o que é deferral

O que é deferral e para que ele serve?

o que é deferral

“Deferral” é uma palavra em inglês que significa “adiamento”. Ela é usada em várias situações e uma delas é a que vamos falar aqui hoje. A pergunta é: o que é deferral no contexto de estudar no exterior?

 

Se pensarmos, esse termo tem tudo a ver com o que temos vivido nos últimos tempos, né? Afinal, a pandemia de Covid-19, infelizmente, adiou muitas coisas para um número enorme de pessoas.

Com a necessidade de isolamento social, o plano de estudar fora, por exemplo, teve que ser postergado por muita gente – que, inclusive, nem sabe quando vai poder viajar por conta de vistos e por muitas universidades estarem anunciando que vão ter o próximo semestre completamente online. Bom, o que vamos falar tem a ver com isso e, por isso, é super importante saber o que é deferral, para que serve e como pode ser solicitado para a universidade no exterior.

>>> Coranavírus: os planos de estudar no exterior e as bolsas de estudos

O que é deferral exatamente e como funciona?

De forma resumida, podemos dizer que, no contexto de estudar no exterior, “to defer” seria adiar o início dos seus estudos. Sendo assim, pedir o deferral seria basicamente solicitar esse adiamento para poder começar a estudar depois da data prevista. Fez sentido agora?

No entanto, para explicar direitinho o que é o deferral e como ele funciona, vamos voltar só um pouco e entender o processo de aceite de uma universidade do exterior.

Quando você é aceito para estudar em uma instituição de ensino fora do Brasil, seja na graduação, no mestrado ou no doutorado, é de praxe o envio da carta de aceite. Esse documento é enviado pela instituição ou pelo orientador para o candidato admitido. Ela serve para oficializar a admissão na universidade e fazer uma oferta para o início dos estudos.

>>> Fui aceito para estudar no Exterior sem bolsa e agora?

Bom, mas o que isso tem a ver com o que é deferral? Calma que já vamos chegar lá! Depois de receber a carta de aceite, o estudante costuma ter um prazo para confirmar a vaga ou fazer a matrícula no curso.

Porém, se por algum motivo, após já ter sido aceito, você não quiser ou não puder iniciar os estudos no semestre atual, é possível solicitar o deferral, ou seja, o adiamento do início do curso.

Se a universidade aceitar, você garantirá a sua vaga para o próximo semestre ou ano. Em outras palavras, trata-se de assegurar a oferta para estudar na instituição para um momento futuro (definido, é claro).

Deu para entender direitinho o que é deferral?

 

>>> Mestrado na Europa com bolsa para estudantes de qualquer país

Quando solicitar o deferral e o que a pandemia tem a ver com isso?

Agora que já você compreendeu o que é deferral e como ele funciona, fica mais fácil entender quando ele será solicitado – e também o que ele tem a ver com a pandemia.

Você poderá pedir o deferral à universidade diante de alguma situação que lhe impeça de começar os estudos no ano acadêmico para o qual aplicou como problema grave de saúde ou outros motivos. Isso tem tudo a ver com o Covid-19, que afetou, é claro, os planos dos estudantes que já tinham sido aceitos em instituições estrangeiras e começariam a estudar, por exemplo, em setembro (que é o mês do início do ano letivo no hemisfério norte).

Sabemos que, durante esse período de quarentena e/ou reabertura gradual, as universidades da maioria dos países que costumam ser destino dos estudantes (os países da Europa, os Estados Unidos, a China etc) paralisaram as aulas presenciais, interrompendo o semestre em andamento ou continuando os cursos à distância.

Ainda há muitas incertezas sobre o que vai acontecer nos próximos meses, e, em razão disso, a maioria das instituições está aguardando para decidir como ficam os seus cursos. Mas, a Universidade de Cambridge, por exemplo, já anunciou que as aulas do próximo ano acadêmico, que começam em setembro, serão online.

Diante desse cenário incerto e da possibilidade de ter aula à distância, de não conseguir viajar ou tirar o visto, quem já foi admitido para estudar no exterior pode tentar postergar o início dos estudos na expectativa de que as coisas voltem ao normal e as aulas presenciais voltem a acontecer a partir do próximo ano. Isso significa que, se você quer muito fazer o curso na universidade para a qual foi aceito e está inseguro com a situação atual vale tentar pedir o deferral.

>>> Cursos de inglês online gratuitos

Como pedir o deferral para a universidade no exterior?

Além de entender o que é deferral e para o que ele serve, é preciso saber como fazer o pedido à universidade. Se você jogar “deferral university” no Google, vai ver que, entre os resultados, a maior parte é de páginas de instituições de ensino superior estrangeiras com títulos como: “defer my offer”, “deferring an offer”.

Isso porque a maioria delas tem procedimentos específicos formais para a solicitação do deferral. Eles variam bastante e, em alguns casos será necessário preencher formulários online, em outros enviar uma carta assinada e por aí vai. Algumas universidades têm inclusive prazos específicos para que esses pedidos sejam enviados e analisados.

A dica para quem quer pedir o deferral e adiar o início dos estudos fora do Brasil é pesquisar no site da universidade para o qual foi admitido ou entrar em contato diretamente para se informar e ser orientado sobre qual o procedimento a seguir.

>>> Como fazer o TOEFL em casa

As universidades são obrigadas a dar deferral?

Infelizmente, não é certo que o seu deferral será aceito pela instituição de ensino. Isso vai depender muito da política da instituição em relação a essa questão. Muitas estabelecem, por exemplo, requisitos específicos para a solicitação e cada uma possui os seus critérios de avaliação do pedido de deferral.

O seu aceite ou não também pode depender do curso para o qual você foi admitido. Há universidades que aceitam o adiamento em alguns cursos e, em outros, não permite nem que ele seja solicitado.

Enfim, nem todas instituições estrangeiras aceitam esse tipo de processo, mas perguntar não ofende ninguém. Então, se não encontrar nada no site, vale tentar mandar um e-mail ou ligar para entender se a possibilidade realmente existe.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

E eu posso ser deferred?

“Como assim? Eu entendi o que é deferral, mas agora ficou tudo confuso de novo” – segura que a gente vai explicar! “Ser deferred” ao aplicar para um curso é possível e isso significa que o candidato não foi nem aceito nem rejeitado – agora piorou, né?

Acontece que nas universidades dos Estados Unidos é comum a prática de adiamento da admissão. Isso ocorre quando, durante o período de “early admission” (tipo pré-candidatura), gostam do perfil de um candidato e consideram que ele pode ser um aluno da instituição, MAS preferem esperar um pouco para dar o aceite. Por quê? Bom, provavelmente para avaliar esse candidato em relação aos outros que se candidatarem depois.

É uma situação bem diferente de pedir deferral, mas é interessante saber que pode acontecer também, né?

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais