Programa do DAAD dá bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim

bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim DAAD

Como já explicamos neste post, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa de auxílio para brasileiros interessados em cursos com foco em Desenvolvimento Sustentável. O EPOS contempla diversas áreas do conhecimento e tem também bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim.

Veja as bolsas na Alemanha

O curso em Gestão Urbana (Urban Management) na TU Berlim é focado nas situações de países emergentes e de nações em transição. A formação em inglês é interdisciplinar e oferece um treinamento em abordagens gerenciais.

As questões estudadas estão relacionadas a problemas urgentes de desenvolvimento urbano. A ideia é apresentar soluções viáveis para a gestão das cidades. Alguns dos temas abordados são: degradação ambiental, crescimento urbano descontrolado, condições de vida abaixo do padrão, etc.

As bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim têm duração de 18 meses. Elas incluem 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea de ida e volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

>>> Veja mais bolsas na área de arquitetura e urbanismo

Requisitos para se candidatar ao programa

O mestrado em urbanismo é voltado para estudantes graduados em geografia, arquitetura, planejamento urbano, engenharia civil, direito, ciências sociais e políticas, administração, economia, desenvolvimento internacional ou áreas afins.

Os candidatos precisam ter pelo menos dois anos de experiência prática em uma área relacionada. Também é requisito ter certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS – especificações aqui).

Também é preciso cumprir os requisitos do DAAD. Além da experiência profissional e do inglês fluente, ele exige que a graduação tenha sido concluída há no máximo seis anos e que o candidato tenha um desempenho acadêmico acima da média.

>>> DAAD dá bolsas para mestrado em inglês na Alemanha no programa EPOS

Candidatura às bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim

As inscrições para as bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim vão até o dia 31 de agosto. Não é necessário uma carta de aceite da universidade para solicitar o benefício.

Para se candidatar, é preciso apresentar cópias simples do diploma de graduação, histórico do curso e certificado de conclusão do ensino médio e o formulário do DAAD preenchido (disponível aqui). Caso seja selecionado, o bolsista terá que enviar cópias autenticadas desses documentos.

A candidatura às bolsas pode ser feita pelo e-mail (info[at]urbanmanagement.tu-berlin.de) ou correio. No segundo caso, a solicitação deve ser postada para o seguinte endereço:

Technische Unversität Berlin
Urban Management Program
Sekr. HBS 5
Hardenbergstraße 16-18
D-10623 Berlin
Germany

O resultado da seleção das bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim e os nomes dos selecionados serão divulgados em meados de fevereiro.

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email aufbau@daad.org.brou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades: info@iusd.uni-stuttgart.de ou iusd@eng.asu.edu.eg.

Acesse o edital do programa
Saiba mais sobre o mestrado em gestão urbana
Veja mais sobre os requisitos e a inscrição

Ver todas as bolsas 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> DAAD dá bolsa de mestrado em inglês em planejamento urbano na Universidade de Dortmund
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Programa do DAAD dá bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim”

  1. Yanna disse:

    Oi gente, fiquei interessada por esse mestrado, olhando o edital no site eu vi que existe um custo de 11.000 euros pelo curso, fiquei em dúvida se o aluno bolsista também seria isento desse valor. Desde já agradeço pela ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *