estudar na eslováquia bolsas governo bratislava

Programa do governo dá bolsas para estudar na Eslováquia

Um programa do governo eslovaco oferece bolsas para mobilidade acadêmica de estudantes, doutorandos, professores, pesquisadores e artistas estrangeiros. As inscrições para estudar na Eslováquia com apoio financeiro vão até 30 de abril ou 31 de outubro de 2024.

O National Scholarship Program of the Slovak Republic (NSP) existe desde 2005. Ele é financiado pelo Ministério da Educação, Ciência, Pesquisa e Esporte eslovaco. As bolsas para estudar na Eslováquia cobrem os custos de vida durante a estadia e subsídios de viagem.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Requisitos das bolsas do programa de bolsa na Eslováquia

Para cada tipo de bolsa há requisitos específicos.

Bolsas para mestrado sanduíche na Eslováquia

  • Ser estudante universitário de um mestrado em uma instituição estrangeira;
  • Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, para mobilidade acadêmica.

A duração das bolsas para estudar na Eslováquia como estudante de mestrado ou graduação pode ser de dois tipos:

  1. Um a dois semestres completos ou;
  2. Um a três trimestres completos (caso o ano letivo seja dividido em trimestres).

>>> Bolsas de mestrado na Europa

Bolsas para doutorado sanduíche na Eslováquia

  • Estar fazendo um doutorado fora da Eslováquia;
  • Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, ou por uma instituição de pesquisa para uma mobilidade para conduzir uma investigação ou fazer uma estadia artística.

A bolsa para estudar na Eslováquia voltada a doutorado sanduíche tem duração de 1 a 10 meses.

Professores, pesquisadores e artistas

  • Ser professor universitário, pesquisador acadêmico ou artista convidado por uma instituição de ensino, pesquisa ou arte eslovaca.
  • Não pode ser uma empresa privada.

A bolsa para estudar na Eslováquia voltada a professores, pesquisadores ou artistas também tem duração de 1 a 10 meses.

De forma geral, não serão considerados estudantes que já estejam recebendo uma bolsa para estudar na Eslováquia finaciada por meio de recursos públicos (por exemplo, bolsas Erasmus +).

Como são as bolsas para estudar na Eslováquia

As bolsas para estudar na Eslováquia destinam-se a cobrir custos relacionados à permanência dos selecionados no país (alimentação, acomodação, etc). No entanto, os bolsistas também podem solicitar assistências específicas a sua instituição anfitriã.

Os valores das bolsas são:

Estudantes de mestrado: 620 euros/mês;

Doutorandos: 1025 euros/mês;

Professores universitários, pesquisadores ou artistas:

  • Sem doutorado e com menos de 4 anos de experiência: 734 euros;
  • Com doutorado e com menos de 10 anos de experiência: 980 euros;
  • Com doutorado e com mais de 10 anos de experiência: 1.050 euros.

Alguns selecionados podem ainda receber um subsídio de viagem, se o solicitarem junto ao pedido da bolsa para estudar na Eslováquia. O valor deste irá depender da distância entre o local de residência do bolsista e o local de estadia no país (máximo: 1 mil euros).

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Candidaturas às bolsas do governo eslovaco

O prazo para a inscrição nas bolsas para estudar na Eslováquia variam: até 30 de abril para estadias durante o próximo ano acadêmico ou até 31 de outubro para estadias durante o semestre de verão do ano acadêmico corrente.

As candidaturas devem ser enviadas pelo site em eslovaco ou inglês. É preciso preencher o formulário online e fazer o upload de todos os documentos exigidos pelo programa:

  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Informações sobre o programa de estudos que você pretende cursar (é necessário indicar a data de início do curso, duração do curso, lista de disciplinas e número de créditos);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Certificado emitido pela universidade de origem confirmando o vínculo;
  • Cópia do diploma de graduação, diploma supplement e certificado de exame estadual (se aplicável);
  • Carta de aceite ou convite da universidade eslovaca.
  • Projeto de pesquisa ou estadia artística (para doutorandos, professores, pesquisadores e artistas);
  • Lista de publicações ou atividades artísticas (para doutorandos, professores, pesquisadores e artistas).

A documentação deve ser acompanhada de tradução certificada, se necessário. Além disso, caso você consiga a bolsa, será preciso enviar a carta original de admissão ou o convite da instituição para o seguinte endereço: SAIA, n. o., Sasinkova 10, 812 20 Bratislava 1.

Em caso de dúvidas, é possível contatar o coordenador do programa (Ondrej Aradský) através do e-mail [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Confira detalhes sobre as bolsas

Confira dicas para a sua candidatura

Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais