Bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha para brasileiros

bolsa de mestrado no Reino Unido neonergia Espanha

Um programa da empresa Neoenergia está recebendo inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha até o dia 29 de março. O programa é voltado para brasileiros ou residentes no Brasil que tenham diploma de graduação. Ele contempla áreas relacionadas a energia, meio ambiente e TI.

Bolsas de mestrado

As bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha não se destinam apenas a graduados em engenharia. Contudo, os candidatos sem formação técnica não podem escolher programas focados em engenharia. Além disso, eles precisam garantir que o curso escolhido tenha pelo menos 70% das matérias nos temas de estudo informados no edital.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

As áreas de conhecimento incluídas no programa são as seguintes:

  • Energias renováveis;
  • Sistema Energético Sustentável;
  • Meio Ambiente;
  • Tecnologias limpas de carvão e gestão de emissões;
  • Eficiência Energética;
  • Armazenamento de energia;
  • Veículo elétrico;
  • Redes de Distribuição Inteligente;
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação;
  • Tratamento de dados (Big Data) e Cibersegurança.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Para concorrer a uma das bolsas da Neoenergia, é preciso se inscrever em cursos oferecidos por instituições universitárias de excelência. O edital lista algumas indicadas pelo programa:

  • Universidad Carlos III de Madrid
  • Universidad de Zaragoza
  • Universidad del País Vasco
  • Universidad Politécnica de Madrid
  • Universidad Politécnica de Valencia
  • Universidad Pontificia de Comillas
  • Imperial College of London
  • Universidade de Cambridge
  • Universidad de East Anglia
  • University of Edinburgh
  • University of Glasgow
  • University of Liverpool
  • University of Strathclyde

 

>>> Como ser fluente em inglês sem nunca ter feito intercâmbio

Como são as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha

As bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha incluem: o pagamento integral das taxas de matrícula do curso escolhido; subsídio mensal para cobrir gastos com transporte e moradia e auxílio passagem aérea.

O valor do subsídio mensal é variável. Quem estudar no Reino Unido receberá 12 mensalidades de 1.580 dólares (18.960 dólares, no total). Quem for para Espanha receberá 12 mensalidades de 900 dólares (10.800 dólares, no total).

>>> Onde brasileiro estuda de graça ou pagando pouco

Quais são os requisitos para participar do programa

Para participar do programa, é preciso ser brasileiro ou estar residindo no Brasil. Ter diploma de graduação e histórico acadêmico com média igual ou superior a 7,01 também é requisito.

É necessário ainda comprovar conhecimento da língua inglesa. Nas universidades espanholas, o nível exigido é B2 e são aceitos os seguintes certificados: Universidade de Cambridge (FCE ou superior); IELTS; certificado de aptidão de ensino superior; certificado de escola oficial; diplomas ou certificados expedidos por escolas de idiomas de universidade.

Já as instituições do Reino Unido exigem como nível mínimo de conhecimento o C1 e aceitam: TOEFL; Universidade de Cambridge (a partir do CAE); IELTS; CEFR.

Outro requisito é não receber nenhum tipo de ajuda econômica de instituições públicas ou privadas durante o período da bolsa. Os selecionados também não poderão possuir nenhum vínculo de trabalho ou estágio. Pessoas que já ganharam bolsas de programas da Fundação Iberdrola não podem se inscrever.

>>> Tem limite de idade pra ganhar bolsa de estudos?

Como se candidatar para as bolsas Neoenergia

Em primeiro lugar, é preciso notar que os candidatos devem realizar a inscrição no curso escolhido diretamente na universidade. O processo de candidatura e seleção para o programa da Neoenergia ocorre paralelamente.

Não é necessário já ter tido o aceite da universidade para se inscrever. É preciso, porém, anexar o comprovante de inscrição no curso ao seu formulário de candidatura ao programa.

As candidaturas para as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha podem ser enviadas até as 11h do dia 29 de março. O interessado deve submeter o formulário eletrônico preenchido e anexar os seguintes documentos:

  1. Cópia do RG;
  2. Curriculum vitae;
  3. Título/Diploma universitário;
  4. Histórico acadêmico
  5. Certificado de proficiência no idioma;

Os arquivos devem ser nomeados nesta sequência da seguinte forma: Documento 1. o número de documento (CPF) seguido do nome completo do requerente. Exemplo: o candidato chamado José Aparecido da Silva deve enviar a cópia digital do RG, ou passaporte, com o arquivo nomeado da seguinte forma: Documento 1. 22222222222_Aparecido da Silva. E assim por diante.

A seleção é composta por uma análise inicial da documentação. A segunda etapa consiste em uma entrevista presencial, telefônica ou por videoconferência. O objetivo será avaliar as condições pessoais, a formação integral e a motivação dos candidatos.

A lista dos selecionados para as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha será divulgada no dia 14 de junho no site da Iberdrola. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para  becas.neoenergia@elektro.com.br.

Acesse o edital do programa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se no programa

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.