mestrado em direito internacional erasmus glasgow

ILGSPD: Mestrado em direito internacional na Europa com tudo pago pela bolsa Erasmus

Quer fazer  mestrado em direito internacional na Europa com tudo pago? O Erasmus Mundus Master in International Law of Global Security, Peace and Sustainable Development (ILGSPD) é o programa para você. Esse mestrado em direito internacional oferece a oportunidade de estudar em três universidades da Europa ao longo de dois anos.

O curso de mestrado em direito internacional aborda todos os regimes jurídicos internacionais relevantes para a segurança global, a paz e o desenvolvimento sustentável, incluindo temas relacionados aos direitos humanos e à migração.

O objetivo do mestrado em direito internacional é formar especialistas nas áreas do direito, política e relações internacionais com bagagem multidisciplinar. Esses profissionais poderão trabalhar no departamento jurídico de organizações internacionais, como a ONU ou em ministérios de Estado, bem como seguir carreira em políticas e práticas a nível internacional e nacional.

>>> Mais bolsas na área do direito

Como funciona o mestrado em direito internacional na Europa

O ILGSPD tem duração de 24 meses e é formado por um consórcio de seis universidades europeias. Sendo assim, a estrutura do programa é a seguinte:

Se você busca um mestrado em direito internacional que una segurança global, direitos humanos, governança e cooperação internacional — tudo isso estudando em três países diferentes — o Erasmus Mundus International Law of Security, Peace and Sustainable Development é um dos programas mais completos da Europa. Em dois anos, você passa por diferentes perspectivas jurídicas e políticas do direito internacional, vive realidades contrastantes e escolhe a área em que vai se especializar ao longo das mobilidades.

Um primeiro ano que mistura direito internacional, sustentabilidade e segurança global

O programa começa sempre na Leuphana University of Lüneburg, na Alemanha. O foco inicial está no conjunto de normas que regulam paz, segurança e desenvolvimento sustentável. É aqui que você aprende como o direito internacional responde a disputas entre Estados, às mudanças climáticas e ao uso sustentável dos oceanos. Além disso, há espaço para aprofundar temas que variam de sustentabilidade a direito internacional público — dependendo da sua especializiação e dos cursos eletivos escolhidos.

No segundo semestre, a formação teórica ganha mais densidade no Institut Barcelona d’Estudis Internacionals (IBEI), que é um polo europeu de excelência em segurança internacional. O estudante mergulha nas principais teorias que explicam conflitos, ameaças contemporâneas, governança global e defesa — sempre articulando direito, ciência política e relações internacionais. A partir dali, você também escolhe eletivas estratégicas, que podem incluir temas como terrorismo, cibersegurança, governança global, conflitos armados ou políticas de defesa.

>>> Melhores bolsas de intercâmbio de 2025

As especializações do mestrado em direito internacional

É no terceiro semestre que o programa realmente se personaliza. Você escolhe uma entre quatro rotas de especialização, cada uma conectada a um país e a uma abordagem diferente do direito internacional.

  • University of Glasgow (Reino Unido)International Law and International Security: essa é a especialização é a ideal para quem quer uma carreira jurídica internacional mais clássica, numa faculdade com tradição em tribunais, ONU e governança global. Glasgow oferece disciplinas avançadas em direito penal internacional, ONU, direitos humanos, clima e governança, direito de conflitos armados e segurança digital. É a trilha mais abrangente em termos de carreiras possíveis – de advocacy global a consultoria jurídica internacional.
  • Université libre de Bruxelles (Bélgica)Security and Conflict: Para quem quer combinar direito internacional com a lógica dos conflitos contemporâneos. Bruxelas — que abriga UE, OTAN e dezenas de ONGs — é o cenário ideal para estudar terrorismo, segurança coletiva, crises climáticas, direito humanitário e organizações internacionais. É uma rota muito voltada para quem quer trabalhar com instituições multilaterais e políticas de segurança.
  • Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)Globalization, Law and Security: nesta especialização, o direito internacional é contextualizado pela globalização e seus desafios: tecnologias emergentes, diplomacia, cibersegurança, governança e Estado de Direito. Há módulos sobre inteligência e análise estratégica, diplomacia e direito consular, transitional justice, e regulação de novas tecnologias — excelente para quem pensa em carreiras em regulação, consultorias internacionais e áreas mais estratégicas.
  • University of Tartu (Estônia)International Law and Human Rights: A opção para quem deseja seguir carreira em direitos humanos. A universidade oferece uma formação sólida em sistemas internacionais de proteção, grupos marginalizados, história e teoria do direito internacional, além de opções como direito europeu de direitos humanos ou ONU na prática. Tartu dialoga bastante com ONGs, cortes internacionais e pesquisa acadêmica.

>>> Como trabalhar na ONU

Quarto semestre: a dissertação e o início de uma carreira internacional

Você permanece no mesmo país do terceiro semestre para escrever sua dissertação — sempre acompanhada por um professor com experiência na área escolhida. A tese, de 20 a 25 mil palavras, é um projeto profundo que pode abrir portas para carreiras em:

  • organizações internacionais
  • escritórios jurídicos globais
  • think tanks e centros de segurança
  • ONGs de direitos humanos
  • governos e diplomacia
  • consultorias especializadas
  • pesquisa acadêmica

O programa também aposta em formatos de ensino muito variados, combinando aulas, seminários, simulações jurídicas, law clinics, projetos práticos, estágios e apresentações orais.

Para quem procura um mestrado em direito internacional com formação interdisciplinar, forte componente prático, enfoque em segurança global e mobilidade garantida em diferentes países europeus, essa opção Erasmus Mundus é uma das mais consistentes e prestigiadas disponíveis. É um curso intenso — mas a porta de entrada para carreiras jurídicas verdadeiramente internacionais.

>>> Como ganhar bolsa para estudar direito na Alemanha

Como são as bolsas Erasmus Mundus para o ILGSPD

As taxas de matrícula do mestrado em direito internacional têm um custo de 8.100 ou 9.300 euros anuais para estudantes europeus e 15.967 ou 18.372 euros anuais para estudantes internacionais.

Contudo, a boa notícia é que tem possibilidade de Erasmus Mundus Scholarships para esse curso. As bolsas incluem as taxas de matrícula, seguro, subsídio mensal e ajuda para despesas de instalação e viagens.

> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

O programa está aberto para estudantes de todo o mundo, mas não serão distribuídas mais do que três bolsas para alunos da mesma nacionalidade na mesma categoria.

Lembrando que, para receber como um bolsista proveniente de um “partner country” (país parceiro e não membro da União Europeia), o candidato não pode ter realizado as suas principais atividades em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Por essa razão, é solicitado um comprovante de residência durante o processo.

Candidatura ao mestrado em direito internacional na Europa

Os interessados em fazer o mestrado em direito internacional com bolsa Erasmus Mundus devem se inscrever até o dia 1 fevereiro por meio do portal de candidaturas online da Universidade de Lüneburg.

Para se candidatar, é preciso ter formação em direito ou outras áreas relevantes — ciência política, relações internacionais etc — e submeter uma carta de motivação explicando por que gostaria de fazer o mestrado. Além disso, também é preciso ter proficiência em inglês.

>> Como conseguir bolsa de estudos em Portugal

Além disso, outros documentos também são solicitados no momento da candidatura aos alunos que desejam pleitear a bolsa:

É importante notar que, uma vez iniciado o processo de inscrição no portal, você tem um prazo máximo de 42 dias para completar a candidatura.

Os selecionados para as bolsas serão comunicados sobre o resultado em abril

Já os alunos internacionais que pretendem arcar com os custos do curso podem aplicar até julho de 2026.

>> Summer Job: o que é e como conseguir

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>> Como morar na Alemanha

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Nossos mentorados do Partiu Pós no Exterior conseguiram bolsas de estudos nos melhores programas de mestrado e doutorado do mundo.

No vídeo abaixo, você pode conhecer mentoradas em programas no exterior com bolsas integrais aprovadas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

 

Saiba mais sobre o mestrado
Veja como se inscrever

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “ILGSPD: Mestrado em direito internacional na Europa com tudo pago pela bolsa Erasmus”

  1. Ainda não recebi meu diploma da faculdade, eu poderia me aplicar utilizando o certificado de graduação da faculdade + histórico? Eu tenho uma pós graduação, devo fazer a tradução do diploma dela e do história e anexar também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais