Bolsa para mestrado em energias renováveis na Alemanha
As fontes de energia renovável são de enorme interesse para o futuro do planeta. Por essa razão, a demanda por especialistas em áreas relacionadas a esse tema já é grande e tende a crescer ainda mais. Que tal ganhar uma bolsa para mestrado em energias renováveis e estudar na Universidade de Oldenburg, na Alemanha?
O Master in Sustainable Renewable Energy Technologies (SuRE) – antes chamado de Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPRE) é voltado para cientistas e engenheiros que pretendem seguir carreira profissional nesse emergente setor. Como era de se esperar, por ser relacionado ao desenvolvimento sustentável, este é outro curso que faz parte do programa EPOS do DAAD.
>> Tudo sobre estudar na Alemanha
O mestrado em energias renováveis na Alemanha
Tecnologias Sustentáveis de Energia Renovável
O programa de Tecnologias Sustentáveis de Energia Renovável consiste em palestras, seminários e cursos de laboratório na universidade de Oldenburg, na Alemanha, além de um treinamento prático externo em organizações relevantes, institutos de pesquisa e empresas. O programa de mestrado em energias renováveis tem a duração de 24 meses é composto por quatro semestres.
No primeiro semestre (outubro a janeiro), os cursos principais (incluindo palestras, seminários, laboratórios e uma excursão) fornecem uma base sólida nos princípios científicos de todas as tecnologias de energia renovável, bem como nos fundamentos de economia de energia e meteorologia de energia.
No segundo semestre (abril a julho), os estudantes aprofundam seus conhecimentos na especialização escolhida, na sustentabilidade dos sistemas de energia renovável e nos laboratórios de sistemas de energia renovável. Os estudantes devem escolher uma das seguintes três especializações:
- Energia Solar com os módulos: Física Fotovoltaica, Sistemas Fotovoltaicos e Meteorologia de Energia Solar
- Energia Eólica com os módulos: Dinâmica dos Fluidos Computacional, Design de Sistemas de Energia Eólica, Recursos Eólicos e sua Aplicação e Controle de Turbinas Eólicas e Parques Eólicos
- Integração de Sistemas de Energia Renovável com os módulos: Sistemas de Abastecimento de Energia Futuros e Gestão de Redes Inteligentes
No terceiro semestre (outubro a janeiro), os estudantes realizam um estudo de caso. Um estágio externo de dois meses (na Alemanha ou no exterior) e uma excursão pela Alemanha ajudam os estudantes a ganhar conhecimento de exemplos práticos.
O último semestre (abril a julho) é dedicado ao projeto da tese final. O tema da tese do mestrado em energias renováveis final evolui do interesse individual dos participantes, dos cursos de laboratório e da experiência adquirida durante o treinamento externo, devendo estar relacionada à futura ocupação profissional dos participantes.
Requisitos do mestrado em energias renováveis
Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído com sucesso uma graduação em engenharia ou ciências (ex: química, física, etc). Os candidatos também devem ter proficiência em inglês (língua oficial do programa).
Entre os requisitos do DAAD para as bolsas EPOS, estão, ainda, ter pelo menos dois anos de experiência profissional nessa área ou na área de Desenvolvimento Rural. Ser proveniente de um país em desenvolvimento, não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado também são exigências do programa.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
As bolsas para pós-graduação em energias renováveis
O programa de pós-graduação em energias renováveis da Universidade de Oldenburg é parte do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde, custeio das despesas de viagem e curso de alemão.
>>> Mais bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha
Candidatura à bolsa para mestrado em energias renováveis
Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em energias renováveis deve se inscrever até 15 de outubro. As inscrições são online via UniAssist e o candidato deve reunir a seguinte documentação:
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Currículo;
- Projeto de Pesquisa;
- Carta de Motivação (máximo: 2 pág.);
- Certificado de proficiência em inglês;
- Carta de recomendação do empregador;
- Comprovante de experiência profissional;
- Formulário de inscrição do DAAD.
Como comprovantes de conhecimento na língua inglesa são aceitos TOEFL, IELTS e Cambridge. O candidato também pode apresentar uma declaração oficial da universidade de que os seus estudos anteriores foram realizados em inglês.
Os documentos que não estiverem em inglês ou alemão devem ter tradução juramentada. As aulas têm início em outubro do próximo ano.
>>> Mestrado na Europa: melhores bolsas
Quanto custa o mestrado em Oldenburg?
As bolsas para mestrado em energias renováveis do DAAD na Universidade de Oldenburg são somente para quem tem no mínimo dois anos de experiência profissional depois de formado. Contudo, quem não possui esse tempo de experiência, pode se candidatar ao curso sem o benefício do DAAD.
Quem faz a pós-graduação sem bolsa deve pagar as taxas universitárias de 1500 euros por semestre e mais taxas de inscrição de 404 euros por semestre. O custo de vida é estimado pela universidade em 934 euros por mês.
>>> Motivos para aprender alemão
O prazo de inscrição para quem não deseja concorrer às bolsas vai de 15 de agosto até o dia 15 de janeiro. Neste tutorial, você encontra mestrados em inglês grátis na Alemanha. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba tudo sobre o mestrado
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.