A Universidade de Lausanne está recebendo candidaturas para o seu edital de bolsas para mestrado na Suíça. O programa é voltado para estudantes estrangeiros de excelência e concede 10 benefícios por ano.
A bolsa tem a mesma duração do período mínimo do curso escolhido pelo estudante. O valor pode chegar a 1,6 mil francos suíços por mês (equivalente a mais de R$ 6 mil). Além disso, as bolsas para mestrado na Suíça isentam os estudantes de taxas de inscrição. O aluno deverá contribuir apenas com 80 francos suíços por semestre.
A bolsa, no entanto, não cobre todo o custo de vida de um estudante na Suíça. O custo de vida em Lausanne fica em torno de 1950 francos suíços por mês. Passagens aéreas ou despesas com visto também não estão cobertas.
O programa contempla todos os cursos de mestrado da instituição, com exceção de: mestrados em medicina, em direito, em educação e todos os programas de doutorado. Neste link, você encontra a lista de cursos.
Requisitos para concorrer às bolsas para mestrado na Suíça
Os requisitos para concorrer e participar do programa de benefícios para estudantes estrangeiros da Universidade de Lausanne são:
- Ter diploma de graduação;
- Possuir um bom desempenho acadêmico;
- Saber inglês ou francês (mínimo B2, dependendo da língua do curso escolhido);
- Não ter estudado na instituição;
- Pagar uma taxa administrativa de 200 francos suíços (damos dicas para economizar nisso mais abaixo).
Como se candidatar às bolsas para mestrado na Suíça
A candidatura à bolsa para mestrado na Suíça é válida também como um pedido de admissão no curso escolhido. Os candidatos devem enviar o formulário de inscrição preenchido juntamente com a documentação solicitada para o seguinte endereço:
Université de Lausanne
Serviço de Assuntos Sociais e da Mobilidade Ética (SASME)
Bâtiment Unicentre
CH – 1015 Lausanne
Suíça
O formulário deve ser preenchido no computador, impresso e assinado pelo candidato. Os documentos que devem ser enviados são:
- Fotografia (tamanho passaporte);
- Cópia do diploma ;
- Cópia autenticada do histórico do curso;
- Tradução juramentada de todos os documentos que não estiverem em inglês, francês, alemão ou italiano;
- Currículo;
- Carta de motivação;
- Duas cartas de recomendação (envelopes lacrados);
- Cópia do resultado da prova de proficiência em inglês ou francês (são aceitos TOEFL ou IELTS pro inglês e DALF ou DELF para francês)
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de pagamento da taxa administrativa.
O prazo para as inscrições é dia 1º de novembro, ou seja, a candidatura deve ser postada antes dessa data. A maioria dos cursos tem início em outubro, mas alguns também têm possibilidade de acesso na primavera. O resultado da seleção das bolsas para mestrado na Suíça deve ser divulgado no início de abril. No caso de dúvidas, entre em contato no [email protected]
Dica do Partiu Intercâmbio para economizar nas taxas para estudar na Suíça
A dica do Partiu Intercâmbio para pagar taxas de universidades no Exterior é usar a Remessa Online, que é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores! Só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a taxa de inscrição na Universidade na Suíça fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre a bolsa
Acesse o formulário de inscrição
Mais sobre a bolsa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Como assim, envelopes lacrados?
Este texto contém informações desatualizadas: o dead-line para estudantes estrangeiros foi dia 30 de setembro!
Fui até lá reler tudo:
Calendar of the selection process
1 November: application deadline
November-December: Processing of applications by the Social Affairs and Student Mobility Office (SASME) and the Admissions department (SII)
December-January: The SASME informs candidates whose application is incomplete or has not been accepted by the admissions department that their application for the scholarship has been unsuccessful.
January-February: Complete applications are transferred to the faculties for consideration of their eligibility for the chosen masters degrees.
February-March: The SASME informs candidates whose application has not been accepted by the faculty.
March: The selection board for masters scholarships selects the candidates who will be offered a masters scholarship.
Early April: candidates are informed of the selection board’s decision.
A informação no portal oficial é essa. Se eles mudaram as datas e não mudaram no site, aí também fica difícil manter as coisas atualizadas.
“Cópia do certificado de conhecimento de inglês ou francês;”
Seria certificado de cursinho de inglês/francês?
oi