bolsa da ONU para indigenas

OHCHR: bolsa da ONU para indígenas em Genebra recebe inscrições

O OHCHR Indigenous Fellowship Program é um programa de bolsas da ONU para indígenas em Genebra, na Suíça. A iniciativa do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH, na sigla em português) foi criada em 1997 no contexto da Primeira Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

O projeto tem a finalidade de proporcionar aos indígenas a oportunidade de aprender sobre o trabalho das instituições e mecanismos da Organização das Nações Unidas que tratam dos direitos humanos em geral e das questões desses povos em particular.

Os selecionados fazem um estágio de quatro semanas disponível em cinco idiomas (inglês, espanhol, francês, russo e português). O treinamento de todos ocorre em conjunto com tradução simultânea, normalmente, em junho ou julho de cada ano.

Após a experiência, os bolsistas poderão ajudar as organizações e comunidades na proteção e promoção dos seus direitos.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas

O que está incluído nas bolsas da ONU para indígenas

Os candidatos selecionados têm direito a passagens aéreas de ida e volta para Suíça, despesas de moradia e seguro saúde básico durante o período de treinamento.

>>> Como trabalhar na ONU: guia completo de vagas na Organização das Nações Unidas

Quais são os requisitos das bolsas da ONU para indígenas

Os candidatos devem ser indígenas e não serão aceitos candidatos não indígenas, mesmo que tenham vínculo estreito com comunidades ou organizações.

Além disso, é preciso ter conhecimento prático em um dos idiomas no qual o treinamento é ministrado.

O programa de bolsas da ONU para indígenas não tem restrição de idade e também não exige educação formal. Portanto, não ter essa formação não deve ser uma limitação à participação no IFP, em razão das barreiras socioeconômicas que limitam o acesso a instituições educativas formais enfrentadas por muitos povos indígenas .

>>> Como ser voluntário da ONU

Candidatura ao OHCHR Indigenous Fellowship Program

As candidaturas às bolsas da ONU para indígenas devem ser propostas com o apoio de organizações indígenas ou da sua comunidade até 30 de outubro.

É preciso preencher todos os campos dos formulários, assinar e enviar por correio normal ou digitalizados por e-mail.

Endereço para enviar por correio:

Mr. Morse Caoagas Flores
Coordinator, Indigenous Fellowship Programme
Indigenous Peoples and Minorities Section
Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights
48, Avenue Giuseppe-Motta, Office 2-05
CH-1211 Geneva 10
Switzerland

E-mail para enviar a candidatura digitalizada:

Para [email protected] com cópia para [email protected].

Os formulários devem ser acompanhados de uma carta de recomendação oficial da organização ou da comunidade indígena.

A seleção buscará refletir um equilíbrio regional e de gênero, bem como entre as comunidades indígenas representadas. De 15 a 20 candidatos por grupo linguístico serão pré-selecionados para uma entrevista.

No caso de algumas línguas, entre elas o português, a seleção será realizada em colaboração com algumas universidades – Universidade de Brasília para o português –, que oferecem cursos de formação preparatórios para o programa.

Em caso de dúvidas, você pode enviar e-mail para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o programa
Acesse o formulário de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais