bolsa de mestrado Rotary partiu intercambio

Bolsa de mestrado Rotary para mestrado em estudos da paz no Exterior

Tá procurando uma bolsa para fazer mestrado no Exterior? Estão abertas as inscrições para a bolsa de mestrado Rotary pela Paz. A oportunidade é oferecida anualmente e cobre custos com os estudos, incluindo estudos de campo e estágios, acomodação e refeições, e despesas com transporte de ida e volta. As inscrições estão abertas todos os anos de fevereiro até 15 de maio.

São 100 bolsas todos os anos para os programas específicos do Rotary em universidades nos Estados Unidos, no Japão, na Suécia, na Inglaterra, e na Austrália.

As bolsas de mestrado Rotary Pela Paz são voltadas para estudos de paz e prevenção/resolução de conflitos. Os programas duram de 15 a 24 meses e exigem um estágio de 2 a 3 meses nas férias. Serão concedidas até 100 bolsas de mestrado nas instituições participantes.

> Veja mais bolsas de mestrado com inscrições abertas

Requisitos da bolsa de mestrado Rotary:

Os requisitos gerais do programa Rotary for Peace Fellowship são:

  •  ser fluente em inglês ;
  • demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
  • ter excelente habilidade de liderança;
  • bacharelado e no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional na área em período integral;

Para se candidatar, é necessário iniciar a inscrição online. Os candidatos precisam entrar em contato com o distrito Rotary mais perto para solicitar uma entrevista. Se este contato não for feito, a candidatura não será aceita.

Além disso é importante ressaltar que cada curso específico possui requisitos específicos de admissão para os programas. Mais abaixo no texto você pode ver o que cada universidade exige dos candidatos para identificar qual é o mais adequado para o seu perfil.


>> Bolsas na área de relações internacionais

Bolsa de Mestrado Rotary na Duke University

O Master of International Development Policy (MIDP), oferecido pela Duke University, nos Estados Unidos, é um programa interdisciplinar voltado para profissionais que desejam atuar em políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

A bolsa de mestrado Rotary cobre integralmente os custos do curso e é destinada a candidatos com, no mínimo, cinco anos de experiência profissional na área (a média dos selecionados é de oito anos) e um diploma de graduação com excelente desempenho acadêmico. Também é recomendável que os candidatos tenham formação prévia em disciplinas quantitativas, como microeconomia, estatística, cálculo ou álgebra.

Com duração de 21 meses, o programa prepara os alunos para liderar projetos em governança, desenvolvimento econômico, direitos humanos, gestão ambiental e resolução de conflitos. Além disso, os participantes podem obter o Certificado de Pós-Graduação em Paz e Transformação de Conflitos pela Universidade da Carolina do Norte (UNC).

O MIDP inclui disciplinas como política de desenvolvimento, economia aplicada, estatística, avaliação de intervenções para a paz e transformação de conflitos. O curso combina teoria e prática, oferecendo seminários com especialistas, workshops de habilidades profissionais e oportunidades de atuação em organizações internacionais.

O processo seletivo exige proficiência em inglês, comprovada por exames como TOEFL (mínimo 577 no teste em papel ou 90 no online), IELTS (mínimo 7) ou Duolingo English Test (mínimo 115).

Mestrado na International Christian University, no Japão

O Master of Arts in Peace Studies, oferecido pela International Christian University (ICU), no Japão, é um programa interdisciplinar voltado para profissionais comprometidos com a construção da paz, direitos humanos e desenvolvimento global. A bolsa de mestrado Rotary cobre integralmente os custos do curso e busca candidatos com experiência relevante na área.

Com duração de 22 meses, o programa combina teoria e prática em estudos da paz, relações internacionais, política pública e segurança humana. A ICU se destaca pelo ensino baseado no diálogo e por parcerias acadêmicas, como o United Nations University (UNU) Global Seminar. Os alunos participam de seminários, workshops e visitas de campo a Hiroshima, aprofundando o entendimento sobre conflitos e reconstrução pós-guerra.

O currículo inclui disciplinas como Estudos de Paz e Conflito, Direitos Humanos, Diplomacia Multilateral, Direito Internacional, Reconciliamento Pós-Conflito e Desenvolvimento Sustentável. Os alunos devem concluir uma tese de mestrado e apresentar um projeto de pesquisa no processo seletivo.

A proficiência em inglês deve ser comprovada com TOEFL (mínimo 550 no teste em papel ou 79 no online) ou IELTS (mínimo 6.5). Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência profissional e um interesse acadêmico claro na área.

Os graduados no curso com bolsa de mestrado Rotary atuam em organizações como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e o Alto Comissariado das Nações Unidas.

>>> Como trabalhar na ONU

Bolsa de Mestrado Rotary na Inglaterra

A University of Bradford, na Inglaterra, oferece bolsas de mestrado Rotary em áreas como construção da paz, resolução de conflitos, segurança e desenvolvimento internacional. O programa é voltado para profissionais com pelo menos três anos de experiência e formação acadêmica relevante, que desejam atuar em políticas públicas e mudanças sociais.

Com duração de 15 meses, o curso é ministrado pelo Department of Peace Studies and International Development (PSID), um dos maiores centros universitários do mundo dedicados a estudos da paz e desenvolvimento sustentável. O currículo inclui disciplinas como Resolução de Conflitos, Governança de Recursos Naturais, Economia para o Desenvolvimento e Segurança em Áreas de Conflito. Além das aulas, os alunos participam de visitas de estudo à África e à Irlanda do Norte, treinamentos em negociação internacional e laboratórios de gênero.

Os candidatos devem comprovar proficiência em inglês por meio do TOEFL (mínimo 80 no online) ou IELTS (mínimo 6, com pelo menos 5.5 em cada seção). As turmas são compostas, em média, por 25 alunos, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar.

Os egressos do programa ocupam cargos em organizações como a ONU, Save the Children, Nonviolent Peaceforce e o Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI). Importante lembrar que por conta das mudanças nas concessão de visto de estudante no Reino Unido em decorrência das políticas antimigratórias do país, estudantes com bolsa de mestrado Rotary neste curso não podem levar dependentes para a Inglaterra.

Bolsa de Mestrado Rotary na Austrália

A University of Queensland (UQ), na Austrália, oferece a bolsa de mestrado Rotary no programa de Master of Peace and Conflict Studies (MPaCS). O curso é voltado para profissionais com pelo menos três anos de experiência em resolução de conflitos e construção da paz, além de formação acadêmica relevante e interesse em pesquisa e análise crítica.

O mestrado aborda as causas dos conflitos e estratégias para prevenção e resolução não violenta, permitindo que os alunos escolham disciplinas eletivas em áreas como governança, saúde, desenvolvimento e comunicação. As matérias incluem Resolução de Conflitos, Construção da Paz, Segurança e Desenvolvimento, Política da Não Violência e Direitos Humanos. O programa também promove atividades como o Seminário Anual de Paz e o Dia Internacional da Paz, além de oportunidades de mentoria profissional.

Com duração de 17 meses, o curso exige proficiência em inglês, comprovada por TOEFL (mínimo 90 no online, com 21 na escrita e 20 em leitura e escuta) ou IELTS (mínimo 6.5, sem nota abaixo de 6 em cada seção).

Os graduados atuam em instituições como a ONU, Cruz Vermelha, UN Women, Instituto de Economia e Paz e Força Policial Militar de São Paulo, em funções relacionadas à mediação de conflitos, segurança internacional e direitos humanos.

>>> 10 bolsas de estudos na Austrália

Bolsa de mestrado Rotary na Suécia

A Uppsala University, na Suécia, oferece a bolsa de mestrado Rotary no programa de Master of Social Science in Peace and Conflict Studies. O curso é voltado para profissionais com pelo menos três anos de experiência em estudos da paz e conflitos e formação acadêmica em ciências sociais ou humanas. Os candidatos devem demonstrar excelência acadêmica, habilidades analíticas e interesse em pesquisa baseada em evidências.

O programa tem um forte foco em pesquisa e análise crítica, abordando temas como dinâmica dos conflitos, mediação, direitos humanos, gênero e paz, segurança emergente e resolução de conflitos internacionais. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos podem escolher eletivas como Negociação e Mediação na Prática, Conflitos Não Violentos e Armas Nucleares e Desarmamento.

O curso, com duração de 20 meses, exige proficiência em inglês, comprovada por TOEFL (mínimo 90, com 20 na escrita) ou IELTS (mínimo 6.5, sem nota abaixo de 5.5 em cada seção). Os alunos participam de atividades como viagens de desenvolvimento profissional, seminários anuais e eventos organizados pela Pax et Bellum Student Organization.

Os egressos atuam em organizações como a ONU, Cruz Vermelha Internacional, Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), USAID e Ministérios de Relações Exteriores, trabalhando com segurança internacional, mediação de conflitos e políticas públicas para a paz.

>>> Como fazer mestrado na Suécia

Como comprovar experiência profissional relevante para a bolsa?

O Rotary Peace Fellowship busca candidatos com experiência relevante em construção da paz e/ou desenvolvimento, tanto para o programa de mestrado quanto para o programa de certificação. Para o mestrado, é necessário que o candidato tenha pelo menos três anos de experiência profissional na área. A experiência considerada pode incluir atuação em instituições governamentais, organizações não governamentais, desenvolvimento econômico, diplomacia cidadã, pesquisa e educação, advocacia e ativismo, liderança religiosa, mídia e artes, forças de segurança ou saúde pública, desde que estejam alinhadas com iniciativas de promoção da paz e desenvolvimento.

O Rotary também avalia experiências inovadoras ou específicas que não se encaixem diretamente nas categorias listadas, desde que demonstrem relevância para os objetivos do programa. A seleção prioriza candidatos que mostrem potencial para crescimento e impacto futuro em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de um mundo mais pacífico.

O prazo para envio dos formulários aos clubes Rotary vai até 15 de maio. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para: [email protected]

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja o edital completo
Faça sua inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Bolsa de mestrado Rotary para mestrado em estudos da paz no Exterior”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais