Mestrado em bioeconomia sustentável na Europa com bolsa Erasmus

bolsa mestrado em bioeconomia erasmus bioceb

O Bioceb é mais um curso Erasmus Mundus com especialização em uma área muito importante e atual – desta vez um mestrado em bioeconomia. As inscrições para quem deseja ser admitido com bolsa encerram dia 24 de fevereiro.

Bolsas de mestrado

A bioeconomia parte de uma visão baseada no uso sustentável de recursos biológicos com o intuito de preservar a biodiversidade e favorecer sistemas de economia circular.

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Como é o Bioceb

O nome completo do curso é Mestrado Europeu em Engenharia biológica e Química para uma Bioeconomia sustentável (European Master in Biological and Chemical Engineering for a Sustainable Bioeconomy). Ele tem duração de dois anos e as disciplinas são ministradas em inglês.

O objetivo do Bioceb é formar futuros líderes em pesquisa e inovação para enfrentar os desafios relacionados à implantação da bioeconomia em todo o mundo. Sendo assim, ele é interdisciplinar e capacita os alunos para implementar abordagens sistêmicas da cadeia de valor.

Diversidade de recursos biológicos e uso otimizado, design e aprimoramento de bioprocessos, engenharia de produtos de base biológica são os três pilares do mestrado em bioeconomia.

>>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus sobre os cursos e o processo de candidatura

Programa de estudos

Os estudantes do curso têm a oportunidade de viver em pelo menos dois países europeus. Os estudos resultam em três diplomas de mestrado em instituições de ensino internacionalmente reconhecidas.

Há cinco percursos possíveis dentro do curso, conduzidos pelas universidades do consórcio que compõe o mestrado:

  • AgroParisTech – França (2º semestre; 3º semestre)
  • Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA) – França (1º semestre)
  • Aalto University – Finlândia
  • Universidade de Tecnologia de Talim (TalTech) – Estônia (2º semestre)
  • Universidade deLiège (ULiège) – Bélgica (3º semestre)

O 4º semestre é dedicado a um estágio e à dissertação. O local é definido de acordo com a área de especialização de cada estudante. O programa do curso com os possíveis percursos de estudos está nesta página.

>>> Veja dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Bolsas para o mestrado em bioeconomia

Sendo bolsas Erasmus Mundus, os brasileiros entram na categoria dos estudantes de países parceiros. O benefício para o mestrado em bioeconomia inclui os custos de participação (9 mil euros), contribuição para as despesas de viagem e instalação (2 ou 3 mil euros + 1 mil euros) e subsídio para subsistência (1 mil euros/mês).

>>> Saiba tudo sobre os cursos e as bolsas Erasmus

Lembrando que para concorrer a essas bolsas, o candidato não pode ter residido nem mantido a sua principal atividade em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos 5 anos.

Candidatura para o programa

A candidatura para as bolsas é realizada durante a inscrição regular no Bioceb. Ela deve ser feita no site e o interessado deve anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Currículo (Formato Europass);
  • Carta de motivação;
  • Cópia do diploma de graduação (com tradução em inglês);
  • Histórico acadêmico (com tradução em inglês);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do diploma do ensino médio.

É possível se candidatar até o dia 24 de fevereiro. O resultado da seleção deve ser divulgado a partir do final de março.

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Inscreva-se agora

 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.