mestrado em roteiro nos Estados Unidos MFA Fulbright estudar cinema

Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos. O programa MFA (Master in Fine Arts) da Comissão Fulbright em cooperação com a Capes oferece bolsa para pós-graduação em cursos de formação de roteiristas em renomadas escolas e universidades dos EUA.  Neste ano, são oferecidas até duas bolsas para essa oportunidade única de formação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. As inscrições vão até 30 de abril.

As bolsas para mestrado em roteiro nos Estados Unidos têm duração máxima de 21 meses. Mas, elas podem ser, desde que haja uma justificativa acadêmica, estendidas por mais três meses. Candidatos precisam de experiência na área e também inglês fluente.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas

Requisitos para a candidatura ao mestrado em roteiro nos EUA:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Não possuir nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura;
  • Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas;
  • Ter diploma de nível superior (de quatro anos ou mais) até o encerramento das inscrições;
  • Ter proficiência em inglês – pontuação mínima de 102 pontos no TOEFL iBT  ou de 7 no IELTS. Só valem provas feitas depois de 1 de junho de 2022;
  • Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento.

>>> Veja outras bolsas na área de cinema e audiovisual

O que o programa para MFA da Fulbright

A bolsa para mestrado em roteiro nos EUA tem a intenção de formar roteiristas profissionais de cinema e TV para desenvolver a área no Brasil. A oportunidade cobre todas as despesas relativas à passagem aérea, à instalação nos EUA (1 mil dólares), à manutenção (valor do subsídio mensal depende da cidade), ao seguro-saúde e às taxas universitárias (valor máximo de $ 60 mil . 

Ou seja, a bolsa cobre tudinho que você precisa para fazer seu curso de roteiro nos Estados Unidos tranquilão sem se preocupar com mais nada! As aulas nos EUA se iniciam em agosto de 2024.  

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Relato de bolsista do programa

curso de roteiro nos Estados Unidos rita toledo fulbright MFA
Rita Toledo, bolsista Fulbright do programa MFA

A carioca Rita Toledo foi bolsista do programa de bolsa para curso de roteiro nos EUA e concluiu seu mestrado em roteiro no American Film Institute Conservatory em 2017.  A bolsista focou na construção das personagens durante o curso: “O cinema e a TV americanas são muito focados no desenvolvimento das personagens. Essa é uma ferramenta poderosa e que os americanos dominam como ninguém, pude trabalhar muito nisso durante o curso”, relata.

Rita relata também que as vantagens da bolsa para cursar roteiro de cinema nos Estados Unidos do programa MFA vão além da questão acadêmica e econômica: “no Brasil, não entendemos a importância do programa Fulbright nos Estados Unidos. Chegar nos EUA como fulbrighter faz com que você seja acolhido e muito bem-vindo.”

>>> Veja mais bolsas para mestrado no exterior

Como se candidatar para a bolsa para mestrado em roteiro nos Estados Unidos

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário online em inglês no qual o interessado deverá anexar os documentos solicitados. Entre eles, estão currículo, o certificado de proficiência em inglês, cartas de recomendação, personal statement e um documento de identificação.

Além disso, é preciso enviar uma carta aprensentando seus objetivos de estudo no programa (em inglês, 500 a 1 mil palavras) e um Pacote Criativo da proposta de um roteiro de longa metragem (em arquivo único em formato PDF por meio do sistema específico e conforme orientações do edital).

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo email: [email protected].

Saiba mais sobre as bolsas
Leia o edital do programa
Acesse o portal de inscrições

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago”

  1. Poxa… Meu inglés nao é avançado… Achei que conseguiria fazer meu tão sonhado mestrado, em que tentei na UFRJ e “misteriosamente desapareceu” dos arquivos da universidade. Segundo professores, me fora roubado meu projeto de pesquisa!!! =[

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais