bolsas para mestrado na Itália sicilia messina partiu intercambio

Universidade de Messina dá bolsas para mestrado na Itália

Inscrições até 16/03/2018
bolsas para mestrado na Itália
Universidade de Messina/Divulgação

A Universidade de Messina (UniME) está com recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas para mestrado na Itália voltado para estrangeiros e/ou graduados no exterior. Ao todo, a instituição localizada na Sicília oferece 40 bolsas integrais para estudar na Itália que incluem um subsídio mensal de 100 euros, isenção das taxas universitárias e alojamento gratuito em moradia estudantil da UniME.

Bolsas para mestrado na Europa 

Para concorrer às bolsas para mestrado na Itália, é necessário ter diploma de graduação, possuir conhecimento da língua italiana (no caso de inscrição em cursos ministrados em italiano) ou de inglês (no caso de inscrição em cursos ministrados em inglês).

A universidade oferece cursos de mestrado (em italiano, “Laurea Magistrale” – LM) em todas as áreas do conhecimento. Essa tipologia de mestrado tem duração de dois anos. As bolsas cobrem o inteiro período do curso, mas o subsídio é distribuído em várias parcelas cujo pagamento depende dos créditos realizados pelo bolsista.

>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
>>> Encontre outras bolsas para estudar na Itália
>>> Veja todas as bolsas para fazer intercâmbio abertas neste momento

Como é fazer mestrado na Itália?

>> Governo recebe candidaturas para programa de bolsas para estudar na Itália
>>> Bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos
>>> Veja mais bolsas de estudos a Itália

Candidatura às bolsas para mestrado na Itália

As candidaturas são online e devem ser feitas até as 12h (horário italiano) do dia 16 de março. O candidato deve anexar os seguintes documentos em PDF:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de italiano ou inglês (dependendo do curso escolhido);
  • Carta de motivação e/ou carta de apresentação da universidade;
  • Histórico acadêmico (em inglês ou italiano em tradução juramentada)
  • Cópia do passaporte.

Quanto ao certificado de língua, é pré-requisito ter pelo menos nível B2 (de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). Se o estudante não possuir um certificado aceito pela universidade, é possível realizar uma prova de conhecimento linguístico aplicada pela própria instituição. Para informações sobre o assunto, é possível escrever para [email protected].

No caso dos cursos em inglês, é necessário apresentar um dos certificados abaixo para concorrer às bolsas para mestrado na Itála: TOEFL iBT: 87 -109; ESOL: B2; IESOL Communicator; IELTS: 5.5 – 6.5; ISE: B2: ISE II; LCCIEB: Level 5 ou FCE.

> Bolsas para curso de verão na Itália
>>> Bolsas para fazer doutorado na Itália recebem inscrições
>>> Bolsas para mestrado em economia do café na Itália

A inscrição nas bolsas para mestrado na Itália

A inscrição para concorrer às bolsas para mestrado na Itália  não garante a candidatura ao curso, por isso, o candidato precisa se inscrever também no curso desejado, respeitando os prazos do mestrado. Além disso, o edital do programa diz que os interessados são responsáveis por realizar o procedimento de pré-inscrição necessário para a solicitação do visto nas Representações Diplomáticas italianas no Brasil.

A seleção será baseada no desempenho acadêmico, no currículo do candidato e na carta de referência. O resultado da seleção para as bolsas para mestrado na Itália será publicado no portal internacional da universidade no dia 21 de maio. Em caso de dúvida, entre em contato com a universidade pelo e-mail:  [email protected] 

Confira o edital do programa (em inglês)
Confira do edital do programa (em italiano)
Veja a lista dos cursos disponíveis
Inscreva-se nas bolsas
Saiba mais informações sobre a candidatura aos cursos

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Facebook e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Universidade de Messina dá bolsas para mestrado na Itália”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais