Bolsas de pós-graduação na França victor hugo

Bolsa Victor Hugo para mestrado sanduíche na França

Bolsas de pós-graduação na França victor hugo

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as candidaturas para a Bolsa Victor Hugo. O programa da Université de Franche-Comté oferece bolsas para intercâmbio para estudantes de pós-graduação na França.

Bolsas na França

A universidade, localizada em Besançon e criada em 1423, destina os benefícios a estudantes da América Latina (América do Sul, América Central e Caribe) e do Haiti. Até 2018, os interessados na Bolsa Victor Hugo podiam escolher entre programas de mestrado e doutorado nas mais variadas áreas de estudo oferecidas pela universidade. O programa, no entanto, mudou e a partir de 2019 foca em mobilidade acadêmica de estudantes de mestrado que estejam matriculados no Brasil e queiram fazer um ano da formação na França, o que diminui BASTANTE o escopo do programa.

Requisitos da Bolsa Victor Hugo na França

Para concorrer a uma das Bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França, é necessário:

  • Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola, portuguesa ou do Haiti;
  • Residir no país de origem;
  • Ter menos de 35 anos
  • Estar residindo e cursando mestrado no Brasil
  • Estudar em uma universidade conveniada com a Université de Franche-Comté (lista abaixo)

>>> Como se inscrever para fazer mestrado na França

Sobre as bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França

As bolsas Victor Hugo têm duração de um ano e os benefícios são válidos a partir de julho de 2019 até junho de 2020. O valor total de 7.300 euros é repassado às instituições administrativas da universidade e serve para cobrir:

  • Taxas de matrícula da universidade;
  • Formação linguística;
  • Alojamento;
  • Alimentação.

O programa prevê uma um curso de francês intensivo e obrigatório durante os meses que antecedem o início do ano letivo (julho e agosto). O curso intensivo tem o objetivo de dar aos selecionados conhecimento suficiente da língua para que consigam aproveitar o máximo a pós-graduação.

>> Quanto custa estudar na França

Candidatura e seleção para bolsas Victor Hugo na França

Neste ano, o sistema de candidatura da bolsa para mestrado sanduíche na França mudou. As universidades conveniadas que devem indicar os alunos para o programa até 28 de fevereiro  e enviar toda a documentação em francês e com apostila de haia  para que a candidatura sea válida.

  • Carta de motivação (em francês);
  • Curriculum Vitae (em francês);
  • Cópia da certidão de nascimento com tradução oficial;
  • Cópia dos diplomas universitários;
  • Original do histórico acadêmico com as notas obtidas;
  • Certificado de proficiência no idioma nível em língua francesa (preferencialmente o TCF, mas serão aceitos certificados de estudo de francês emitidos pela Aliança Francesa ou institutos de idiomas habilitados);
  • Alguns programas podem pedir projeto de pesquisa

O principal critério de seleção Bolsa Victor Hugo o candidato estar querendo cursar o M2 da França e vir de um convênio que possibilita a dupla diplomação para fortalecer o convênio entre as duas instituições. A seleção também leva em conta a excelência acadêmica e situação socioeconômica do candidato. Os nomes dos bolsistas serão divulgados em abril. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected].

Universidades conveniadas com a Franche-Comté para o mestrado sanduíche

  • Universidade Federal de Uberlândia
  • Universidade de Campinas – Unicamp
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Federal do  Estado do Rio de Janeiro
  • IME – Universidade de São Paulo
  • Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc
  • Universidade Federal de Minas Gerais

 

Sobre a bolsa 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Bolsa Victor Hugo para mestrado sanduíche na França”

  1. Prezado senhor, não consegui encontrar sobre o doutorado em direito na França. Doutorado em direito na França está disponível? Obrigada.

  2. Olá! Gostaria de saber o que seria um Diploma apostilado e autenticado. Normalmente, os diplomas das universidades (USP) já vem desta maneira ou é preciso algum procedimento extra para ele se tornar apostilado ou autenticado? Obrigada

    1. Ana, acredito que você tem que autenticar e pedir a apostila de haia do seu diploma de graduação. Antes de 2017 você tinha que enviar seu diploma de graduação autenticado no Mec e MRE para ser carimbado, depois dessa data mudou para Apostila de Haia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais