Bolsa para fazer faculdade no Japão partiu intercambio

MEXT: bolsa para fazer faculdade, escola técnica ou curso profissionalizante no Japão

Quer uma bolsa para fazer faculdade no Japão? Mais um concurso do MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão) está com inscrições abertas.

Desta vez, a bolsa para estudar no Japão — mesmo para quem não tem conhecimentos avançados de japonês — é para cursos de graduação, escola técnica e curso profissionalizante. A  duração é de cinco (ou sete, na área da saúde), quatro e três anos, respectivamente.

 >>> Bolsas para fazer graduação no exterior

Os cursos abrangem quase todas as áreas do conhecimento: tecnologia, biologia, engenharia, história, matemática, medicina, química, moda, agronomia, economia, administração, pedagogia e muitos outros.

Sobre as bolsas para fazer faculdade no Japão

A bolsa para fazer faculdade no Japão ou curso técnico ou profissionalizante inclui um ano de curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas. A bolsa é de auxílio integral, o que inclui passagens aéreas, isenção de taxas e ajuda de custo mensal para despesas de cerca de 117.000 ienes (aprox. R$4.000 em junho/2023) por mês. Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.

Requisitos para se candidatar às bolsas

Para poder concorrer, é necessário ser brasileiro, ter nascido após 2 de abril de 1999 (ou seja, ter no máximo 24 anos) e já ter concluído o ensino médio – ou ter a conclusão prevista para, no máximo, março de 2024.

Além disso, é preciso também ter conhecimento avançado de inglês ou japonês e um bom histórico escolar. Na verdade, mesmo com fluência em inglês, o candidato precisa ter conhecimento básico de japonês, pois será desclassificado se zerar o exame de língua japonesa.

Entre os requisitos, estão também ter um histórico escolar com alto rendimento (uma boa média nos três anos do ensimo médio, ter disponibilidade para embarcar na primeira semana de abril de 2024 e estar apto física e mentalmente.

Como se candidatar à bolsa MEXT para faculdade

Para candidatos residentes no DF, GO e TO, as inscrições devem ser feitas entre 1º e 21 de junho de 2023. Para as outras localidades, é preciso verificar diretamente com o consulado da sua jurisdição. Abaixo colocamos a lista com qual jurisdição se aplica à cidade onde você.

Os candidatos do DF, GO e TO podem entregar a documentação pessoalmente na Embaixada ou enviar pelos Correios. Se optar pela segunda forma, fique atento, pois a data de postagem deve ser até 14 de junho para o endereço indicado no edital.

>> Brasileira bolsista Mext conta como é viver no Japão

As seleção da bolsa para fazer graduação no Japão

O processo para ganhar a bolsa para fazer graduação no Japão é beeem longo e complexo. Então, quanto antes você começar a se prepara, melhor.

A primeira fase compreende a análise documental, provas escritas e entrevista. Os candidatos que passarem na fase de análise da documentação fazem provas presenciais específicas das suas áreas.

Depois das provas, os classificados são chamados para entrevistas. Por fim, aqueles aprovados nas entrevistas são indicados ao MEXT, que fará a análise da candidatura para estudar no Japão.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Os documentos para bolsa para fazer faculdade no Japão são:

  • Ficha de Inscrição com uma foto 3×4;
  • Cópia simples da Identidade;
  • Para os que concluíram o Ensino Médio: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório);
  • Para os que estão no 3° ano: atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio;
  • Para os que concluíram o ensino médio e estão cursando o ensino superior: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório); histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório);
  • Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho), em papel timbrado da instituição;
  • Carta de motivação (em inglês, de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado) explicando o motivo de opção pela graduação no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Deve constar o título e nome do candidato;
  • Cópia simples do último resultado do ENEM, se houver;
  • Cópia simples do certificado de proficiência em inglês (TOEFL, TOEIC, IELTS, Cambridge ou Duolingo) ou documentos de comprovação de estudos da língua;
  • Cópia simples de certificados de proficiência em japonês (JLPT, J-Test, BJT) ou documentos de comprovação de estudos da língua.

É importante ler com atenção as orientações relacionadas aos documentos no edital para entregá-los da forma correta para garantir que a sua candidatura seja considerada. Além disso, as exigências podem mudar conforme a jurisdição.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas em 2023

A lista geral com todos os cursos oferecidos, pode ser consultada no site da Embaixada. Exames escritos serão aplicados na representação diplomática responsável pela sua região como parte da seleção da bolsa para fazer faculdade no Japão  e todo o processo de inscrição deve ser realizado na sua representação.

>>> Brasileiro estudando na Coreia com bolsa KGSP dá dicas

Para onde enviar os documentos para a bolsa MEXT

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja o edital da seleção para graduação
Acesse as informações sobre a escola técnica
Confira o edital das bolsas para cursos profissionalizantes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

17 comentários em “MEXT: bolsa para fazer faculdade, escola técnica ou curso profissionalizante no Japão”

  1. Daniel Augusto Lopes

    Boa noite, Bruna acabei de ver, mas a minha pergunta é, essa bolsa é somente para os Brasileiros? Agradeço melhor a resposta, tenha um bom dia

  2. João Perreira Oliveira

    Supondo que eu seja aprovado, viaje pra lá, mas depois de um tempo, digamos 2 anos, perceba que não era o que eu queria e decida voltar, terei de restituir tudo o que recebi da bolsa? Outra coisa que não ficou muito clara é em relação à “isenção de taxas escolares”. Isso significa que a mensalidade da universidade também será abrangida pela bolsa, ou o aluno precisará pagá-la mês-a-mês?

  3. Gustavo Basso Carlin

    Olhem atentamente o que cada consulado requer de documentos necessários!!!
    Estava fazendo minha carta de motivação e só depois de pronta que percebi que o Consulado de Curitiba não requer uma!!

  4. Edgar Rocha da Costa

    Boa noite
    Não encontrei nada sobre a quantidade de alunos que poderão ser classificados para fazer a graduação.
    Qual a quantidade de vagas ?

  5. Ana Paula Cortez

    Oi, Bruna, tudo bem? O grande sonho da minha filha é estudar no Japão. Ela tem 16 anos, estuda em uma escola americana em SP e tem planos de ir para lá fazer faculdade de teatro ou design de interiores. Fala inglês fluente, estuda francês (já tem 2 certificados DELF) e japonês. Qual você acha que seria o melhor caminho para tentar estudar lá? Um plano B seria ir para a Holanda, que também tem grandes oportunidades. Se você puder nos ajudar, agradeço muito. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais