trabalhar no exterior

Summer job: o que é e como conseguir um estágio no exterior

Muita gente escreve para o Partiu Intercâmbio pedindo para falarmos mais sobre o tal do summer job. Na verdade, esse tipo de oportunidade já apareceu, sim, aqui no nosso buscador — mas nem sempre exatamente com esse nome.

Programas de estágio no exterior

Além disso, mais recentemente, fizemos um vídeo sobre summer job (que está logo aqui abaixo) e a ideia deste post é se aprofundar um pouco nessa categoria. Ou seja, vamos explicar o que é summer job, falar sobre algumas oportunidades de estágio no exterior e sobre como fazer esse tipo de intercâmbio.

>>> Intercâmbio e trabalho no Exterior: conheça os melhores programas e oportunidades

O que é summer job?

Bom, summer job nada mais é do que um estágio de verão ou estágio de férias. O termo, normalmente, se refere a uma modalidade de trabalho de curta duração voltada para estudantes de graduação ou pós-graduação ou, ainda, recém-formados.

Na verdade, no hemisfério norte, que tem as estações opostas às nossas, esse tipo de oportunidade é um emprego nas férias de inverno aqui do Brasil. Porém, existe também o winter job — que costuma ser, aí sim, nas nossas férias de verão. Enfim, isso pode causar um pouco de confusão, então é bom ficar atento!

Mas voltando aos summer jobs, esses programas de estágio podem ser também acadêmicos. Nesse caso, estão relacionados a universidades, laboratórios ou institutos de pesquisa.

>>> Dicas para quem quer trabalhar no Exterior

É fácil conseguir um summer job?

Talvez você já tenha ouvido falar que conseguir um summer job é muito fácil. Será? Primeiro, é importante dizer que raramente qualquer coisa é assim tão simples, né? Segundo, como tudo na vida, isso também é bastante relativo.

Mas então por que há quem diga que é fácil fazer summer job? Vamos contextualizar um pouco: essa ideia surgiu há alguns anos atrás, quando ainda existia o Ciência sem Fronteiras, programa criado durante o governo de Dilma Rousseff que enviou milhares de estudantes brasileiros para vários cantos do mundo — aliás, saudades, CsF 💔.

Acontece que muitos bolsistas, quando já estavam no país estrangeiro com visto de estudante e matrícula na universidade, se candidatavam a oportunidades desse tipo nas férias e conseguiam fazer estágio nesses lugares (inclusive, temos um depoimento de um bolsista do CsF que trabalhou no MIT aqui no site).

Contudo, é claro que é mais fácil isso acontecer quando você já está no exterior, não é mesmo? O que não quer dizer, portanto, que fazer um summer job é propriamente fácil. Acontece muito, por exemplo, de alguns programas dessa modalidade não contemplarem estudantes internacionais justamente por questões de visto.

>>> Conheça a mentoria do Partiu Intercâmbio

Onde encontrar um summer job?

A verdade verdadeira é que encontrar um summer job dá bastante trabalho. É preciso pesquisar junto às instituições de seu interesse a existência desse tipo de vaga, os requisitos etc. Algumas vezes essas informações não estão nos sites, nem são assim de fácil acesso. Nesses casos, é necessário entrar em contato, encontrar a pessoa que pode responder a sua pergunta e por aí vai.

Aqui no site, um dos motivos pelos quais não postamos tantas oportunidades desse tipo é porque divulgamos somente estágios que especifiquem que estão abertos a alunos internacionais. Ou seja, apenas aqueles editais que falam claramente que aceitam como candidato um estudante que está no Brasil.

Aliás, que tal conhecer algumas bolsas para estágio de férias que já divulgamos por aqui?

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2021

Programa da UCLA para summer job nos EUA

O Research in Industrial Projects for Students Program (RIPS) é um programa da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Ele recruta estudantes da graduação ou recém-graduados em algumas áreas para trabalhar em projetos de pesquisa propostos por patrocinadores do setor público e privado. O RIPS dura nove semanas e os bolsistas ganham um subsídio para viagem, salário, alojamento e parte das refeições. Está interessado? Para saber mais sobre a oportunidade, confere esse link.

Mitacs Globalink no Canadá

O Mitacs Globalink Research Internship é um programa do governo do Canadá para estágio no país com bolsa de estudos. Podem se candidatar estudantes de todas as áreas do conhecimento. O summer job tem duração de 12 semanas e inclui despesas com passagem aérea, seguro saúde, hospedagem e alimentação. Todas as demais informações estão no post e tem também essa live abaixo com dois bolsistas:

Estágio na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear

Por fim, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), que fica na Suíça, também tem um programa de estágio de verão chamado Summer Student Programme. Os participantes trabalham durante o verão europeu (de julho a setembro) com renomados profissionais do centro. A bolsa inclui auxílio mensal, palestras e workshops e é voltada para jovens que estejam fazendo graduação ou mestrado em algumas áreas. Para saber todos os detalhes, dá uma olhadinha aqui.

>>> Confira todas as oportunidades deste tipo publicadas no site

Apoie o Partiu Intercâmbio!

Ah, e se você quiser que a gente divulgue cada vez mais oportunidades de summer job e de todas as outras modalidades, torne-se um apoiador do Partiu Intercâmbio! Quanto mais apoiadores tivermos, mais poderemos nos dedicar ao trabalho jornalístico de reunir todas as informações necessárias para compartilhar ainda mais bolsas por aqui.

Os nossos apoiadores recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Clique aqui para saber mais!

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Jaqueline Crestani

Posts Recentes

Como escrever carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Como escrever carta de motivação? Confira os  5 erros super comuns ao escrever uma carta…

2 weeks atrás

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2021

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2021.…

2 weeks atrás

Pré-integração do Goethe-Institut: projeto ajuda quem quer trabalhar e viver na Alemanha

Você sonha em morar e trabalhar na Alemanha? Além de ser um importante centro de…

3 weeks atrás

TOEFL X IELTS: qual é a diferença entre os testes de proficiência em inglês

Você precisa fazer uma prova de proficiência em inglês para estudar no exterior e não…

3 weeks atrás

Como fazer o mestrado em sustentabilidade e clima do Erasmus com bolsa e estudar em vários países

Sabe aqueles cursos de mestrado Erasmus super bacanas com foco em temáticas atuais e importantíssimas…

1 month atrás

Quais são as diferenças entre TOEFL iBT®, TOEFL® Essentials™ e TOEFL ITP®?

Além do TOEFL iBT® e do TOEFL ITP®, o Educational Testing Service (ETS) lançou recentemente…

2 months atrás