CERN oferece summer job na Suíça para estudantes

summer job cern suíça estágio

Divulgação/CERN

Você já ouviu falar em summer job? Pois então, esta é uma oportunidade de trabalho em um programa desse tipo na Suíça oferecido por nada menos que a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Bolsas de estágio

Para quem não sabe o que significa, summer job é um espécie de “emprego de verão”. No caso do Summer Student Programme, se trata mais especificamente de um estágio na CERN (sigla em francês da instituição).

A organização que fica em Genebra reúne físicos e engenheiros que estudam a estrutura fundamental do universo. Os pesquisadores investigam os componentes básicos da matéria e como essas partículas interagem e fornecem insights sobre as leis fundamentais da natureza.

Como uma das principais missões da CERN é a educação, eles possuem um programa de treinamento prático durante o verão europeu (de junho a setembro). Durante o summer job, os participantes terão oportunidade de trabalhar com renomados profissionais em um centro de excelência científica.

>>> Veja outra oportunidade de estágio na CERN

Sobre o estágio na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

O estágio tem duração de 8 a 13 semanas e os selecionados irão se envolver com projetos avançados. Eles terão também oportunidade de assistir a seminários, visitar as instalações da organização e participar de workshops e debates.

Será possível começar o summer job em qualquer segunda-feira do início ao fim do mês de junho.

>>> Dicas para quem quer trabalhar no Exterior

Em troca o estagiário vai receber:

  • Um contrato de associação para trabalhar em um projeto técnico;
  • Aulas de física e palestras de TI organizadas pelo Openlab;
  • Subsídio de estadia de 90 francos suíços por dia (cerca de R$ 330) para custos de acomodação e alimentação;
  • Auxílio para despesas de viagem;
  • Seguro saúde;
  • Assistência para encontrar acomodação.

Requisitos para o summer job na CERN

O summer job na CERN é voltado a jovens que estejam fazendo graduação ou mestrado em física, engenharia, ciência da computação ou matemática. Os candidatos devem ter estudado na universidade por no mínimo três anos em tempo integral.

>>> Centro de jornalismo de negócios de NY dá bolsas para projetos de reportagem nos EUA

São aceitos no programa estudantes de todas as nacionalidades. A diversidade tem sido parte integral da missão da CERN desde a sua fundação e representa um grande valor para a organização.

Para participar, é preciso ter um bom conhecimento de inglês. Por outro lado, saber francês não é fundamental, mas conta pontos na seleção.

Não são elegíveis candidatos que já tenham participado do programa ou que tenham trabalhado na CERN anteriormente por mais de três meses.

>>> YLA: programa de liderança dá bolsas de estudos para ir a Nova York

Como se candidatar para o estágio

A application para o summer job é online e deve ser enviada até o dia 31 de janeiro. A documentação necessária para se candidatar é composta por:

  • Currículo (em inglês ou francês);
  • Cópia do histórico acadêmico mais recente;
  • Duas cartas de recomendação obrigatórias (escritas há no máximo 12 meses).

O candidato deve se certificar de possuir todos os documentos solicitados no momento da candidatura. Com exceção das cartas de recomendação, eles não poderão ser enviados após a conclusão. Além disso, é importante também estar preparado para escrever sobre as suas motivações para fazer o estágio.

>>> Empreendedor Global: programa de estágio no exterior em startups da AIESEC

Após o envio da application, o estudante irá receber um e-mail de confirmação com um link. Este deve ser encaminhado para as referências, que irão enviar as cartas através desse link. Esse envio também deve ser feito até o dia 31 de janeiro.

O resultado final do processo de seleção do summer job será divulgado até o final do mês de abril.

Saiba tudo sobre o programa
Conheça a CERN e a sua missão
Acesse a página de candidatura

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “CERN oferece summer job na Suíça para estudantes”

  1. Alícia Pires disse:

    Oii Bruna, adoro seus conteúdos. Primeiramente quero agradecer por você compartilhar essas oportunidades incríveis com a gente de forma gratuita. Incrível mesmo. Em segundo lugar gostaria de pedir que você compartilhasse mais sobre Summer e Winter Job. Nunca achei como aplica para esses estágios remunerados lá fora. Minha área por exemplo é a Veterinária. Desde já agradeço a atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio