euroaquae nice franca erasmus

EuroAquae+: mestrado Erasmus em Hidroinformática na França, Espanha, Alemanha e outros países

O EuroAquae+ é mais um mestrado Erasmus, desta vez com foco no uso de ferramentas hidroinformáticas para gestão inteligente da água – uma área de muito interesse na atualidade.

O curso tem possibilidade de bolsa integral e o aluno estuda em vários países. Ele é organizado por um consórcio de várias universidades:

  • Université Côte d’Azur (UCA) – França;
  • Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) – Espanha;
  • Brandenburg University of Technology (BTUC) – Alemanha;
  • Newcastle University – Reino Unido;
  • Universidade de Tecnologia de Varsóvia (WUT) – Polônia.

Além delas, há também instituições associadas em outros continentes:

  • Universidad Nacional del Litoral (Argentina);
  • Indian Institute of Technology Madras (Índia);
  • Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
  • Incheon National University (Coreia do Sul);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como funciona a mobilidade no EuroAquae+

O EuroAquae+ tem duração de dois anos e os alunos podem determinar o seu esquema de mobilidade, desde que estudem cada semestre em uma universidade diferente.

No 1º semestre, é possível escolher entre UCA, BTUC ou UPC. No segundo, todos estudam na Newcastle University. No 3º, é possível estudar na UCA, BTUC, UPC ou WUT. Já o último, que é dedicado à dissertação, o estudante pode fazer em uma instituição ou empresa parceira.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em hidroinformática

O valor do curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros, ou seja, 4.500 por semestre. No entanto, os candidatos podem concorrer a bolsas Erasmus Mundus.

O benefício cobre o valor integral da matrícula, além de incluir auxílio para despesas de viagem e instalação e subsídio mensal de 1 mil euros.

Para concorrer como candidato de um país parceiro (como o Brasil), o candidato não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Se tiver dupla cidadania e uma for europeia, é preciso escolher uma categoria para concorrer.

Existem também outras possibilidades de bolsas para o EuroAquae+, algumas oferecidas pelo próprio curso.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Como se candidatar para o EuroAquae+

Para se candidatar ao mestrado em hidroinformática, é preciso ter diploma de graduação ou equivalente em áreas como engenharia, ciências ambientais, física, ciência da computação, geografia, matemática, química, geologia ou afins. É fundamental ter conhecimento avançado de matemática.

Como o EuroAquae é em inglês, é também necessário ter proficiência no idioma comprovada por prova do TOEFL ou IELTS. Além disso, é incentivado o estudo de outra língua europeia.

>>> Melhores bolsas de estudos abertas

Para quem deseja concorrer à bolsa, as inscrições devem ser enviadas até 28 de fevereiro. O processo de candidatura é online por meio do portal do programa. Ainda, é preciso enviar pelo menos duas cartas de recomendação, usando o template disponível no site. As cartas devem ser enviadas diretamente pelas referências por e-mail [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso e as bolsas
Acesse o portal de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais