EuroAquae+: mestrado Erasmus em Hidroinformática na Europa




euroaquae nice franca erasmus

O EuroAquae+ é mais um mestrado Erasmus, desta vez com foco no uso de ferramentas hidroinformáticas para gestão inteligente da água – uma área de muito interesse na atualidade.

Todas bolsas Erasmus

O curso tem possibilidade de bolsa integral e o aluno estuda em vários países. Ele é organizado por um consórcio de várias universidades:

  • Université Côte d’Azur (UCA) – França;
  • Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) – Espanha;
  • Brandenburg University of Technology (BTUC) – Alemanha;
  • Newcastle University – Reino Unido;
  • Universidade de Tecnologia de Varsóvia (WUT) – Polônia.

Além delas, há também instituições associadas em outros continentes:

  • Universidad Nacional del Litoral (Argentina);
  • Indian Institute of Technology Madras (Índia);
  • Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
  • Incheon National University (Coreia do Sul);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como funciona a mobilidade no EuroAquae+

O EuroAquae+ tem duração de dois anos e os alunos podem determinar o seu esquema de mobilidade, desde que estudem cada semestre em uma universidade diferente.

No 1º semestre, é possível escolher entre UCA, BTUC ou UPC. No segundo, todos estudam na Newcastle University. No 3º, é possível estudar na UCA, BTUC, UPC ou WUT. Já o último, que é dedicado à dissertação, o estudante pode fazer em uma instituição ou empresa parceira.

Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em hidroinformática

O valor do curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros, ou seja, 4.500 por semestre. No entanto, os candidatos podem concorrer a bolsas Erasmus Mundus.

O benefício cobre o valor integral da matrícula, além de incluir auxílio para despesas de viagem e instalação e subsídio mensal de 1 mil euros.

Para concorrer como candidato de um país parceiro (como o Brasil), o candidato não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Se tiver dupla cidadania e uma for europeia, é preciso escolher uma categoria para concorrer.

Existem também outras possibilidades de bolsas para o EuroAquae+, algumas oferecidas pelo próprio curso.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Como se candidatar para o EuroAquae+

Para se candidatar ao mestrado em hidroinformática, é preciso ter diploma de graduação ou equivalente em áreas como engenharia, ciências ambientais, física, ciência da computação, geografia, matemática, química, geologia ou afins. É fundamental ter conhecimento avançado de matemática.

Como o EuroAquae é em inglês, é também necessário ter proficiência no idioma comprovada por prova do TOEFL ou IELTS. Além disso, é incentivado o estudo de outra língua europeia.

>> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

Para quem deseja concorrer à bolsa, as inscrições devem ser enviadas até 28 de fevereiro. O processo de candidatura é online por meio do portal do programa. Ainda, é preciso enviar pelo menos duas cartas de recomendação, usando o template disponível no site. As cartas devem ser enviadas diretamente pelas referências por e-mail [email protected]

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A nossa parceira Remessa Online garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Saiba mais sobre o curso e as bolsas
Acesse o portal de candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio