como faz para estudar na Itália guia jaqueline crestani

Como faz para estudar na Itália? Tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade italiana

Como vocês já devem ter percebido, nos últimos tempos meu nome vem aparecendo com frequência aqui no Partiu Intercâmbio. Há alguns meses a Bruna me convidou para colaborar com este projeto maravilhoso e eu aceitei na hora – não só porque acredito muito nele e no importante serviço que ele presta, mas também porque acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer pelo menos um intercâmbio na vida.

Talvez em breve eu possa falar um pouquinho mais sobre a minha experiência para vocês aqui no site. Por enquanto, neste post vou esclarecer algumas dúvidas e dar dicas sobre como faz para estudar na Itália. Eu fui para lá em 2013 e fiz mestrado em Semiótica na Universidade de Bolonha com bolsa do MAECI (órgão do governo italiano). Terminei o curso em 2016, e foi uma experiência intensa e rica que valeu cada esforço: desde a trabalheira com a burocracia antes de ir até a dissertação (e a banca) em italiano.

>> Encontre bolsas de estudo na Itália

Se você está pensando em tentar estudar em uma universidade na Itália (ou nunca cogitou, mas ficou curioso!), reuni aqui várias informações e dicas úteis para quem quer estudar na Itália. Confira!

Como faz para estudar na Itália?

Bem, primeiro, você precisa entender como funciona o sistema de ensino na Itália, porque ele é um pouco diferente do nosso e também porque os nomes costumam gerar confusão. Então, antes de escolher o curso que você vai fazer, é importante ter em mente algumas informações.

Os estudos universitários na Itália se estruturam em três ciclos. O primeiro ciclo é constituído pelas graduações, ou seja, os “Corsi di Laurea”, também conhecidos como “Laurea Triennale”, pois tem duração de três anos. Para estudar na Itália fazendo um curso desse nível, é necessário ter diploma do ensino médio.

como faz para estudar na itália diploma italiano enorme jaqueline crestani
Estudar na Itália é receber um pequeno e simplório diploma de Laurea Magistrale

O segundo ciclo é composto pela “Laurea Magistrale” ou “Laurea Specialista” – que foi o que eu fiz. São cursos de dois anos de estudos aprofundados em uma área mais específica que precisam de uma graduação anterior. Ele é equivalente ao nosso mestrado, mas possui mais créditos, ou seja, além de ter que escrever a dissertação, o estudante que vai estudar na Itália para fazer mestrado tem várias disciplinas para cursar ao longo desses dois anos.

>>Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

Os tipos de pós-graduação na Itália

Como é difícil dar conta de todas as provas e, ao mesmo tempo, fazer a pesquisa, a maioria das pessoas acaba o curso em dois anos e meio ou três. Em compensação, entrar na pós-graduação lá é bem mais simples, pois não precisa apresentar um projeto de pesquisa para fazer mestrado na Itália. A seleção é baseada no histórico acadêmico, currículo e às vezes em alguns requisitos específicos. Os cursos normalmente não têm um número fechado de vagas, por isso, podem ser aceitos até estudantes que depois precisem alinhar o currículo fazendo créditos extras. Os cursos a numero chiuso têm vagas limitadas, e a seleção é um pouco menos simples, mas mesmo assim não costumam ser tão concorridas.

Já se você quer estudar na Itália para cursar alguns cursos específicos, como Medicina, Veterinária, Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Direito, é diferente. Eles são Corsi di Laurea Magistrale a ciclo unico e isso significa que eles têm duração de cinco anos (ou seis) e o requisito de acesso é o diploma do ensino médio. Seria exatamente como são as nossas graduações aqui, mas com a diferença que quem faz esses cursos na Itália já possui um diploma de nível de pós-graduação, em função do tempo de estudo.

Também são cursos de segundo ciclo os chamados “Master universitario di primo livello”, ou simplesmente “Master” – que seriam tipo pós-graduações ou especializações aqui no Brasil. Eles duram um ano e costumam ser mais profissionalizantes. Porém, a principal diferença entre o Master e a Laurea Magistrale é que o Master não dá acesso ao Doutorado, enquanto a Laurea Magistrale dá.

>>>Universidade de Messina dá bolsas para mestrado na Itália

O “Dottorato di ricerca”, o nosso doutorado, é um curso de terceiro ciclo no qual se adquire uma metodologia de pesquisa científica avançada para fazer uma tese. O Dottorato tem duração de no mínimo três anos e, ao contrário da Laurea Magistrale, a seleção é bem concorrida e difícil e as vagas são bem limitadas. Também são considerados de terceiro ciclo os cursos de residência médica, por exemplo.

>> Governo Italiano oferece bolsas de estudos de diversos tipos

Como escolher o curso para estudar na Itália

Agora que você já sabe qual o tipo de curso procurar para estudar na Itália para o seu nível de estudos ou interesse, é preciso saber quais são as opções e onde estudar. A Itália possui mais de uma dezena de universidades públicas com uma grande estrutura e consideradas excelentes espalhadas pelo país – sobretudo na região norte. Também existe uma grande oferta de universidades particulares, como a famosa Bocconi di Milano.

Na hora de escolher o seu curso, procure se informar sobre as universidades, mas também especificamente sobre a sua área de estudo. Normalmente as universidades lá possuem determinados âmbitos de estudo nos quais são consideradas diferenciadas. Por exemplo, os cursos de Relações Internacionais da Universidade de Bolonha em Forli são muito bem conceituados, assim como a Academia de Belas Artes de Veneza, por exemplo. Neste link você encontra uma ferramenta de busca super completa dos “Atenei”, ou seja, das estruturas universitárias italianas. E aqui, tem um ranking recente das instituições.

>>> Veja todos os guias do Partiu Intercâmbio sobre estudar no Exterior

Quanto custa estudar na Itália?

É importante saber que as universidades na Itália são pagas: mesmo nas públicas os estudantes deve pagar taxas anuais de matrícula durante o período de estudos. Os valores variam: por exemplo, na Universidade de Bolonha, a taxa anual de grande parte dos cursos de Laurea Triennale gira em torno de 1300 euros e de uma Laurea Magistrale de 2 mil euros. É evidente que para alguns cursos, como Farmácia, Medicina e Odontologia, os valores são bem mais altos.

A notícia boa é que existe a possibilidade de conseguir bolsa ou isenção das taxas – muitos estudantes que comprovam não ter como pagar as taxas ganham isenção e bolsa de estudos. Além disso, as universidades têm sempre programas específicos de bolsas para alunos internacionais e o governo italiano também abre as inscrições para o seu programa de bolsas para estrangeiros todos os anos. Procuramos sempre atualizar e divulgar as oportunidades no buscador de bolsas aqui do Partiu, então fique ligado!

estudar na itália
Na “Piazza Verdi”, praça onde os estudantes se reúnem no coração da zona universitária de Bolonha

>>Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália

Frequência não obrigatória e provas orais na Itália

É isso mesmo, você não leu errado. Uma das coisas que mais impressiona as pessoas quando conto sobre a minha experiência de estudar na Itália é que lá não é obrigatório frequentar as aulas. Porém, você se engana se pensar que provavelmente ninguém aparece na universidade: em algumas disciplinas que eu cursei precisava chegar meia hora antes para conseguir um lugar para assistir à aula – na cadeira ou no chão! É claro que isso não acontecia na maioria das aulas que eu fiz, mas em pelo menos duas que eu frequentei e que tinham professores muito bons e conhecidos foi assim. Normalmente, as disciplinas (lá chamadas de “corsi“) possuem dois programas diferentes: um para frequentantes e outro para não-frequentantes. A diferença costuma estar no número de leituras, que é maior para quem não vai às aulas. Tem gente que nem mora na cidade onde estuda e aparece só no período de provas.

Mas o que costuma impressionar ainda mais as pessoas é o fato de que muitas provas na Itália, os “esami” como eles chamam, são orais. Existem também provas escritas e, principalmente na Laurea Magistrale, muitas que exigem que o aluno escreva um artigo, mas a prova típica nas universidades italianas é uma prova oral. Durante o período de provas, no final dos semestres, na data e hora marcadas, os inscritos fazem fila para serem “entrevistados” pelo professor ou um de seus assistentes. A prova consiste em responder oralmente três ou quatro perguntas sobre o conteúdo da disciplina e no final o professor dá a nota, que vai de 18 a 30 se ele achar que você estava preparado o suficiente. Se não, ele diz para você voltar na próxima sessão de exames. Uma vantagem desse sistema é que você pode repetir a prova quantas vezes quiser, e tem também muitos estudantes que refazem as provas quando não gostam da nota.

>>Bolsa para mestrado em economia e ciência do café na Itália

E isso não acontece somente em disciplinas humanas, não! Na faculdade de engenharia na Itália, por exemplo, algumas provas também costumam ser orais: o professor apresenta um cálculo, o estudante resolve e depois explica como fez.

A metodologia pode assustar no início, e é verdade que o nível de exigência na Itália é bem alto: os livros dos programas das disciplinas devem ser estudados de verdade e não apenas lidos uma vez. Porém, como eles recebem muitos estudantes internacionais, os professores costumam ser abertos e receptivos com os estrangeiros, afinal é normal ficar um pouco nervoso ao fazer uma prova oral em uma língua que não é a sua.

>>>Universidade oferece bolsas para estudar em Veneza

Preciso saber italiano para estudar na Itália?

A resposta é “não necessariamente”. As universidades italianas estão oferecendo um leque cada vez maior de cursos em inglês por causa da União Europeia, e para esses cursos não é obrigatório falar italiano. No entanto, a grande maioria dos cursos são em italiano e nesses casos é necessário ter conhecimento da língua. As instituições universitárias costumam exigir nível B2 ou C1 para a Laurea Triennale e C1 para a Magistrale, mas quem não possui um certificado de proficiência em italiano pode realizar uma prova da própria universidade antes de começar os estudos.

Para se candidatar para estudar na Itália, existe um procedimento composto por algumas etapas que incluem: reunir a documentação necessária, fazer a tradução juramentada, fazer o apostilamento de haia no cartório e levar ao Consulado Italiano que emite uma “declaração de valor” ( Dichiarazione di valore, em italiano) do título de estudo.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

36 comentários em “Como faz para estudar na Itália? Tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade italiana”

  1. Maurício Santos Sousa

    Jaqueline eu não tenho certificado de proficiência em italiano, mas eu estudei na França e obtive uma licenciatura em teologia católica. Como eu morei em um seminário internacional aprendi a falar fluentemente também o espanhol e o italiano. O fato de não saber inglês ou de não ter certificado de proficiência em italiano seria um empecilho para concorrer a uma bolsa para mestrado ou graduação em outra área?

  2. Jaqueline, tenho dúvidas sobre estudar na Itália e gostaria de conversar com você, se possível!
    Faltam 3 semestres para eu me formar em Arquitetura e Urbanismo e planejo fazer mestrado na Itália. Eu consigo fazer a Laurea Magistrale só com 2 anos como os outros cursos? O que você me aconselha a fazer? Você presta consultoria? Me ajudaaaa, por favor!! ????

  3. Bom dia, tentei entrar em uma universidade na Itália ma me disseram que me falta um ano de escola para poder ter acesso. No brasil eu fiz todo o curso superior ma disseram que no total no brasil se fazemos um ano a menos do que na Itália antes de entrar em uma universidade. Isso é verdade ou vale só para algumas universalidade na Itália.

  4. Olá, tudo bem?
    Me formei em arquitetura aqui no Brasil (graduação de 5 anos), eu pretendo fazer a pós na Itália, porém pelo que entendi o segundo ciclo já é o mestrado?

  5. Olá Jaqueline, tudo bem? A minha dúvida é a seguinte…Eu quero cursar faculdade na Italia, contudo eu não tenho estudo do idioma, pois, nunca tive condições financeiras para pagar, existe alguma forma para que consiga cursar a faculdade e neste período estudar o idioma?

  6. Sou jornalista formada no Brasil. E gostaria de estudar o idioma italiano na própria Itália. Quiáltera a sugestão de melhor local para isso? Por onde devo começar a desenrolar a burocracia?

  7. Jaque poderia esclarecer minha dúvida.
    Irei fazer uma laurea magestralle de marketing sua duração é de dois. Ela será como um mestrado é isso?

  8. Eliza Yanaguibashi

    Eu to precisando de uma luz. Estou aqui em Roma com o visto de estudante – curso de língua pada um ano. E mandei para a Universidade de Bologna um e-mail perguntando como devo fazer para me inscrever na Universidade. Eles falaram que eu devo fazer uma prova em setembro tipo um “vestibular” e prova de italiano ( pq quero fazer em italiano).
    Só que eu to muito confusa, porque eles disseram que eu devo retornar ao Brasil e fazer a pré inscrição la até o dia 26 de julho. Mas eu to completamente perdida, como que eu posso ter um visto se a prova só é em setembro ? E a prova de língua é daqui a duas semanas e para receber o certificado é daqui a dois meses. Eu to com medo isso já me tirou noites de sono. Eu to muito nervosa por que preciso entrar na universiade esse ano.
    Por favor me ajude ! 🙁

  9. Matheus Augusto

    boa noite gostaria de saber a respeito< se eu com cidadania europeia, consigo dar continuidade aos meus estudos de odontologia, no pais de destino. Sou estudante de odontologia aqui no Brasil, 5 período de graduação. Desde ja agradeço e aguardo retorno

  10. Fernanda Alcântara

    Oi. Boa noite. Vcs têm notícia de como funciona o pós doutorado na Itália? Não acho em nenhum lugar a informação a respeito. Escrevi para algumas universidades e não me dissera como funciona. A “pré inscrição” no Consulado também funciona para pós doutorado? Obrigada.

  11. Danielle de menezes

    Oie!
    Para se inscrever nas bolsas do governo, voce deve anexar o diploma traduzido ou nao?
    E voce ja deve ter feito o reconhecimento do diploma no consulado para essas bolsas do governo?
    todo ano elas abrem?
    muito obrigada!

