bolsas para doutorado em Portugal FCT

Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu edital anual de bolsas para doutorado em Portugal. Em 2024, o programa – originalmente chamado de Concurso de Bolsas de Doutoramento 2024 – irá conceder novamente apoio a mais de mil bolsistas de doutorado.

O período de inscrições será de 18 de março a 18 de abril, mas a gente já está publicando aqui porque sabe que essa bolsa interessa a muita gente e, assim, dá tempo de todo mundo preparar a candidatura!

Na sua “linha de candidatura geral”, o edital determina que são aceitas candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalhos de investigação a desenvolver em instituições científicas e acadêmicas.

As investigações podem ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface, hospitais, entidades integradas na Administração Pública, instituições privadas sem fins lucrativos. As pesquisas podem ser desenvolvidas em colaboração com empresas.

Nesta edição tem uma linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos decorram parcialmente em uma ou mais entidades não acadêmicas.

>>> Como faz para estudar em Portugal

As investigações podem ser realizadas de forma integral ou parcial no país europeu. No caso de bolsa mista, o período do programa de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a dois anos. Cada candidato pode se candidatar a apenas um benefício: ou doutorado pleno ou doutorado sanduíche.

Como funciona o programa da FCT em Portugal

Os candidatos selecionados para as bolsas para doutorado recebem um subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem, apoio de atividade de formação complementar, apresentação de trabalhos em reuniões e seguro saúde.

>>>Melhores bolsas de estudos para estudar fora em 2024

A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos (48 meses). As bolsas terão início no primeiro dia do mês indicado pelo candidato na sua sede de estudos.

O programa é financiado pela FCT com verbas do Orçamento de Estado e, quando elegíveis, com verbas do Fundo Social Europeu, através do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (PDQI), conforme as disposições regulamentares.

Como são as bolsas de doutorado da FCT em Portugal

A jornalista Bruna Riboldi fez doutorado em Portugal com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  Ela era aluna do programa Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade na Universidade do Minho, em Braga, e conversou com a gente para contar tudo sobre as bolsas FCT e como fazer doutorado em Portugal. Quem é membro do Partiu Intercâmbio pode conferir o bate-papo no YouTube.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Requisitos das bolsas para doutorado em Portugal

O programa de bolsas para doutorado em Portugal é destinado a cidadãos portugueses, europeus ou estrangeiros que, até o início da bolsa, detenham título de residência no país ou sejam provenientes de nações parceiras.

Para participar do programa é necessário:

  • Satisfazer as condições necessárias para se inscrever em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau acadêmico de doutor;
  • Não ser já beneficiário de uma bolsa de doutorado em empresas diretamente financiadas pela FCT;
  • Residir em Portugal de forma habitual e permanente, caso o plano da bolsa requerida tenha uma parte em instituições estrangeiras, requisito aplicável tanto a cidadãos portugueses quanto estrangeiros;
  • Não ter já o grau de doutor.

>>> Como ganhar bolsa para estudar em Portugal

Como se candidatar às bolsas para doutorado em Portugal

Os interessados devem se candidatar pelo site no período entre 18 de março ou 18 de abril.

No portal, é necessário preencher o formulário e anexar toda a documentação solicitada.

Além dos documentos relativos à identificação, à formação e à experiência, quem quiser concorrer, deve apresentar uma carta de motivação e duas cartas de recomendação. O candidato deverá também associar o seu Curriculum Vitae na plataforma CIÊNCIAVITAE devidamente atualizado.

A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (30%); mérito do plano de trabalho (40%) e mérito das condições de acolhimento (30%). Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação.

Em caso de dúvidas sobre a candidatura, é possível enviar e-mail para [email protected] a partir da abertura do concurso e até 72h anteriores ao término do prazo de candidatura.

Divulgação dos resultados

Os resultados provisórios da seleção serão divulgados em até 90 dias úteis após o prazo de submissão de candidaturas. Sendo assim, a previsão é que isso ocorra na primeira semana de agosto.

Após a comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos que não foram previamente selecionados têm um prazo de dez dias úteis para se pronunciar.

Já os resultados finais serão divulgados após a análise desses recursos. Em relação à decisão final, será possível apresentar reclamação no prazo de 15 dias úteis ou interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, a partir da data da notificação.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o guia de avaliação do último edital

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

7 comentários em “Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal”

  1. Olá, boa noite.

    Eu ainda assim fiquei com uma dúvida: tenho família em Portugal, não bastaria usar o endereço da residencia deles para me candidatar?

    A Bruna Reboldi disse que só precisaria efetivamente comprovar essa minha estada permanente em Portugal na hora de assinar o contrato, ou seja, após a divulgação do resultado.

    obs: eu enviei um e-mail solicitando consultoria para você na semana passada acerca deste processo, ainda estou no aguardo ^^.

  2. Elioterio Fachin Dias

    Estou cursando Doutorado Interinstitucional USP , sou brasileiro e portugues, e resido no Brasil. Pretendo desenvolver investigacoes para o Doutorado em Portugal e Italia. Posso concorrer a esse edital?

  3. Fiquei em dúvida se é necessário residir em portugal permanentemente até mesmo no ato da inscrição, ou se a mudança pode acontecer depois do resultado da seleção mas antes de iniciar o recebimento da bolsa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais