para entrar no curso. É necessário comprovar o conhecimento através de um certificado como TOEFL (mínimo: 80 – internet based; 550 – paper-based) ou IELTS (mínimo 6). Outras provas são aceitas se a nota alcançada corresponder no mínimo ao nível C1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Além de ser um requisito, pode ser um ponto forte ter uma boa pontuação no exame de língua. Isso porque esse fator ajuda a obter uma classificação melhor na seleção para admissão no curso.

>>> Como achar cursos gratuitos na Alemanha

Candidatura à bolsa mestrado em propriedade intelectual

Com relação à bolsa da universidade, não é necessário enviar uma candidatura separada. Todos os candidatos ao mestrado em direito da propriedade intelectual que indicarem o interesse no formulário são automaticamente considerados.

Para se candidatar ao curso, é preciso preencher o formulário de candidatura e enviá-lo por email juntamente com os seus documentos para LIPIT@uni-goettingen.de. A documentação necessária é composta por:

Se os documentos da lista não estiverem em inglês ou alemão, eles precisam estar acompanhados de tradução. No momento da candidatura, as cópias e as traduções não precisam ser certificadas. Porém, se for admitido, você terá que fornecer os documentos originais ou cópias autenticadas.

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Prazos e fases da seleção

Os pré-selecionados serão contatados para uma entrevista por Skype. Essa fase irá tratar sobre a formação, a motivação, os interesses acadêmicos e os objetivos profissionais do candidato.

Há mais de um prazo para envio das candidaturas, porém os estudantes estrangeiros são encorajados a se candidataram o quanto antes. Quanto maior a antecedência, mais chances de ser admitido. A primeira rodada de inscrições vai até 1º de janeiro de 2020.

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.