  12. Sendo o mestrado um pouco diferente entre Itália e Brasil, com a Laurea Magistrale de Itália, posso dar aula em ensino superior aqui no Brasil, por exemplo, na área do Direito? Pois quero seguir carreira acadêmica, então com o título de lá, equivale ao mestrado daqui?

  13. cassiano xavier

    Boa tarde faço o curso de Medicina Veterinaria no Brasil, terceiro ano, como faço para transferir meu curso para a Italia? tenho cidadania italiana

  14. Mary Lany de Brito

    Olá, tudo bem?
    Pretendo mudar para Milão final deste ano, quando também meu filho termina o segundo grau. Com o certificado de conclusão do segundo grau aqui, ele pode se matricular na Universidade de Milão?
    Quais documentos precisa?
    Obrigada.

  15. Olá, Se eu fazer mestrado ou pós graduação, tenho direito a trabalhar ? ou fazer estágio ?
    Vou pegar a cidadania europeia antes de acabar a faculdade aqui no Brasil.

  16. Tem idade limite para o mestrado ou para as bolsas. Eu já sou mais velhinha rsrs, tenho 45 anos, mas meu projeto é morar dois a três anos na Itália, e fazer um mestrado. Será que não há restrição??

  17. E para um curso que seja ministrado em italiano – tipo um mestrado -, eu preciso também apresentar toefl ou similares para comprovar minha proficiência em inglês?

    Grato

  18. Oi Jaqueline,
    o seu link com os documentarios necessarios para validar um diploma, esta dando erro. Você tem outra postagem com este link?
    Obrigada!!!
    adorei as dicas!

  19. Você disse “Direito são diferentes. Eles são “Corsi di Laurea Magistrale a ciclo unico” e isso significa que eles têm duração de cinco anos (ou seis) e o requisito de acesso é o diploma do ensino médio. Seria exatamente como são as nossas graduações aqui, mas com a diferença que quem faz esses cursos na Itália já possui um diploma de nível de pós-graduação, em função do tempo de estudo.” Isso significa que eu não consigo fazer um mestrado em direito na Itália? Só teria o doutorado mesmo?

  20. Tahena Vidal Andrade

    Olá Jaqueline! Tenho duas dúvidas: 1) Queria saber se não existe Laurea Magistrale de 2 anos, equivalente ao nosso mestrado aqui, para o curso de Direito. 2) Se com a formação em Direito aqui eu posso entrar no Master di II livello ou somente no de I livello? Obrigada!!!

  21. Olá, possuo Cidadania italiana, e estou cursando o primeiro ano de arquitetura aqui no Brasil. Gostaria de saber como faço para me inscrever nas universidades, sendo cidadã italiana, é o mesmo processo do texto? Preciso fazer algum tipo de prova ou apenas solicitar a matricula no site na data correta? Como as notas brasileira entram nesse contexto para a aprovação, e como eu já faço faculdade, seria pedido a minha nota da faculdade, eu faria tipo uma transferência, ou poderia aplicar para começar tudo de novo (minha intenção para conseguir acompanhar). Espero que possa me responder, adorei o artigo, e desculpa a quantidade de perguntas.

  22. Nuria Palladino

    Os cursos de idioma italiano (para estrangeiros) são dados nos CPIA´s, voce deve portar o seu permesso de soggiorno e se inscrever, no dia da inscrição você vai fazer um pequeno teste de conversação com algum professor e escrito para saberem em que nível você pode começar, se voce nao sabe nada voce comeca pelo nivel A1. Eu pago uma taxa de 30 euros, é opcional pois é como um pequeno seguro em caso de acidente a caminho da escola, você pode optar por não pagar e fazer o curso de graça. Abraços.

  23. Giuliane Bertaglia

    Olá, tudo bem? Estou com dúvidas sobre o processo para retirar o visto de estudos. Vou ainda me informar no Consulado, mas queria entender como foi a sua experiência nesse aspecto. Obrigada! bjs

  24. Olá! Você poderia detalhar mais sobre a “bolsa do governo italiano” que você ganhou? Como foi o processo? Quais são os benefícios? Obrigado.

  25. Sandra Karla Ramos

    Olá Boa noite. Estou com uma grande dúvida, meu marifo viaja em abril para a ITALIA para fazer o pedido de cidadania por la, tenho uma filha que neste ano de 202i cursa o 2° ano do Ensijo médio aqui no Brasil, estamos com intenção de mandar ela para a Itália no final do ano provavelmente no início de novembro para que o pai a matricule em uma escola na Itália e convlua o ensino médio lá. Isso é possível? Ela tem chance de entrar em uma Universidade na Itália? O certificado do ensino médio que ela irá levar deve ser traduzido e apostolado também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais