Pesquisa e doutorado na Suíça com bolsas de estudo do governo




bolsas governo suíço doutorado na suíça pesquisa

A Embaixada da Suíça anunciou no início de agosto a abertura do edital do programa voltado a estudantes brasileiros. O governo do país oferece bolsas para doutorado na Suíça, além de pós-doc e pesquisa.

O interessado deve encontrar uma universidade ou instituto de pesquisa, um programa de pós-graduação e um aceite de orientador antes de se candidatar.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Sobre o programa de bolsa do governo da Suíça

As Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2023/2024 não abrange graduação e mestrado. As modalidades acadêmicas contempladas são as seguintes:

Doutorado: para candidatos interessados em fazer doutorado na Suíça com duração máxima de 3 anos.

Pós-doutorado: voltada a pesquisadores que já tenham doutorado e que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doc em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

Pesquisa: para candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado ou médicos que cursam especialização e estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça. Esta também tem duração máxima de 12 meses.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2022

Os interessados devem ter o aceite de uma das seguintes instituições

>>> Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa

Como são as bolsas de pesquisa e doutorado na Suíça

Quem ganhar a bolsa para pesquisa ou doutorado na Suíça receberá um pagamento mensal de 1.920 francos suíços. O programa do governo suíço também disponibiliza seguro saúde e passagens aéreas. O bolsista tem ainda um subsídio fixo para uma passagem de regresso para o seu país de origem ao acabar o período da bolsa.

Ele recebe também um auxílio de 300 francos suíços para acomodação no início do programa. É disponibilizado ainda um cartão para transporte público.

>> Veja outras bolsas para fazer doutorado no exterior

Requisitos das bolsas de estudo da Embaixada da Suíça

Para concorrer a uma das bolsas para pesquisa ou doutorado na Suíça, é preciso ter mestrado (concluído antes de julho de 2022) reconhecido pela universidade suíça. Os candidatos devem ter nascido após 31 de dezembro de 1987.

Não são elegíveis estudantes que estejam residindo na Suíça há mais de um ano no início da bolsa. Também não são elegíveis pessoas que já foram beneficiadas em outros programas do governo suíço anteriormente.

>> 5 bolsas de doutorado pleno no Exterior

É necessário fornecer uma carta de um professor anfitrião (incluindo um breve currículo) da instituição de ensino escolhida. O documento deve confirmar que ele está disposto a orientar e apoiar a pesquisa.

Também é preciso enviar um projeto de pesquisa incluindo um cronograma. A proposta é a parte mais importante da candidatura. Por isso, aconselha-se que o candidato dedique toda a atenção necessária para isso.

Espera-se que os selecionados se transfiram para a Suíça durante o período de concessão da bolsa. Além disso, eles devem ter as competências linguísticas necessárias para estudar no país.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado fora

Candidatura às bolsas para doutorado na Suíça

A candidatura às bolsas para doutorado na Suíça deve ser feita através da embaixada do país no Brasil. Para receber os formulários de inscrição é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected] O interessado deve enviar duas vias da candidatura: uma original e uma cópia.

A primeira deve ter os documentos originais e assinados, as cartas de recomendação confidenciais e traduções autenticadas em inglês. A segunda deve ser a cópia da primeira, com exceção das cartas de recomendação, que só vão na primeira.

Doutorado na Suíça: documentação necessária

Para poder fazer a candidatura para as bolsas de estudo do governo da suiça é necessário

  • Formulário de candidatura assinado com foto;
  • Currículo completo com lista de publicações e prêmios;
  • Carta de motivação (máximo 2 páginas);
  • Projeto de pesquisa (máximo 5 páginas, utilizando o formulário disponibilizado pela FCS);
  • Cópia da carta de aceite do professor acadêmico anfitrião;
  • Breve currículo do mentor acadêmico da instituição de origem;
  • Duas cartas de recomendação confidenciais de dois professores de diferentes campos (utilizando o formulário de referência);
  • Cópia de certificados e histórico da universidade, começando pelo mais recente;
  • Certificado médico assinado (utilizando o formulário já existente;
  • Duas cópias do passaporte do requerente (quem tiver dupla cidadania deve enviar cópia dos dois);
  • Candidatos que já estejam na Suíça devem adicionar uma cópia da autorização de residência no país.

A data limite para envio da candidatura é 28 de outubro, sendo considerada a data de postagem. A bolsa começa a valer a partir do dia 1º de setembro de 2023.

A seleção é baseada no perfil do candidato, além da qualidade do seu projeto de pesquisa, da sinergia e do potencial para uma futura colaboração em pesquisa. O contexto acadêmico e a qualidade da orientação também serão levados em consideração.

Em caso de dúvidas, é possível escrever para [email protected] ou telefonar para a Embaixada Suíça no (61) 3443 5500.

Saiba tudo sobre o programa

Todas as bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio