mestrado na suíça EPFL Lausanne

Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) dá bolsas para mestrado na Suíça

Inscrições até 15/12/2023

A Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) está com o edital do seu programa de bolsas para mestrado na Suíça aberto, o Excellence Fellowships. A instituição é uma das mais conceituadas universidades técnicas da Europa.

O programa de bolsas de mestrado na Suíça contempla estudantes com excelente histórico acadêmico. Alguns benefícios são financiados pela própria EPFL e outros por fundações ou empresas privadas parceiras.

A instituição tem uma vasta oferta  de cursos de mestrado, entre eles matemática, robótica, física, data science, biotecnologia, arquitetura e engenharias de diversos tipos.

>>> Melhores bolsas para estudar no Exterior de graça

As bolsas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça

As bolsas para mestrado na Suíça incluem 10 mil francos suíços por semestre (equivalente a mais de R$ 50 mil) e acomodação na residência universitária. Com o auxílio recebido, os bolsistas serão responsáveis por cobrir as suas despesas durante os estudos (taxas universitárias e outros gastos).

>>> Veja outras oportunidades de bolsa para mestrado no exterior

O programa tem duração máxima de dois anos. Contudo, a renovação da bolsa para o segundo ano de estudos é condicionada ao desempenho do bolsista.

Visto que saber francês é fortemente recomendado, a EPFL oferece um curso intensivo para estudantes internacionais. As aulas costumam começar no final de agosto e tem duração de três semanas.

EPFL: cursos oferecidos

A Universidade Suíça oferece 29 cursos de mestrados divididos em diferentes departamentos, são eles

Escola de Arquitetura, Engenharia Civil e Ambiental

  • Arquitetura
  • Engenharia Civil
  • Ciências e Engenharia Ambientais

Escola de engenharia

  • Engenharia elétrica e eletrônica
  • Engenharia Mecânica
  • Microengenharia
  • Robótica
  • Ciência e Engenharia de Materiais
  • Ciência e Tecnologia de Energia

Escola de Ciências da Computação e Comunicação

  • Ciência da Computação
  • Sistemas de comunicação
  • Ciência de dados
  • Cíbersegurança

Escola de Ciências Básicas

  • Química Molecular e Biológica
  • Engenharia Química e Biotecnologia
  • Matemática
  • Matemática Aplicada
  • Estatisticas
  • Ciência e Engenharia Computacional
  • Física
  • Física aplicada
  • Engenharia nuclear

Escola de Ciências da Vida

  • Engenharia de Ciências da Vida

Faculdade de Gestão de Tecnologia

  • Engenharia financeira
  • Gestão, Tecnologia e Empreendedorismo
  • Gestão e Tecnologia Sustentáveis

Faculdade de Humanidades

  • Humanidades Digitais

>> Como trabalhar na ONU

Como ganhar bolsa da EPFL na Suíça

Qualquer pessoa que se inscrever para um mestrado na Suíça na EPFL é elegível para as bolsas do programa. A maior parte dos cursos desse nível são ministrados em inglês, portanto é preciso saber o idioma para aplicar.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como é uma bolsa de “excelência”, um dos requisitos é ter um bom histórico acadêmico. Mas, como já falamos outras vezes, é difícil saber exatamente o que isso significa, já que depende dos outros concorrentes.

A EPFL não permite que o bolsista receba outro auxílio durante o programa. No entanto, como estudante de mestrado na Suíça, é possível trabalhar sem que a bolsa seja reduzida ou interrompida.

Não são elegíveis candidatos que já tenham outro diploma de mestrado.

Candidatura às bolsas para mestrado na Suíça

A candidatura às bolsas de mestrado na Suíça deve ser feita durante o preenchimento do formulário de inscrição no curso. Nele, os interessados poderão indicar se desejam ser considerados para participar do programa.

A documentação necessária para a application online é composta por:

  • Currículo;
  • Cópia do certificado de graduação;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Carta de motivação (máx. 1 mil palavras);
  • Três referências acadêmicas (que serão contatadas para enviar cartas de recomendação);
  • Passaporte.

Outros documentos, como certificados do TOEFL ou GRE, publicações ou portfólio, não são obrigatórios, mas podem ser anexados.

Existem dois prazos para envio das candidaturas, que variam de acordo com o período de início das aulas. São eles 15 de abril e 15 de dezembro.

Os candidatos selecionados serão notificados no final de junho (deadline em abril) ou início de abril (deadline em dezembro). Eles terão de duas a quatro semanas para confirmar a aceitação da bolsa.

A Escola Politécnica Federal de Lausanne é uma universidade técnica cosmopolita, que acolhe estudantes, professores e colaboradores de mais de 120 nacionalidades.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected].

>>> Onde brasileiro paga pouco para fazer pós-graduação

A Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça

A École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) é uma universidade pública de pesquisa localizada em Lausanne, Suíça. É especializada em ciências naturais e engenharia. É um dos dois Institutos Federais de Tecnologia da Suíça, com três missões principais: educação, pesquisa e inovação. O QS World University Rankings classifica a EPFL em 14º lugar no mundo em todos os campos em seu ranking 2020/2021, enquanto o Times Higher Education World University Rankings classifica a EPFL como a 19ª melhor escola do mundo para Engenharia e Tecnologia em 2020. A Escola Politécnica Federal de Lausanne EPFL faz parte do Domínio dos Institutos Federais de Tecnologia da Suíça (Domínio ETH), que depende diretamente do Departamento Federal de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja como funciona a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais