Bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

Início » Bolsas de Estudo » Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha daad epos partiu intercambio

 

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha. O curso é oferecido em parceria pela Universidade de Bonn e a Universidade da ONU e tem duração de 24 meses. O curso Geography of Environmental Risks and Human Security tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)  e é completamente em inglês. O mestrado em mapeamento de risco ambiental e segurança humana faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas.  As inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 15 de janeiro.

 

>>> Bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha e mais três países europeus
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

 >>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha

 

Como é o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

O objetivo do curso é dar para os estudantes conhecimento detalhado, compreensão crítica e ferramentas estratégicas para um approach interdisciplinar dos riscos ambientais e da segurança humana. O mestrado foca em questões teóricas, metodológicas e práticas da geografia para entender melhor a emergência dos riscos ambientais e catástrofes naturais e quais suas implicações para as relações entre homem e natureza. O curso é oferecido em conjunto pelo departamento de Geografia da Universidade de Bonn e a Universidade da ONU.

O currículo do mestrado inclui um estágio obrigatório de, pelo menos, oito semanas. O período de estágio começa oficialmente no terceiro semestre do mestrado. Durante o quarto e último semestre do curso, os alunos fazem a dissertação final do curso. O estágio pode ser feito em qualquer organização da ONU, outras instituições internacionais ou qualquer entidade que trabalhe em áreas temáticas relevantes para o programa. O processo de busca de vaga de estágio em organizações da ONU tem o apoio UNU-EHS. O curso oferece uma extensa oportunidade de exposição dos alunos a agências internacionais, ONGs, órgãos governamentais e institutos de pesquisa públicos e privados, oferecendo uma rede de contatos profissionais  e acadêmicos para os alunos do mestrado.

 

 

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Geography of Environmental Risks and Human Security:

  • Graduação em geografia ou área relacionada (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de cinco anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (Paper 550; IBT 79;  CBT 213), IELTS 6.5, Cambridge Exam CAE (nível mínimo B2) ou telc B2 – C1.

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado

  • Carta de motivação 
  • Currículo atualizado e assinado (link abaixo)
  • Diploma universitário e Histórico da Universidade traduzidos e apostilados
  • Prova de proficiência de inglês
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Formulário de candidatura mestrado
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional

O material da candidatura para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha deve ser enviado por e-mail para: master-georisk@ehs.unu.edu. É importante lembrar que os documentos devem ser enviados em, no máximo, dois arquivos de PDF. Os arquivos não podem ter mais de 8MB. Outro ponto importante é que a documentação deve ser enviada até as 23:59 do dia 15 de janeiro (horário da Europa central).

O que a bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 750 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil. Eu tive essa mesma bolsa para morar em Bonn quando fiz mestrado em Comunicação e, em Bonn, dá para viver bem de boa com essa bolsa. Além disso, Bonn é uma cidade muito legal, onde dá pra ter uma vida mu

Posso aplicar para o mestrado mesmo sem bolsa?

Óbvio! Alunos que não tiverem os dois anos de experiência ou que por qualquer razão não sejam elegíveis para a bolsa para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha podem se candidatar para o curso de mestrado mesmo sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 269,81 €. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês quase grátis da Alemanha 🙂 No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar por meio período.

Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: application.spring@tu-dortmund.de

Veja detalhes sobre a estrutura do curso
Veja o modelo de currículo para a bolsa
Formulário de candidatura para o mestrado
Formulário de candidatura do DAAD
Veja instruções para a candidatura
Veja mais informações sobre a bolsa de mestrado na Alemanha

Se vocês tiverem mais dúvidas sobre o assunto, assinem nosso canal no YouTubeAssina aí! Toda terça tem vídeo novo e eu adoro receber sugestões de tema. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

 >>> O que precisa para estudar na Europa?
>>> Confira todos os editais de bolsas abertos
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha”

  1. Eunice disse:

    Oi Bruna,

    Parabéns pelo canal!
    A minha dúvida é a seguinte: para quem devo dirigir a carta de motivação e também para quem devem ser dirigidas as cartas de recomendação?

    Continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

    Um abraço,

    Eunice

  2. Felipe Gandra disse:

    Oi Bruna,

    Comecei um curso chamado AFECO (agriculture and food economics) aqui em Bonn há cerca de um mês, e vi que você tem formação aqui e que conseguiu uma bolsa. Pesquisei as opções através da DAAD. basicamente EPOS e Helmet Schmidt, que dão bolsa para um outro programa bem similar na minha faculdade, e essas bolsas que você mencionou nesse artigo. Você tem alguma outra ideia de um scholarship para o qual posso participar? Sei que está tarde, mas estava trabalhando em 2 empregos antes do curso começar e não tive tempo de aplicar antes.

    Muito obrigado!! Sua ajuda é sensacional!

    Abs,
    Felipe

  3. Mariana Marques Pinheiro disse:

    Boa Bruna,
    você sabe se esses 2 anos podem ser experiencias como estágios?
    Atenciosamente,
    Mariana Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *