LCT Erasmus mestrado tecnologias da linguagem e da comunicacao

LCT Erasmus: Bolsa para mestrado em tecnologias de linguagem e comunicação na Espanha, França e outros

LCT Erasmus mestrado tecnologias da linguagem e da comunicacao

O LCT Erasmus é um mestrado em tecnologias de linguagem e comunicação formado por um consórcio de sete universidades europeias. As inscrições para interessados em fazer o curso com bolsa integral vão até 2 de fevereiro.

O Erasmus Mundus European Masters Program in Language and Communication Technologies foi criado para atender às demandas da indústria e da pesquisa nessa área que vem crescendo cada vez mais.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Como é o curso de mestrado LCT Erasmus

O curso tem dois anos e é todo em inglês. Ele aborda diferentes métodos científicos e é orientado para a prática. Além disso, como a maioria dos mestrados Erasmus, ele oferece diferentes percursos de formação:

  • Recursos da linguagem digital;
  • Algoritmos e aplicativos de linguagem natural;
  • Language Data Science;
  • Módulos e efeitos de aprendizagem.

>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Durante o LCT Erasmus, os alunos estudam cada ano em duas universidades diferentes do consórcio, que é formado por:

  • Universidade do Sarre (Alemanha);
  • Universidade de Trento (Itália);
  • Universidade de Malta (Malta);
  • Universidade de Lorraine (França);
  • Charles University (República Tcheca);
  • Universidade de Groningen (Holanda);
  • Universidade do País Basco (Espanha).

Além disso, o programa tem uma série de instituições parceiras, nas quais é possível estagiar ou também realizar uma parte dos estudos.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

Como são as bolsas para o mestrado em tecnologias de linguagem e comunicaão

A taxa de matrícula do LCT Erasmus custa 8.500 euros anuais para alunos não europeus. No entanto, estão previstas bolsas Erasmus Mundus com cobertura integral para uma parte dos estudantes do curso.

As bolsas incluem taxas de participação no curso, despesas com viagem e instalação e também um auxílio mensal de 1 mil euros.

Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

Quais são os requisitos para participar do LCT Erasmus

Para se candidatar ao mestrado LCT Erasmus, é preciso ter graduação em linguística, ciência cognitiva, ciência da computação, matemática, inteligência artificial ou outras disciplinas relevantes.

Ainda, é requisito ter proficiência em inglês atestada com um dos seguintes certificados: TOEFL (mín. 95 total e mín. 24 no writing), IELTS (mín. 7.0), Cambridge Certificate in Advanced English (mín. B) ou Cambridge Proficiency Exam.

Na seleção, serão considerados o desempenho e a qualidade da graduação, o resultado na prova de proficiência, o potencial e a motivação dos estudantes.

>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Como se candidatar ao mestrado LCT Erasmus

Todos os candidatos que aplicarem para o LCT Erasmus até 1º de fevereiro serão considerados para a seleção da bolsa de estudos.

As inscrições são online e os interessados devem preencher o formulário de candidatura, no qual irão indicar o nome e o contato de duas referências. Estas deverão enviar cartas de recomendação utilizando o modelo solicitado no edital.

Durante a inscrições, será necessário anexar a documentação exigida:

  • Currículo (em inglês);
  • Diploma de graduação;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Histórico escolar;
  • Cópia do passaporte.

Os documentos que não estiverem em inglês devem estar acompanhados de tradução oficial. A previsão é de que os candidatos selecionados para as bolsas sejam notificados sobre o resultado até o final de março.  

Precisa de ajuda na candidatura Erasmus?

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja todos os detalhes sobre o curso
Saiba mais sobre as bolsas
Faça a sua inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais