Como ser voluntário na ONU: Paid Volunteering Opportunity

ser voluntário na ONU

Divulgação/ONU

Se você tem vontade de ser voluntário na ONU, mas não faz a mínima ideia de como fazer isso se tornar realidade, este post é para você! E tem outra notícia boa: o voluntariado internacional da Organização é pago.

Oportunidade de trabalho voluntário

As Nações Unidas tem um programa de “Paid Volunteering Opportunity at the UN“, ou seja, que oferece oportunidades de voluntariado pago na instituição. O projeto leva voluntários com experiência especializada para servir em missões para apoiar a paz e o desenvolvimento em diferentes agências da ONU no mundo todo.

>>> Veja oportunidades para ser voluntário no exterior

O que o voluntariado da ONU cobre

A iniciativa busca voluntários internacionais que terão direito a alguns subsídios para manter um padrão de vida modesto e viver com segurança. O valor não é uma recompensa ou um salário em troca do trabalho voluntário. O pagamento é apenas uma ajuda para auxiliar nos custos de vida do participante. O contrato para ser voluntário na ONU inclui:

  • Auxílio mensal para cobrir despesas básicas;
  • Custos de viagem até o posto de serviço e de volta para o país de origem;
  • Prêmio/subsídio baseado no período do voluntariado;
  • Seguro de vida, saúde e invalidez permanente;
  • Férias;
  • Auxílio para retorno ao país de origem baseado na duração da experiência.

>>> Sabia que a ONU tem vagas de trabalho para brasileiros?

Como são os contratos

De acordo com as “condições de serviço” publicadas no site das Nações Unidas, os contratos iniciais de voluntariado são geralmente de seis a 12 meses. Há possibilidade, porém, de estender a experiência por um ou dois anos. Há também contratações de três meses ou menos que acontecem por meio de parceiros da ONU.

Qualquer pessoa que não tenha idade para estar aposentada pode ser voluntário na ONU por no máximo quatro anos por meio do programa de voluntariado internacional.

Além dos subsídios que citamos, os voluntários também têm direito a outros benefícios – assim como os seus dependentes. Entre eles, licença maternidade/paternidade, materiais de suporte de aprendizagem e carreira, licença para visitar o país de origem, curso de língua, etc.

>>> Acesse todos os nossos posts e bolsas relacionados a ONU

Como são as condições de vida de um voluntário

As condições de vida de quem decide ser voluntário na ONU variam de contextos estáveis a ambientes mais dinâmicos e mutáveis. Muitos pessoas que participam no programa de voluntariado trabalham em estações remotas e isoladas onde o conforto pode ser bastante limitado.

Por outro lado, muitos também atuam em condições normais, vivendo em capitais e tendo acesso a tudo. Os postos de serviço são classificados como “família” ou “não família”, dependendo da natureza da atribuição e do contexto de segurança do local.

>>> Precisa ter 10 em tudo para ganhar bolsa?

Quais os requisitos para ser voluntário da ONU

Entre os critérios para se candidatar ao voluntariado internacional das Nações Unidas está ter nacionalidade de um país que não seja aquele onde o voluntário irá atuar. Também é preciso possuir mais do que 25 anos e ter diploma de nível superior ou técnico. Para candidatos mais novos, existe o International UN Youth Volunteers, que é voltado apenas para jovens entre 18 e 29 anos.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Ter no mínimo dois anos de experiência profissional relevante e um bom conhecimento prático de pelo menos uma das línguas de trabalho da ONU (inglês, francês e espanhol) também são requisitos.

Além disso, também é preciso ter comprometimento com os valores e os princípios do voluntariado. Habilidade em trabalhar em um ambiente multicultural também conta na seleção, assim como experiências anteriores como voluntário.

>>> Melhores bolsas para profissionais no Exterior

Como se candidatar para ser voluntário na ONU

Os interessados em se candidatar para ser voluntário na ONU devem criar um perfil no banco de talentos da organização. O processo de registro no site leva cerca de 45 minutos e é dividido em duas partes.

A primeira serve para o candidato saber mais sobre o voluntariado e enviar as suas informações pessoais básicas. Já na segunda parte, você precisa descrever as suas habilidades e os detalhes da sua formação e da sua experiência profissional.

>>> Veja todos nossos guias sobre trabalhar no Exterior

Sobre a seleção

O recrutamento é feito conforme a demanda por voluntários. Com base na descrição da vaga, é realizada uma seleção através do banco de talentos. Os candidatos que correspondem aos requisitos da função são contatados para verificar sua disponibilidade e interesse.

Após a pré-seleção dos perfis, os candidatos passam pela seleção final realizada pela agência na qual o voluntário irá atuar. É importante destacar que não é possível escolher o seu local de trabalho. Você até pode listar suas preferências durante a inscrição no site, porém, o posto de trabalho é definido de acordo com as habilidades requeridas.

Em caso de dúvidas sobre o programa, é possível escrever um email para roster@unv.org.

Saiba tudo sobre o voluntariado internacional da ONU
Leia sobre as condições de serviço do voluntário
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ou no nosso grupo no Facebook. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Como ser voluntário na ONU: Paid Volunteering Opportunity”

  1. Luize disse:

    Olá, queria parabenizar você pela iniciativa de fazer e manter essa página, os materiais disponibilizados são muito bons. Parabéns pelo trabalho.
    Minha dúvida é em relação ao International UN Youth Volunteers, como funciona? Os critérios são parecidos com Paid Volunteering Opportunity? É preciso ter experiencia profissional?

  2. Ellen disse:

    Interessei-me por este voluntariado, mas como só tenho 18 anos gostaria de saber mais sobre o International UN Youth Volunteers, por favor!

  3. HUGO STEFANO DANTAS disse:

    Gostaria de saber mais sobre o International UN Youth Volunteers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *