Por conta da pandemia de COVID-19, foi prorrogado até 30 de abril o período de inscrições para a bolsa para afrodescendentes da ONU. O programa oferece bolsas para um curso sobre direitos humanos em Genebra, na Suíça. O curso acontece de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2020.
O Programa Anual de Bolsa para afrodescendentes é parte das comemorações pela Década Internacional de Afrodescendentes. O objetivo da ONU é oferecer uma oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana em questões de direitos humanos. Os tópicos de estudo do curso incluem direitos humanos, formas de discriminação racial, acesso à justiça, perfilamento racial, entre outros.
>>>Bolsas para participar de evento em Londres sobre direitos humanos
Durante o curso, que dura três semanas, os bolsistas aprendem sobre os mecanismos legais antirracismo da ONU e promovem a capacitação para combater a discriminação racial. Após o encerramento do programa, atuam nos seus países com iniciativas de conscientização sobre direitos humanos para a sociedade civil. Os bolsistas também podem virar colaboradores e contribuir com a ONU em outras frentes.
>>>Universidade de Melbourne oferece bolsas na área de direitos humanos
Como é bolsa para afrodescendentes da ONU
As bolsas incluem a passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde e um subsídio para cobrir despesas com acomodação, alimentação e outras. Entre os requisitos para participar do programa de bolsas para afrodescendentes da ONU, estão:
- Ter ascendência africana;
- Ser fluente em inglês ou francês;
- Ter no mínimo quatro anos de experiência profissional na promoção dos direitos afrodescendentes;
- Fazer parte de uma organização que trabalha em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias.
Candidatura e seleção para as bolsas de estudo da ONU
Para se inscrever, é necessário que o candidato envie por e-mail (um único e-mail) para [email protected] os seguintes documentos:
- Currículo;
- Carta oficial da organização onde trabalha certificando o seu estatuto;
- Formulário de candidatura preenchido, assinado escaneado;
- Cópia do passaporte;
- Carta de motivação (máx. 500 palavras).
O assunto do email deve ser: “Application for the 2020 Fellowship Programme for People of African Descent”. Além disso, os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma: SOBRENOME nome – Tipo de documento. Por exemplo, PEREIRA Joana – Curriculum.
A seleção irá levar em consideração o equilíbrio de gênero e de origem dos concorrentes. A situação dos afrodescendentes no país do candidato também influencia a seleção.
É uma oportunidade importante para mim, quero conhecer os meus direitos… me coloca neste programa.
Gente é serio que TEM QUE TER PASSAPORTE pra se inscrever? ja excluiu todos os pretos pobres que nunca precisaram fazer… isso poderia ser desenrolado depois, caso passasse.
Sim, isso exclui muita gente boa do processo 🙁
sou Martinho bizeque seado sou membro da policia da republica de Moçambique,u meu trabalho engaja-se na defesa dos direitos humanos,como também na minha formação tive a cadeira de D.H,pretendo a bolsa u k fasso?
estou super interessada em fazer o curso da Onu pois Presido uma Instituiçao onde trabalhamos com a diversidade , Afro descendente e doentes de hanseniase.
fico no aguado da resposta.
obrigada
Eu gostaria de participar porem nunca atuei na area dos direitos afrodescendentes.
Achei muito legal e quero participar.