O EIMAS (European Interdisciplinary Master African Studies) é o primeiro Erasmus Mundus Joint Master Degree nesse âmbito. As inscrições para fazer o mestrado em estudos africanos com bolsa estão abertas até 31 de janeiro.
O curso se propõe a abordar os atores africanos em uma perspectiva global com foco no nexo entre identidade, território e sustentabilidade. Durante os dois anos de estudo, os alunos estudam em inglês e passam por pelo menos três países — Portugal, Alemanha e França.
Como funciona a mobilidade durante o mestrado em estudos africanos
O mestrado em estudos africanos oferece aos estudantes um esquema de mobilidade dividido em quatro etapas. Nos três primeiros semestres, as aulas são nas universidades que formam consórcio que organiza o EIMAS:
- Universidade do Porto (1º semestre): introdução interdisciplinar em estudos africanos;
- Universidade de Bayreuth (2º semestre): desenvolvimento e dinâmica cultural);
- Universidade de Bordéus Montaigne (3º semestre): contato com ferramentas que possibilitam um envolvimento prático nos desafios políticos, ecológicos e econômicos atuais.
No 4º e último semestre do curso, é possível escolher entre realizar um trabalho de campo ou um estágio na África ou relacionado ao continente. A partir dessa experiência, os alunos deverão desenvolver a dissertação na universidade de sua escolha.
>>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus
Como são as bolsas Erasmus para o EIMAS
O EIMAS oferece bolsas Erasmus para parte dos candidatos que se inscreverem na primeira rodada de candidaturas, que tem como deadline o dia 28 de fevereiro.
As bolsas cobrem a matrícula no curso, seguro internacional, subsídio para despesas com viagem e instalação (3 mil anuais + 1 mil euros) e um auxílio mensal (1 mil euros).
Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Quais os requisitos para ingressar no curso
Os candidatos ao mestrado em estudos africanos devem ter graduação em alguma disciplina das ciências sociais ou humanas, como: culturas e línguas africanas, antropologia, geografia, história, ciência política, sociologia ou outras.
Além disso, é requisito ter um bom desempenho acadêmico e proficiência em inglês. O EIMAS aceita o resultado de alguns testes como comprovação do conhecimento no idioma: TOEFL (95 — internet based), IELTS (6,5) ou Cambridge English (Proficiency — CPE).
Como se candidatar para o mestrado em estudos africanos
As inscrições são online e a primeira rodada é voltada para os candidatos à bolsa de estudos. Ao aplicar, os interessados deverão anexar à candidatura alguns documentos:
- Diploma do ensino médio;
- Diploma de graduação;
- Histórico escolar;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Currículo (modelo Europass, em inglês);
- Carta de motivação (em inglês);
- Duas cartas de recomendação (em inglês) ;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de residência.
Todos os documentos que não devem, obrigatoriamente, ser enviados em inglês podem estar em português, alemão ou francês.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar o cartão multimoedas do Wise ou Remessa Online (com o código partiuintercambio) com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Acesse o portal de inscrições
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS