Bolsa Victor Hugo para pós-graduação na França para latino-americanos

Bolsas de pós-graduação na França victor hugo

Estão abertas até o dia 1 de março as candidaturas para a Bolsa Victor Hugo. O programa da Université de Franche-Comté oferece bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos.

Bolsas na França

A universidade, localizada em Besançon e criada em 1423, destina os benefícios a estudantes da América Latina (América do Sul, América Central e Caribe) e do Haiti. Até 2018, os interessados na Bolsa Victor Hugo podiam escolher entre programas de mestrado e doutorado nas mais variadas áreas de estudo oferecidas pela universidade. O programa, no entanto, mudou e a partir de 2019 foca em mobilidade acadêmica de estudantes de mestrado que estejam matriculados no Brasil e queiram fazer um ano da formação na França, o que diminui BASTANTE o escopo do programa.

Requisitos da Bolsa Victor Hugo

Para concorrer a uma das Bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França, é necessário:

  • Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola, portuguesa ou do Haiti;
  • Residir no país de origem;
  • Ter menos de 35 anos
  • Estar residindo e cursando mestrado no Brasil
  • Estudar em uma universidade conveniada com a Université de Franche-Comté (lista abaixo)

>>> Como se inscrever para fazer mestrado na França

Sobre as bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França

As bolsas Victor Hugo têm duração de um ano e os benefícios são válidos a partir de julho de 2019 até junho de 2020. O valor total de 7.300 euros é repassado às instituições administrativas da universidade e serve para cobrir:

  • Taxas de matrícula da universidade;
  • Formação linguística;
  • Alojamento;
  • Alimentação.

O programa prevê uma formação intensiva e obrigatória em francês durante os meses que antecedem o início do ano letivo (julho e agosto). O curso intensivo tem o objetivo de dar aos selecionados conhecimento suficiente da língua para que consigam aproveitar o máximo a pós-graduação.

Candidatura e seleção para bolsas Victor Hugo na França

O candidato deve imprimir o formulário de inscrição disponível no site e preenchê-lo à mão com letra de forma de forma legível. Esse formulário deve ser escaneado e enviado por email para lea.ziri@univ-fcomte.fr, juntamente com os seguintes documentos:

  • Carta de motivação (em francês);
  • Curriculum Vitae (em francês);
  • Cópia da certidão de nascimento com tradução oficial;
  • Cópia dos diplomas universitários (autenticados ou apostilados);
  • Original do histórico acadêmico com as notas obtidas;
  • Certificado de nível em língua francesa (preferencialmente o TCF, mas serão aceitos certificados de estudo de francês emitidos pela Aliança Francesa ou institutos de idiomas habilitados);
  • Alguns programas podem pedir projeto de pesquisa

O principal critério de seleção Bolsa Victor Hugo o candidato estar querendo cursar o M2 da França e vir de um convênio que possibilita a dupla diplomação para fortalecer o convênio entre as duas instituições. A seleção também leva em conta a excelência acadêmica e situação socioeconômica do candidato. Os nomes dos bolsistas serão divulgados em abril. Dúvidas podem ser enviadas para dri@univ-fcomte.fr.

Sobre a bolsa 
Edital  2019 -2020
Formulário de inscrição bolsa 2019-2020
Mestrados e doutorados disponíveis
Lista de universidades conveniadas

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

4 respostas para “Bolsa Victor Hugo para pós-graduação na França para latino-americanos”

  1. Ana Carolina disse:

    Olá!
    Vocês conhecem alguém que já ganhou a bolsa? Obrigada!

  2. Sandra Farias disse:

    Prezado senhor, não consegui encontrar sobre o doutorado em direito na França. Doutorado em direito na França está disponível? Obrigada.

  3. Ana Elisa disse:

    Olá! Gostaria de saber o que seria um Diploma apostilado e autenticado. Normalmente, os diplomas das universidades (USP) já vem desta maneira ou é preciso algum procedimento extra para ele se tornar apostilado ou autenticado? Obrigada

    • Edson disse:

      Ana, acredito que você tem que autenticar e pedir a apostila de haia do seu diploma de graduação. Antes de 2017 você tinha que enviar seu diploma de graduação autenticado no Mec e MRE para ser carimbado, depois dessa data mudou para Apostila de Haia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.