Erasmus tem bolsa para mestrado em estudos africanos em vários países

mestrado em estudos africanos erasmus

O EIMAS (European Interdisciplinary Master African Studies) é o primeiro Erasmus Mundus Joint Master Degree nesse âmbito. As inscrições para fazer o mestrado em estudos africanos com bolsa estão abertas até 28 de fevereiro.

Bolsas Erasmus

O curso se propõe a abordar os atores africanos em uma perspectiva global com foco no nexo entre identidade, território e sustentabilidade. Durante os dois anos de estudo, os alunos estudam em inglês e passam por pelo menos três países — Portugal, Alemanha e França.

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Como funciona a mobilidade durante o mestrado em estudos africanos

O mestrado em estudos africanos oferece aos estudantes um esquema de mobilidade dividido em quatro etapas. Nos três primeiros semestres, as aulas são nas universidades que formam consórcio que organiza o EIMAS:

  • Universidade do Porto (1º semestre): introdução interdisciplinar em estudos africanos;
  • Universidade de Bayreuth (2º semestre): desenvolvimento e dinâmica cultural);
  • Universidade de Bordéus Montaigne (3º semestre): contato com ferramentas que possibilitam um envolvimento prático nos desafios políticos, ecológicos e econômicos atuais.

No 4º e último semestre do curso, é possível escolher entre realizar um trabalho de campo ou um estágio na África ou relacionado ao continente. A partir dessa experiência, os alunos deverão desenvolver a dissertação na universidade de sua escolha.

>>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus

Como são as bolsas Erasmus para o EIMAS

O EIMAS oferece bolsas Erasmus para parte dos candidatos que se inscreverem na primeira rodada de candidaturas, que tem como deadline o dia 28 de fevereiro.

As bolsas cobrem a matrícula no curso, seguro internacional, subsídio para despesas com viagem e instalação (3 mil anuais + 1 mil euros) e um auxílio mensal (1 mil euros).

Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Quais os requisitos para ingressar no curso

Os candidatos ao mestrado em estudos africanos devem ter graduação em alguma disciplina das ciências sociais ou humanas, como: culturas e línguas africanas, antropologia, geografia, história, ciência política, sociologia ou outras.

Além disso, é requisito ter um bom desempenho acadêmico e proficiência em inglês. O EIMAS aceita o resultado de alguns testes como comprovação do conhecimento no idioma: TOEFL (95 — internet based), IELTS (6,5) ou Cambridge English (Proficiency — CPE).

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2021

Como se candidatar para o mestrado em estudos africanos

As inscrições são online e a primeira rodada é voltada para os candidatos à bolsa de estudos. Ao aplicar, os interessados deverão anexar à candidatura alguns documentos:

Todos os documentos que não devem, obrigatoriamente, ser enviados em inglês podem estar em português, alemão ou francês.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores.  Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Acesse o portal de inscrições

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio