Bioceb: Mestrado em bioeconomia sustentável na Europa com bolsa Erasmus
O Bioceb é mais um curso em bioeconomia Erasmus Mundus. As inscrições para quem deseja ser admitido para o mestrado com bolsa de estudos integral se encerram dia 18 de janeiro.
Como é o Erasmus Bioceb
O nome completo do curso é Mestrado Europeu em Engenharia biológica e Química para uma Bioeconomia sustentável (European Master in Biological and Chemical Engineering for a Sustainable Bioeconomy). Ele tem duração de dois anos e as disciplinas são ministradas em inglês.
O objetivo do Bioceb é formar futuros líderes em pesquisa e inovação para enfrentar os desafios relacionados à implantação da bioeconomia em todo o mundo. Sendo assim, ele é interdisciplinar e capacita os alunos para implementar abordagens sistêmicas da cadeia de valor.
Diversidade de recursos biológicos e uso otimizado, design e aprimoramento de bioprocessos, engenharia de produtos de base biológica são os três pilares do mestrado em bioeconomia.
>> Mitos sobre fazer pós-graduação nos EUA
O que é a Bioeconomia?
A bioeconomia parte de uma visão baseada no uso sustentável de recursos biológicos com o intuito de preservar a biodiversidade e favorecer sistemas de economia circular. Esse modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos visa oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção oferecendo recursos mais verdes e menos agressivos ao meio ambiente.
A bioeconomia tem potencial para usar e aprimorar toda a multifuncionalidade da agricultura em prol da produção de alimentos, fibra, energia, prestação de serviços ambientais e ecos insumosistêmicos, química verde e novos insumos.
>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023
Universidades do curso de bioeconomia
Os estudantes do curso têm a oportunidade de viver em pelo menos dois países europeus. Os estudos resultam em três diplomas de mestrado em instituições de ensino internacionalmente reconhecidas.
Há cinco percursos possíveis dentro do curso, conduzidos pelas universidades do consórcio que compõe o mestrado:
- AgroParisTech – França (2º semestre; 3º semestre)
- Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA) – França (1º semestre)
- Aalto University – Finlândia
- Universidade de Tecnologia de Talim (TalTech) – Estônia (2º semestre)
- Universidade deLiège (ULiège) – Bélgica (3º semestre)
O 4º semestre é dedicado a um estágio e à dissertação. O local é definido de acordo com a área de especialização de cada estudante. O programa do curso com os possíveis percursos de estudos está nesta página.
>>> Bolsas integrais para mestrado na Suécia
Bolsas para o curso de mestrado em bioeconomia
Sendo bolsas Erasmus Mundus, os brasileiros entram na categoria dos estudantes de países parceiros. O benefício para o curso de mestrado em bioeconomia inclui os custos de participação (9 mil euros), contribuição para as despesas de viagem e instalação (2 ou 3 mil euros + 1 mil euros) e subsídio para subsistência (1 mil euros/mês).
Lembrando que para concorrer a essas bolsas, o candidato não pode ter residido nem mantido a sua principal atividade em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos 5 anos.
Candidatura para o Bioceb com bolsa Erasmus Mundus
A candidatura para as bolsas para o curso em bioeconomia é realizada durante a inscrição regular no Bioceb. Ela deve ser feita no site e o interessado deve anexar os seguintes documentos:
- Cópia do passaporte;
- Currículo (Formato Europass);
- Carta de motivação;
- Cópia do diploma de graduação (com tradução em inglês);
- Histórico acadêmico (com tradução em inglês);
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS e outros);
- Comprovante de residência;
- Cópia do diploma do ensino médio.
É possível se candidatar até o dia 26 de janeiro. O resultado da seleção deve ser divulgado a partir do final de março.
>>> Intercâmbio e trabalho: melhores oportunidades
Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
>> Visto para trabalhar na Alemanha
Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Inscreva-se agora
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.