Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha
Para quem se interessa pelas questões referentes à propriedade intelectual e afins, a Universidade de Göttingen, na Alemanha, tem um mestrado em direito focado justamente nessa temática. E o melhor: a instituição reserva algumas bolsas para os candidatos bem colocados.
O mestrado em direito da Universidade de Göttingen
O Mestrado em Direito Europeu e Transnacional de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação (LIPIT) é em inglês e tem duração de um ano. Ele tem o objetivo de aprofundar questões legais relacionadas à criação e uso de obras literárias ou artísticas, invenções, informações digitais e etc.
As bolsas para o mestrado em propriedade intelectual
O valor da taxa de matrícula no LIPIT é de 7,8 mil euros, mas pode ser um pouco mais baixo dependendo do momento da inscrição. O estudante também precisa pagar uma contribuição semestral de 350 euros.
Contudo, todos os anos a Faculdade de Direito de Göttingen costuma conceder bolsas de isenção integral ou parcial da matrícula para os melhores candidatos. O curso é uma ótima opção para quem não tem os requisitos exigidos pelo curso similar do DAAD em Direito que oferece bolsa no programa EPOS. Inclusive, aqui no Partiu Intercâmbio tem uma entrevista muito legal com a nossa mentorada Ellen Deuter, bolsista do DAAD do mestrado em direito da propriedade intelectual.
Requisitos do mestrado em direito
O mestrado em direito da propriedade intelectual é voltado a advogados que trabalham ou desejam trabalhar com indústrias criativas e inovadoras. No entanto, ele é focado em propriedade intelectual e tecnologia da informação. Esses ramos se encontram em uma interseção entre lei, tecnologia, ciência e artes.
Por isso, também está aberto a engenheiros, cientistas da computação, gerentes de mídia e outros profissionais com graduação interessados em regulamentação e mecanismos de proteção nas áreas de PI e Tecnologia da Informação.
Saber inglês é um requisito fundamental para entrar no curso. É necessário comprovar o conhecimento através de um certificado como TOEFL (mínimo: TOEFL IbT 80 ; TOEFL ITP 550) ou IELTS (mínimo 6). Outras provas são aceitas se a nota alcançada corresponder no mínimo ao nível C1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.
Além de ser um requisito, pode ser um ponto forte ter uma boa pontuação no exame de língua. Isso porque esse fator ajuda a obter uma classificação melhor na seleção para admissão no curso.
>>> Como achar cursos gratuitos na Alemanha
Candidatura à bolsa mestrado em propriedade intelectual
Com relação à bolsa da universidade, não é necessário enviar uma candidatura separada. Todos os candidatos ao mestrado em direito da propriedade intelectual que indicarem o interesse no formulário são automaticamente considerados.
Para se candidatar ao curso, é preciso preencher o formulário de candidatura e enviá-lo por email juntamente com os seus documentos para [email protected]. A documentação necessária é composta por:
- Currículo;
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Certificado de inglês;
- Carta de recomendação (opcional);
- Outros certificados ou cópias de trabalhos (opcional).
Se os documentos da lista não estiverem em inglês ou alemão, eles precisam estar acompanhados de tradução. No momento da candidatura, as cópias e as traduções não precisam ser certificadas. Porém, se for admitido, você terá que fornecer os documentos originais ou cópias autenticadas.
>>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte Europeu
Bolsa para o LLM prazos e fases da seleção
Os pré-selecionados serão contatados para uma entrevista por Skype. Essa fase irá tratar sobre a formação, a motivação, os interesses acadêmicos e os objetivos profissionais do candidato.
Há mais de um prazo para envio das candidaturas, porém os estudantes estrangeiros são encorajados a se candidataram o quanto antes. Quanto maior a antecedência, mais chances de ser admitido. A primeira rodada de inscrições vai até 1º de janeiro de 2025.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem dia 6 de janeiro e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha”
Bruna!!!
Queria te agradecer demais! Fiquei sabendo deste programa de mestrado somente por causa de vocês do Partiu Intercâmbio, dai mandei minha application no final de Dezembro e ontem já recebi uma resposta do programa.
Mesmo só havendo 30 vagas, eu fui INCONDICIONALMENTE aprovada nessa primeira rodada de seleção e vou iniciar o programa em Outubro/2020. Não cheguei a ser agraciada com a bolsa, mas como o valor do curso não é tão alto eu vou conseguir bancar por conta própria mesmo.
Partiu Intercâmbio melhor plataforma de todas!! Devo esse mestrado a vocês! Obrigada de coração ?
Sua linda! que maravilhoso saber disso! obrigada por voltar aqui pra me contar. Te desejo muito sucesso na tua jornada e se quiser contar da experiência no site, só entrar em contato comigo no [email protected]
beijo
Oi Bruna,
Vi hoje (10/01/2020) o seu post sobre o programa de mestrado na Alemanha, fiquei super interessada no mestrado de propriedade intelectual, mas soh posso ir com bolsa de estudos.
Você sabe se eu ainda posso me candidatar ainda esse ano 2020 para o mestrado com bolsa, sem falar alemao?
Obrigada desde jà pela atençao e dicas.
Ana Paula
Ana, como está no texto, as inscrições para começar em 2020 encerraram. Agora só pra 2021. beijo!