WASTE: mestrado em engenharia ambiental na Alemanha com bolsa do DAAD EPOS
O mestrado em engenharia ambiental na Alemanha com foco em controle da qualidade do ar, resíduos sólidos e tratamento de águas residuais da Universidade de Stuttgart é um dos cursos de mestrado na Alemanha do programa EPOS com bolsas de estudos integrais. O programa EPOS do DAAD tem foco em desenvolvimento sustentável e dá bolsas de estudos integrais para estudantes de países em desenvolvimento que querem estudar na Alemanha com tudo pago.
O mestrado em engenharia ambiental WASTE (Air Quality Control, Solid Waste and Waste Water Process Engineering) atende estudantes internacionais com formação em Engenharia Química, Civil, Ambiental, Mecânica ou de Processos, cujo objetivo é trabalhar para empresas, universidades ou institutos de pesquisa que operam internacionalmente na Alemanha e em suas cidades de origem.
O curso tem duração de dois anos e tem como idioma oficial o inglês. O programa de mestrado com bolsa de estudos integral do DAAD educa os alunos a projetar soluções criativas para desafios ambientais nas áreas de Controle de Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Engenharia de Processo de Águas Residuais.
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio
Requisitos do mestrado em engenharia ambiental na Alemanha
Além de diploma de graduação em campos afins, como já mencionamos, para fazer o mestrado em engenharia ambiental da Universidade de Stuttgart, é necessário ter proficiência em inglês. O conhecimento deve ser comprovado com um certificado TOEFL, IELTS ou Cambridge.
Ainda, é aconselhável que o estudante tenha conhecimento básico de alemão (A2). No entanto, quem não estiver nesse nível poderá fazer um curso de alemão gratuito intensivo em setembro, antes do início das aulas.
Quanto às bolsas DAAD EPOS, é exigido dos bolsistas um mínimo de dois anos de experiência profissional na sua área. Importante ressaltar que somente experiências obtidas depois de formado contam para os dois anos do requisito do DAAD.
Sobre as bolsas EPOS do DAAD para o WASTE
O DAAD oferece algumas bolsas para o mestrado em engenharia ambiental na Alemanha dentro do programa EPOS de Cursos de Pós-Graduação para Profissionais de Países em Desenvolvimento.
Normalmente, as bolsas do DAAD EPOS na Alemanha incluem, além da isenção de taxas universitárias, auxílio para despesas de viagem, um subsídio mensal de 934 euros e seguro-saúde.
>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas
Candidatura ao mestrado em engenharia ambiental na Alemanha
Os interessados em fazer o mestrado em engenharia ambiental na Alemanha com tudo pago devem se candidatar de 1 de agosto até 30 de setembro. As inscrições são dividas em duas fases: a primeira é online e, em um segundo momento, alguns documentos deverão ser enviados por correio. A documentação para aplicar é composta por:
- Diploma do ensino médio;
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico, média final e sistema de notas;
- Currículo (formato Europass);
- Carta de motivação;
- Formulário do DAAD;
- Comprovante de experiência profissional;
- Cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional do atual empregador);
- Certificado de proficiência em inglês;
- Certificado de proficiência em alemão.
Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista — a última fase do processo de seleção dos bolsistas.
>>> Green Card alemão: como tirar o seu
Como fazer mestrado na Universidade de Stuttgart
Alunos que não tiverem os dois anos de experiência podem se candidatar para o curso de engenharia ambiental na Alemanha sem bolsa. No entanto, esse não é um dos mestrados em inglês grátis na Alemanha, pois tem um custo de 1.500 euros por semestre para estudantes não europeus porque a universidade de Stuttgart fica em Baden-Württenberg. De qualquer modo, vale lembrar que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. Brasileiros com cidadania Europeia pagam apenas as taxas semestrais do curso (bem mais baixas).
>>> Como ganhar bolsa para estudar no Canadá
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.