mestrado em media arts

MediaAC: mestrado em Media Arts Cultures com bolsa Erasmus

Fazer um mestrado em artes, cultura e mídia na Europa com tudo pago é o seu sonho? O Media Artes Cultures Erasmus Mundus Joint Master Degree (MediaAC) está recebendo inscrições. Quem deseja concorrer a uma bolsa integral para fazer o curso deve se candidatar até 8 de janeiro de 2023. É uma oportunidade única para estudar em diferentes países da Europa e do mundo.

O programa é organizado por um consórcio de cinco universidades. O currículo do MediaAC baseia-se nos pontos fortes de cada uma das instituições parceiras:

Além disso, o mestrado em Media Arts conta também com a parceria de instituições associadas. Trata-se das principais organizações de patrimônio cultural digital do mundo, nas quais os alunos poderão fazer estágio.

Além dessa experiência, a formação inclui conhecimentos históricos e teóricos avançados em Media Arts. Ela combina práticas criativas, artísticas, curatoriais e tecnológicas.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

A mobilidade do mestrado em artes, cultura e mída

No primeiro semestre, os alunos do mestrado em artes, cultura e mídia na Europa estudam na Áustria com foco na História da Ciência e Tecnologia das Artes da Mídia. O segundo semestre segue na Dinamarca com a realização de projetos de design de experiência.

Já no terceiro, os estudantes podem escolher entre o ambiente europeu inovador de mídia na Polônia ou a vibrante cultura de mídia asiática de Hong Kong. No último semestre, será desenvolvida a dissertação em qualquer uma das três universidades europeias participantes.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus Mundus do MediaAC

O mestrado em Media Arts Cultures tem um custo de 16 mil euros para não europeus. No entanto, é possível realizar o curso com uma bolsa Erasmus+.

O benefício inclui as taxas, além de um subsídio mensal de 1 mil euros e uma ajuda de custo anual para viagem e instalação.

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

Quais são os requisitos para o MediaAC Erasmus Mundus

Para aplicar para o mestrado em Media Arts do Erasmus Mundus, é preciso cumprir com os requisitos de candidatura:

  • Ter graduação preferencialmente em áreas como história da arte, estudos culturais, estudos de mídia/comunicação, artes plásticas, gestão cultural, museologia, biblioteconomia, ciência da computação ou outro campo diretamente relacionado com mídias digitais, artes ou cultura;
  • Demonstrar forte motivação e interesse em aprender, trabalhar e construir o futuro do campo de Media Arts e Culturas;
  • Ter conhecimento de inglês (mín. nível B2) comprovado por meio de certificado de proficiência em inglês (TOEFL, Cambridge ESOL, IELTS).

De acordo com as informações do site do MediaAC, possuir experiência profissional não é essencial mas pode ser uma grande vantagem para o candidato, especialmente se for na área do curso.

>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como se candidatar para o mestrado em artes, cultura e mídia

A inscrição para o mestrado em Media Arts Cultures deve ser feita por meio do sistema de candidatura online. Para concorrer à uma bolsa, é preciso aplicar até 8 de janeiro. Quem não tem interesse pelo benefício e vai arcar com os custos do curso pode aplicar até 1º de junho como “self-funded”).

Entre os documentos solicitados, estão:

  • Formulário de candidatura;
  • Cópia do passaporte;
  • Currículo (formato Europass);
  • Carta de motivação (máx. 1 pág., usando template disponível no site);
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Fotografia recente;
  • Certificado de proficiência em inglês: TOEFL ou IELTS
  • Ensaio sobre “estado da arte ou futuro em Media Arts Cultures”;
  • Amostra de trabalho (artigo acadêmico, projeto cultural, trabalho artístico).

Até o final de março, todos os candidatos às bolsas serão contatados por email e informados sobre o status da sua candidatura.

>>> 10 melhores bolsas para estudar na Austrália

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Inscreva-se para o mestrado

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais