Mestrado em saúde pública na Europa com tudo pago
Candidatos de países em desenvolvimento com graduação e pelo menos dois anos de experiência profissional podem se candidatar à bolsa para mestrado em saúde pública na Europa com tudo pago. O curso é completamente em inglês e esta é mais uma oportunidade do programa de bolsa EPOS do DAAD, que tem foco em desenvolvimento sustentável.
O mestrado em Saúde Pública em Berlim
O curso de mestrado em saúde pública é em inglês, é dividido em vários módulos e tem sede na Charité – Universitätsmedizin de Berlim. O tema central é medicina tropical e saúde pública, mas também há disciplinas de vacinologia avançada, criação e gerenciamento de projetos e economia da saúde.
>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa
Os bolsistas do DAAD começam seus estudos participando do curso básico na Charité-Universitätsmedizin Berlin. Para a fase de estudos avançados, eles completarão os Módulos Avançados (20 ECTS) em Berlim ou nas universidades parceiras em Heidelberg (Alemanha) e Bergen (Noruega). A Dissertação de Mestrado é realizada no Instituto Nacional de Saúde Pública em Cuernavaca, no México.
Sobre o programa em saúde pública na Europa
O objetivo da pós-graduação em saúde na Alemanha é promover a conscientização sobre os principais problemas atuais de saúde a nível global. Os estudantes serão preparados para identificar e analisar os fatores-chave que moldam a saúde e o bem-estar das populações. O foco do programa é melhorar a gestão dos serviços de saúde para populações menos favorecidas.
Quem for contemplado com a bolsa EPOS para mestrado em saúde pública na Alemanha deverá concluir o curso obrigatoriamente em dois semestres, com dedicação integral.
>>> Melhores bolsas para estudar no Exterior
Como são as bolsas do mestrado em saúde pública na Alemanha
A bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha faz parte do programa EPOS do DAAD. O programa prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos nas mais diversas áreas de alguma forma relacionadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade.
Os selecionados terão isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas, previsto para setembro.
>>> Motivos para aprender alemão
Requisitos da bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha
O curso em questão pressupõe uma abordagem multidisciplinar. Por isso, a bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha é voltada para estudantes com diferentes formações: medicina, saúde pública, odonto, farmácia, economia, biologia, psicologia, sociologia, antropologia, nutrição etc.
Os requisitos para ganhar o benefício da DAAD são:
- Ter graduação em uma das áreas listadas acima;
- Possuir pelo menos dois anos de experiência profissional relevante;
- Ter proficiência em inglês comprovada com TOEFL ou IELTS.
>>> Bolsas para pós-graduação em saúde pública e medicina tropical
Como se candidatar às bolsas de mestrado do DAAD
Para se inscrever para concorrer à bolsa para mestrado em saúde pública, é necessário enviar por email ou pelo correio a documentação soliticada:
- Formulário oficial do DAAD para solicitação da bolsa;
- Curriculum Vitae (no formato Europass e assinado à mão);
- Carta de motivação (máximo 1 página, assinada à mão e com referência à atual ocupação);
- Projeto de pesquisa para dissertação (não deverá ser necessariamente o tema da dissertação, serve apenas para avaliação);
- Carta de recomendação acadêmica (com carimbo e assinatura e de data recente);
- Carta de recomendação profissional do empregador (com carimbo e assinatura e de data recente);
- Confirmação de trabalho do empregador e, se possível, garantia de retorno ao emprego depois do curso;
- Certificado de inglês (IELTS ou TOEFL);
- Cópias autenticadas dos diplomas de formação acadêmica;
- Cópias certificadas do histórico do curso;
- Cópia autenticada do diploma do ensino médio.
As inscrições para candidatos às bolsas do DAAD EPOS abrem entre 1º de julho e 15 de outubro de cada ano. Caso opte pelo envio por email, encaminhe os PDFs para [email protected]. Se for mandar pelo correio, os documentos impressos devem ser enviados para:
DAAD Programme Coordinator
Master of Science in International Health
Institute of International Health, Charité – Universitätsmedizin Berlin
Augustenburger Platz 1 (Geländeadresse: Südring 3B)
13353 Berlin
Germany
O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa EPOS pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para a universidade.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Acesse o site do curso
Saiba mais sobre as bolsas EPOS
Veja respostas para as perguntas mais frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “Mestrado em saúde pública na Europa com tudo pago”
Olá Bruna,
Muito obrigada por todo conteúdo do site, é muito bom!
Fiquei com uma dúvida sobre os pré-requisitos e documentos dessa bolsa, porque eles não colocam como pré-requisito estar empregado, mas colocam como documento uma carta do atual empregador, então fiquei na dúvida se é necessário estar com um trabalho fixo. Você saberia me responder?
Esse curso é oferecido pra quem tem formação em farmácia?
Olá,
Na Alemanha para concorrer a um mestrado e um requisito é o seguinte: ” seu último grau acadêmico não pode ter mais de 6 anos”.
O último grau acadêmico pode ser um curso de especialização ou mestrado ou somente graduação?
Obrigada
No geral, eles pedem isso para graduação. Mas é pras bolsas. Para se inscrever no curso, não tem esse requisito.