YLAI: bolsa para curso de empreendedorismo nos EUA recebe inscrições
Quer uma bolsa para curso de empreendedorismo nos EUA com tudo pago? A Embaixada Americana no Brasil está com inscrições abertas para o Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI) até o dia 5 de junho!
Nesta edição, serão selecionados 280 jovens da América Latina, Canadá e Caribe para participar da Fellowship do governo dos Estados Undios. Para se inscrever, é necessário ter entre 25 e 35 anos e no mínimo dois anos de experiência profissional.
>>> Melhores bolsas de estudos de 2024
O que o curso de empreendedorismo nos EUA inclui?
- Treinamento de quatro semanas com mentores norte-americanos em seu campo de especialização;
- Cursos online e presenciais desenvolvidos pelo IREX e pela Arizona State University (ASU), que combinam treinamento prático em empreendedorismo e desenvolvimento de liderança;
- Participação no U.S. Orientation e no Fórum YLAI Washington, DC, assim como em outros eventos de networking com líderes da iniciativa privada e de ONGs e altos funcionários do Governo dos EUA;
- Após a conclusão do programa, os bolsistas continuam em colaboração com os parceiros dos EUA e têm acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo, orientação, networking e atividades de ex-alunos.
>>> Dicas de uma fellow para a seleção do programa
A bolsa cobre todas as despesas para os selecionados: visto J-1, viagens de ida e volta da cidade de origem do participante para os Estados Unidos e todas as viagens do programa, cursos e treinamento, viagem a Temp para a abertura do programa e para a conferência em Washington, DC, curso de quatro semanas de desenvolvimento profissional, seguro saúde e acidente, acomodação e refeições durante todo o programa.
>>>Veja mais oportunidades de desenvolvimento profissional no Exterior
Quais os requisitos para se candidatar para o YLAI?
- Ter entre 25 e 35 anos;
- Ser cidadão e residente de um país da América Latina, Canadá ou do Caribe;
- Ser elegível para receber um visto J-1;
- Ter pelo menos dois anos de experiência empresarial ou de liderança, de preferência em uma start up ou ONG;
- Não ser cidadão dos EUA ou residente permanente dos Estados Unidos e não ser funcionário do governo dos EUA;
- Ter inglês fluente.
As inscrições para a bolsa para programa de empreendedorismo nos EUA podem ser feitas online até 5 de junho. Os selecionados serão comunicados sobre o resultado da seleção em junho.
>>>Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?
Dicas de bolsista YLAI
A Lygia Pontes participou da edição de 2017 e conversou comigo para contar mais sobre a experiência e também sobre o processo de seleção. A Lygia é de São Paulo, é formada em Relações Públicas e tem especialização em administração de empresas. A empresa dela começou em 2015 e presta consultoria para melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação dos funcionários.
>>>Veja mais bolsas para profissionais no Exterior
Mas o caminho até chegar ao programa não foi só de alegrias. Pouco antes de ser selecionada para o programa YLAI, Lygia estava desanimada com seu próprio sonho. “Comecei a pensar que eu estava errada em pensar que as empresas querem seus funcionários mais felizes e que transformar os ambientes profissionais em locais positivos era um sonho impossível, porque não existia interesse de ninguém nisso”, explica. A participação no programa era exatamente o que ela precisava para encontrar pessoas com os mesmos interesses e fazendo sonhos como o dela realidade.
A seleção do curso de empreendedorismo nos EUA
As inscrições para o programa YLAI para empreendedores são feitas online. Só o formulário sozinho é um grande exercício de reflexão sobre o seu negócio. Após feita inscrição pela internet, alguns candidatos são entrevistados pela internet em um sistema de vídeo do programa em que você vai ver as perguntas dos entrevistadores e grava suas respostas. Um programa específico é usado. A dica da Lygia para entrevista é “pensar em situações em que você exerceu o papel de líder e situações em que você fracassou e o que você fez para para mudar a situação/seguir em frente”.
>>> Como ganhar uma bolsa de estudos
Entrevista é sempre um momento que assusta muita gente, então, é bom dar uma praticada falando sozinho pra desenferrujar o inglês e também para ir se soltando com as respostas. A entrevista é para falar sobre você e o seu negócio e ninguém sabe essa história melhor que você.
Então, nada de pânico. Os entrevistadores do programa YLAI não estão ali para fazer qualquer tipo de pegadinha, então siga o conselho da Lygia e se prepare pensando bem sobre diferentes situações que enfrentou (boas e desafiadoras) com o seu negócio, qual a sua missão, o que motivou você a criar esse empreendimento, vista uma roupa apropriada para a entrevista, esteja em um ambiente silencioso e iluminado e deixe um copo de água por perto que tudo vai dar certo!
>>>YLA: programa de liderança em Nova York
Como é o programa YLAI nos EUA?
Nos EUA, o programa YLAI tem duração de cerca de cinco semanas. Nos primeiros dias todos os 250 empreendedores selecionados ficam em uma cidade (em 2016 foi em Dallas, em 2017 foi em Atlanta, todos os anos varia) para a abertura. A programação muito rica e diversas oportunidades para fazer networking. Depois disso, os 250 são mandados em grupos menores para diversas cidades e, por quatro semanas, farão estágios em empresas/organizações que fazem um trabalho similar ao do que os empreendedores fazem em seus países. Depois dessas quatro semanas, todos os 250 se reúnem mas, desta vez, em Washington, DC, para o encerramento do programa.
Para a Lygia, o aprendizado mais valioso durante o programa YLAI foi justamente ver a importância te de ter objetivos definidos e de acreditar no que você faz. “Eu sempre quis trabalhar com empresas/profissionais de outros países e confesso que quando decidi empreender, fiquei chateada de pensar que a possibilidade de voltar a trabalhar com pessoas de fora estava muito distante e pensava que se algum dia acontecesse novamente na minha vida, demoraria pelo menos 10 anos. Em 2 anos eu consegui voltar a trabalhar com estrangeiros e mais até do que quando trabalhei em grandes empresas!”, comemora.
E se você não sabe se o programa é pra você, a Lygia tem uma ótima definição sobre qual o perfil dos YLAI fellows: “empreendedores que buscam, com suas organizações sociais ou negócios, transformar o mundo em um lugar melhor. São pessoas que desejam desenvolver suas habilidades empreendedoras e ter uma experiência que vai mudar a vida para sempre”.
>>> Dicas para fazer seu inglês avançar
O Young Leaders of the Americas Initiative não acaba quando termina
Após a conclusão da bolsa do curso de empreendedorismo nos EUA, os bolsistas YLAI continuam sua colaboração com parceiros dos EUA e têm acesso a oportunidades contínuas de desenvolvimento profissional, mentorias, networking e atividades de ex-alunos. Afinal esse é um programa do departamento de Estado dos Estados Unidos.
Os bolsistas YLAI terão a oportunidade de receber um anfitrião dos EUA em seu país por meio do Reverse Exchange Program, que é basicamente uma oportunidade que os fellows e seus fellowship hosts têm de se encontrarem novamente, mas no país do bolsista.
Para isso, ambos trabalham em um projeto e e enviam para aprovação do YLAI. O projeto da Lygia foi aprovado e a host dela virá para São Paulo em maio: “para colocarmos em prática os cursos para auxiliar mulheres profissionais a construírem e manterem ambientes profissionais positivos: Empowering Women to Work Happy and Better”, comemora.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Consulte o edital do programa
Inscreva-se para a bolsa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “YLAI: bolsa para curso de empreendedorismo nos EUA recebe inscrições”
Será que aceitam professora de escola pública?